Resenha - Amor, Sublime Amor


Sinopse:
"
Uma das histórias de amor mais prestigiadas da dramaturgia e do cinema norte-americano, Amor, sublime amorlança luz sobre questões tão atuais quanto a intolerância aos imigrantes e o preconceito. Maria e Tony não conheciam o amor até a noite em que seus olhares se cruzaram no baile, onde os dois jovens dançaram inebriados por aquele sentimento novo e inigualável. Logo eles descobrem, porém, que fazem parte de duas realidades distintas e inconciliáveis. Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, enquanto Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos. Embora Tony tenha decidido começar uma nova vida, longe das rixas entre gangues e da criminalidade das ruas, seu vínculo com os Jets permanece mais forte do que ele imaginava e será decisivo para o curso de seu romance com Maria. Poderá esse amor se desviar da mira da violência das ruas de West Side? Sob as sombras dos arranha-céus de Nova York, Sharks e Jets se digladiam não só pelo domínio das ruas, mas por motivações que encontram raízes mais profundas na sociedade norte-americana, como a intolerância aos imigrantes e o racismo ― uma das razões pelas quais Amor, sublime amor continua uma obra atual e necessária. Ecoando a tradição literária de histórias de amor tragicamente belas, esta obra multipremiada revolucionou a Broadway e o cinema à época de seu lançamento e perdura até hoje como um dos maiores fenômenos a cruzar gerações.


Em “Amor, sublime amor”, encontramos mais uma história baseada na tragédia shakespeariana que até hoje arranca suspiros apaixonadas em muita gente por aqui. Nessa trama ambientada na Nova York do pós-Segunda Guerra traz uma das histórias de amor e ódio apresentando um Romeu e uma Julieta modernos, dois jovens ligados a gangues rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side.

Tony e Maria se conhecem em um baile e, literalmente, à primeira vista se apaixonam perdidamente. No entanto, como nem tudo são flores, em questão de minutos percebem a triste realidade que os cerca: Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos; Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos.

Não é necessário pensar muito para compreender o que se desenrola na trama, não é mesmo?? Vingança, dor, ódio, traição e amor são características bem presentes.

Entretanto, a narrativa te prende e em um piscar de olhos o vira páginas acontece e quando percebe, pluft…, chega ao final de mais um drama sentindo seu coração apertadinho 💔

Além de retratar mais um amor impossível, toca em questões como a intolerância, a injustiça, o racismo e as opressões sociais. Estou bem animada para assistir ao filme, uma adaptação do musical estreado na Broadway.


Amor, Sublime Amor  Irving Shulman
Editora Intrínseca
176 páginas
Nota: 4





0 comentários

Postar um comentário