Resenha - Uma História de Verão

Sinopse: "É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve."
Ana Luísa cresceu em uma família onde as aparências eram tudo que importava. Seu pai traía a mãe, mas ela mantinha o casamento para evitar o falatório. Seu irmão gêmeo estava se tornando um crápula e Analu não aguentava mais a hipocrisia de ter que conviver com tantas mentiras em nome de um status.

O verão chegou e tudo que Analu quer é curtir a Praia do Rosa ao lado de Yuri e Gisele, seus melhores amigos. Mas antes de viajar para o litoral, precisa enfrentar as consequências de suas escolhas. Contrariando o desejo dos pais, a menina se inscreveu no vestibular de Cinema ao invés de Direito e quando o resultado do Sisu sai e ela vê a aprovação, sabe que sua vida está prestes a mudar.

Já na praia, Analu quer aproveitar seu último verão ao lado dos amigos, antes da iminente mudança para São Paulo. Seu pai não aceitou sua escolha de profissão e o clima entre os dois vai de mal a pior. Não fosse o bastante, o ex da garota, Murilo, que a fez sofrer demais no passado, também resolveu passar a semana na Praia do Rosa e esse encontro pode despertar diversos sentimentos na garota.

Agora, Analu vai precisar tomar atitudes e fazer escolhas, antes que a vida adulta a derrube. Será que ela está preparada para o que está por vir? E como lidar com os sentimentos conflituosos que Murilo desperta nela?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Meu primeiro contato com Pam Gonçalves foi através do seu livro de estreia, Boa Noite, o qual não gostei muito. Mesmo assim, quando a Galera anunciou o lançamento de Uma História de Verão, me encantei pela capa e decidi que daria uma nova chance à autora. Talvez essa nova trama me cativasse mais. Porém, não foi o que aconteceu.

A escrita de Pam é leve e envolvente, isso não há como contestar. Contudo, a forma como ela desenvolve seus plots não é seu ponto forte. Como blogueira e booktuber, Pam já leu diversas tramas e poderia fugir completamente do lugar-comum em suas obras, mas prefere apostar num clichê básico e sem aprofundamento.

Em Uma História de Verão não foi diferente. Em primeira pessoa, temos a perspectiva de Analu, que se faz de mocinha injustiçada e ignorada pela família, mas é uma garota mimada e privilegiada que não aguenta estar fora da atenção. Além disso, a protagonista é enfadonha, completamente sem sal e sem açúcar. Sinceramente, não consegui gostar nem um pouco dela.

Outro ponto negativo da obra foi o desenvolvimento da homossexualidade de Yuri. Talvez isso possa ser considerado spoiler por alguns, mas precisava comentar sobre isso. Logo nas primeiras páginas eu saquei esse fato sobre o personagem e Pam levou todo esse "mistério" até quase metade do livro, para então tratar do assunto de maneira superficial. 

Mas não é só de coisas ruins que o livro se alimenta. Pam fez um crossover entre essa nova história e seu livro anterior, trazendo a personagem mais legal de Boa Noite para fazer uma aparição aqui. Adoro quando os autores fazem essa conexão entre suas obras e aplaudi a autora por essa empreitada.

Além disso, gostei muito da forma como ela desenvolveu a amizade entre o trio principal. Por mais que Analu seja sem graça, seus amigos a completam de uma forma única e intrincada e a relação deles é pura e exala lealdade. Em alguns aspectos consegui até mesmo me identificar, o que foi bastante interessante.

Uma História de Verão é uma obra clichê e piegas, mas pode agradar os leitores menos exigentes, que gostam de tramas à la Sessão da Tarde. Sendo assim, se quiserem se arriscar, talvez a experiência seja válida...

Uma História de Verão - Pâm Gonçalves
Editora Galera Record
300 páginas
Nota: 2,5

0 comentários

Postar um comentário