Sinopse: "No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos. Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos. Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto. Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal."
Quando Tim Jamieson entrou em um voo rumo a Nova Iorque, mal sabia o quanto sua vida estava prestes a mudar. Um oficial precisava embarcar naquele avião, que já estava lotado, e a companhia ofereceu mil dólares para algum passageiro ceder seu assento.
Logo Tim toma esta decisão, mas ao invés de pegar outro avião, o homem decide pegar este dinheiro e seguir como um nômade, pedindo caronas e dormindo em hotéis de beira de estrada, sem pressa de chegar ao seu destino final. E é assim que ele vai parar na pacata cidade de Dupray, na Carolina do Sul.
A pequena cidade conta com um restaurante, uma delegacia e poucos outros atrativos, mas algo lá faz com que Tim se encante e decida permanecer por algum tempo. Uma vaga de vigia noturno lhe chama atenção e, com sua experiência como policial, logo o homem consegue o emprego.
Através deste emprego, Tim vai aos poucos conhecendo mais sobre a cidade e seus habitantes. Os turnos são bastante calmos e os poucos incidentes que surgem são resolvidos facilmente por ele. Por conta desta facilidade em lidar com situações extremas, Tim recebe uma proposta de um cargo maior, que pode mudar tudo em que ele acredita.
Porém, certa noite Luke vê seus pais serem mortos por três pessoas misteriosas e ele é levado para O Instituto. Lá ele vive em uma réplica perfeita do quarto de sua casa, porém sem janelas, e não entende o que está acontecendo. No fundo ele sabe que isso tem algo a ver com seus dons, mas até que ponto?
O Instituto esconde diversos segredos, mas uma informação que todos sabem é que ele é dividido em duas partes, sendo a de trás a mais sombria. Todas as crianças que para lá são transferidas nunca mais voltam. E é neste local que os destinos de Tim e Luke irão se cruzar. Mas como?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Depois de ter lido A Metade Sombria, eu estava ansioso por mais livros de Stephen King. Então, quando a Suma anunciou o lançamento de O Instituto, imediatamente fiquei interessado. A sinopse me deixou muito instigado, por me parecer exatamente o tipo de livro que eu gosto, e devo dizer que não me decepcionei.
A escrita de Stephen King está bastante fluida, mas o começo foi um tanto lento pra mim. Comecei a ler o livro com altas expectativas, esperando a ação logo de cara, mas King inseriu no início uma introdução bastante demorada, para primeiro apresentar a história de Tim para depois, finalmente, apresentar O Instituto.
Tim é um personagem muito interessante. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre ele e seu passado. Cada nuance dele é muito bem trabalhada e devo acrescentar que me afeiçoei a ele imediatamente. Com Luke não foi diferente. Assim que o garotinho apareceu, comecei a torcer por ele, que se tornou um dos meus personagens favoritos.
Confesso que eu estava esperando um livro aterrorizante, mas dessa vez King investiu em um thriller de suspense ao invés do terror e acho que foi uma excelente combinação. Cada virar de página era uma surpresa e chegou certo ponto da trama que eu já estava morrendo de aflição com o que estava por vir.
Os direitos dessa obra também já foram vendidos para adaptação e, se não me engano, teremos uma série baseada no livro, sob o comando dos produtores David E. Kelley (Big Little Lies) e Jack Bender (Lost). Consigo já imaginar a perfeição que está chegando aí. Se conseguirem deixar a série 80% fiel ao livro, já vai valer a pena!
O Instituto é uma obra fantástica que mostra como as pessoas podem ser desumanas quando detém o poder em suas mãos. King mais uma vez mostrou que não é necessário criar monstros ou fantasmas para se temer, pois o ser humano pode ser muito mais assustador e perigoso. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Se joguem nessa leitura.
O Instituto - Stephen King
Editora Suma
544 páginas
Nota: 4










0 comentários
Postar um comentário