Resenha - Nightflyers

Sinopse: "Misturando ficção científica e terror, Nightflyers é um conto único em enredo e narrativa, e uma obra-prima de George R. R. Martin, um dos maiores nomes da literatura fantástica de todos os tempos. Nas fronteiras do universo, uma expedição científica composta de nove acadêmicos dá início à missão de estudar os volcryn, uma misteriosa raça alienígena. Existem, no entanto, mistérios mais perigosos a bordo da própria nave. A Nightflyer, única embarcação que se dispôs à missão, é uma maravilha tecnológica: completamente automatizada e pilotada por uma única pessoa. O capitão Royd Eris, porém, não se mistura com a tripulação – conversando apenas através de comunicadores e se apresentando somente por holograma, ele mais parece um fantasma do que um líder. Quando Thale Lassamer, o telepata do grupo, começa a detectar uma presença desconhecida e ameaçadora por perto, a tripulação se agita e as desconfianças aumentam. E a garantia de Royd sobre a segurança de todos é posta à prova quando uma entidade malévola começa uma sangrenta onda de assassinatos

Se tem uma coisa que aprendemos com George R. R. Martin, e seu famoso Game of Thrones, é o quanto o autor é detalhista e tem uma imaginação fora do comum. Imaginem então uma mistura de ficção científica com um pouco de terror. Vocês já sabem que vem coisa interessante por aí.

O desenrolar do livro acontece a passos lentos, mas não maçantes. O ritmo e a tensão vão crescendo à medida que Thale começa a pressentir que tem algo muito errado dentro da nave. De começo, não lhe dão a devida atenção. Ao passar dos dias dentro da nave, os tripulantes, de alguma forma, começam a achar que o telepata tinha razão e é aí que tudo começa a desandar. 

Os personagens acabam sendo um dos pontos altos da leitura. A trama não se passa no nosso tempo, a ciência já está mega avançada, assim como as capacidades humanas. Cada personagem tem sua particularidade. Um é telepata, a outra é uma humana geneticamente modificada, outro se apresenta como holograma... 


"Pelos abismos escuros aonde ninguém vai, pelo vazio, pelo silêncio interminável, minha Nightflyer e eu os perseguimos."

A leitura super vale a pena. A trama segue um bom ritmo, as reviravoltas são bem interessantes e é recheada de personagens legais. O final, pelo menos pra mim, não soou previsível e chegou a ser até uma boa surpresa. 

Vale lembrar que o livro virou série em 2018 e está disponível na Netflix. Eu, sinceramente, nunca soube dessa série, mas, pelo que pude acompanhar após a leitura do livro, é que não foi muito bem aceita pela crítica e pelo público. Então, se vocês tiverem que optar, optem pelo livro! 

Nightflyers George R.R. Martin
Editora Suma de letras
144 páginas
Nota: 3,5



0 comentários

Postar um comentário