ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers de Como eu era antes de você e Depois de você. Leiam por sua conta e risco!Sinopse: "Sequência dos romances Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, que arrebataram o coração de milhares de fãs, Ainda Sou Eu conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança. Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou. Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?"
Lou não era mais uma garotinha e, depois de enfrentar a perda de um grande amor, ir até o fundo do poço e vivenciar uma experiência de quase-morte, decidiu dar um fim à sua sobrevida e aceitar os inúmeros conselhos dados pelo falecido Will de dizer sim a todas as oportunidades que lhe surgissem.
E foi assim que Lou foi parar em Nova York, deixando para trás seu mais novo namorado gato e paramédico, um apartamento em Londres e um emprego medíocre no aeroporto, para se tornar acompanhante de uma ricaça depressiva.
Ela podia estar morando na Quinta Avenida, de frente para o Central Park, participando de diversos eventos realizados para a nata da sociedade, andado de cima abaixo em uma limousine, mas seu trabalho não era nada glamouroso.
Lou nunca esteve tão cansada ou se sentindo tão perdida. Longe de casa, daqueles que a amavam, sem hora para nada, sendo constantemente sugada por Agnes - sua patroa -, que dependia dela para tudo; a garota começou a duvidar de suas escolhas quando Sam, seu namorado, começou a ficar esquisito por conta da distância.
Seu coração ainda não estava recuperado para sofrer uma nova desilusão amorosa e, para piorar, Lou aprenderia duras e cruas verdades em sua estadia em Manhattan: nem tudo é o que parece ser e não podemos depender de ninguém para ser feliz.
Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!
Quem acompanha o blog há bastante tempo sabe o quanto eu sou completamente apaixonada por Jojo Moyes e pelo seu dom de escrever histórias simples, retratando o cotidiano de pessoas como nós; de maneira leve, cômica e, ao mesmo tempo, profunda. Assim como milhares, eu fui uma das que caí de amores por Como eu era antes de você e fui completamente devastada pela morte de Will. Mas consegui me reerguer para receber de braços abertos a continuação, Depois de você, que gerou revolta em muitos leitores. Mais ainda quando souberam que a duologia seria transformada em uma trilogia, dando origem à esta obra: Ainda sou eu.
Tive a oportunidade de lê-la como prova antecipada, pois ela será lançada somente no dia 08/02, e logo nas primeiras páginas já caí na risada com a irreverente e amalucada Louisa Clark, percebendo o quanto senti falta dela.
Em todo momento em que me surgia a oportunidade, eu lia o livro. Quem me conhece sabe que eu tenho uma filha de 2 anos, então ler e ter tempo livre se tornaram preciosidades para mim. Pouco a pouco fui devorando as páginas, me afeiçoando a personagens e ficando completamente curiosa com o rumo que a trama ia tomar.
Por diversas vezes me questionei: "Será que esse exemplar era mesmo necessário?". Explico o porquê. Eu particularmente não tenho paciência para acompanhar o estilo de vida dos ricos e milionários. Acho tudo muito fútil e completamente fora da minha realidade. Além disso, me irritei em vários momentos com Lou, que me pareceu ainda mais submissa e apagada, ou seja, nada diferente do que ela sempre foi. E, passando da metade, comecei a fazer leitura dinâmica porque fiquei bastante magoada por Jojo ter colocado o relacionamento de Lou e Sam à prova. Achei desnecessário, até me dar conta de algumas coisas.
Por mais que muitas pessoas tenham ficado furiosas por Lou e Will não terem tido um final feliz, ou por não terem ficado juntos; assim como eu não gostei de o namoro de Sam e Lou ter desandado, poucos perceberam que estes enredos nunca se trataram de um romance propriamente dito. O objetivo da Jojo era simples, escrever acerca de como somos moldados por pessoas que nos cercam e sobre como precisamos ser cuidadosos ao escolhê-las, exatamente pelo mesmo motivo. Eis aqui a grande lição para aprendermos.
Nesse sentido, a trilogia passou a ter um significado diferente para mim, principalmente depois de Lou ter se dado conta da mesma coisa e ter, finalmente, tomado as rédeas da sua própria vida nas mãos. Ver Lou florescer foi tão, mas tão emocionante, que me peguei chorando copiosamente nos últimos capítulos, a cada vitória que ela conquistava e a cada decisão amadurecida que ela tomava. Minha única reclamação se deve ao desfecho, que acabou na melhor maneira Jojo de ser, em aberto, me deixando surtada por querer saber o que aconteceu depois.
Quanto à edição, a capa segue o mesmo padrão das anteriores, embelezando a sua estante. Só não concordo com o título escolhido, pois depois de tudo o que a Lou passou, ela não permaneceu a mesma, ao contrário, mudou por completo, não só por fora, como principalmente por dentro, mas entendo o significado, já que no texto ela tenta convencer a ela e aos outros de que ainda é a mesma, negando-se a ver, em um primeiro momento, os resultados de sua transformação.
E se no final valeu a pena? Claro que sim, desfrutei de uma deliciosa leitura, que suscitou uma explosão de emoções em mim e que mexeu comigo, cumprindo plenamente seu papel.
Todavia, alerto, se vocês ainda não se curaram do luto por Will, ou da revolta por Lou ter encontrado um novo amor, tenham cuidado ao embarcar nessa nova aventura.
Ainda sou eu - Jojo Moyes
Livro 03
Editora Intrínseca
400 páginas
Nota 4
0 comentários
Postar um comentário