Resenha - Me Leve com Você

Sinopse: "Beatrix e Ezra são irmãos e o principal apoio um do outro. Desde que a mãe deles se casou novamente, a vida dos dois ficou bem mais complicada. Mas Bea sempre fez questão de ocupar o posto de encrenqueira da casa e dar tudo de si para proteger Ez dos adultos. Até agora. Quando Bea vai embora sem avisar ninguém, a situação do garoto muda completamente — ainda mais dentro de casa. Dividido entre a saudade, a raiva e a preocupação, Ez agora só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um endereço de e-mail secreto para se corresponder com ele. Enquanto Bea vai em busca de segredos do passado na esperança de mudar seu futuro e Ez tenta encontrar seu lugar no mundo sem a irmã, os dois vão precisar aprender a confiar em si mesmos até
poderem se reencontrar."

Os dois irmãos Bea, de 18 anos, e Ezra, de 15 anos, nunca tiveram contato com o pai e vivem com a mãe e o padrasto. A vida deles era muito boa até a mãe se casar novamente e aceitar os abusos cometidos pelo marido contra seus filhos, justificando muitas vezes que foram merecidos porque eles provocaram.

Desde então, Bea faz de tudo para proteger Ezra e dar ao irmão um pouco de paz. Os dois são um time e estão dispostos a aguentarem até o fim, desde que estejam sempre lado a lado. Mas, aparentemente, algo mudou!

Certa manhã, Ezra acorda e não sinal algum de Bea pela casa. Ninguém, nem mesmo suas amigas ou seu namorado, sabe do seu real paradeiro. Ao investigar o quarto da irmã, Ezra encontra um endereço de e-mail, o qual usará para manter contato com Bea enquanto ela está longe, com a promessa de que não contará para ninguém onde ela está.

É a partir disso que a trama se desenvolve. Vamos acompanhar as trocas de e-mails entre Ezra e Bea e descobrir mais sobre o que aconteceu com cada um após a fuga da garota. Enquanto Bea desbrava um mundo de aventuras e conhece novas pessoas, Ezra tenta se proteger da fúria da mãe e do padrasto e tenta dar sentido ao seu relacionamento com o namorado.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quem me conhece sabe que David Levithan é um dos meus autores favoritos e eu leio tudo que ele pensar em publicar. Também gosto muito da escrita de Jennifer Niven e eu sabia que um livro escrito a quatro mãos por eles seria algo para chorar muito e favoritar. E eu não estava errado.

O livro é totalmente narrado através dos e-mails trocados entre os protagonistas, sempre um respondendo ao outro. Não sou muito fã de narrativa epistolar, mas aqui achei que fez sentido com o contexto da obra. Deu para conhecer bem os personagens e ficar por dentro de suas vidas e seus dilemas.

Quando eu li a sinopse da obra, eu imaginei que não fosse gostar de Bea, por ter abandonado o irmão, mas conforme fui lendo, eu vi o quanto ela foi forte ao tomar essa decisão. A garota acabou se tornando a minha favorita e eu torci muito para que ela encontrasse as respostas que estava buscando. Não é todo mundo que tem coragem de deixar a vida toda para trás desse jeito.

Ezra também é muito bem construído. Sendo um adolescente gay, ele já possui uma infinidade de problemas e os abusos da mãe e do padrasto só completam o time de desgraças. Mesmo assim, ele tenta seguir de cabeça erguida, preocupando-se com todos ao seu redor e ajudando o namorado de Bea, que também sofre com o desaparecimento dela.

O final do livro me destroçou. Uma cena específica, que não posso contar para não dar spoiler, me fez chorar copiosamente, a ponto de soluçar. Quando eu disse que sabia que ia sofrer, eu estava enganado, porque não sabia que ia ser tanto assim. Valeu demais a leitura.

Me Leve com Você é um livro bem escrito, fluido, tocante e verdadeiro, com personagens humanos, bem construídos e cativantes. É uma leitura que vai gerar diversas reflexões e ao mesmo tempo te deixar com um quentinho no coração. Recomendo de olhos fechados!

Me Leve com Você
Jennifer Niven & David Levithan
Editora Seguinte
333 páginas
Nota: 4,5

0 comentários

Postar um comentário