Sinopse: "Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem. "Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo." - Phillip Pullman."
Malcolm Postead tem onze anos e leva a vida normal de qualquer garoto de sua idade. Seus pais são donos d'A Truta, uma estalagem muito conceituada e ele ajuda lá durante as tardes. Do outro lado do rio onde fica o estabelecimento, fica um convento, o qual o garoto gosta de visitar e interagir com as freiras que lá vivem.
Ao lado de seu daemon, Asta, Malcolm vive diversas aventuras a bordo de sua canoa, batizada de La Belle Sauvage. E é por causa de uma dessas aventuras que sua vida vai mudar completamente. Ele e Asta estavam observando os peixes quando viram um homem perder um objeto. A bolota de carvalho continha um papel que falava sobre diversas coisas, dentre elas o Pó.
Do outro lado de Oxford, vamos conhecer a Dra. Hannah Reif. Ela é uma pesquisadora que investiga os significados dos símbolos contidos no aletiômetro, além de fazer alguns serviços escusos para a Rua Oakley, uma organização do qual ela não tem nenhuma informação concreta.
As vidas de Malcolm e da Dra. Reif se cruzam quando ela, através do aletiômetro, descobre que ele detém a posse da bolota. A partir daí, os dois começam a discutir diversas questões. Malcolm é muito observador para sua idade e por trabalhar n'A Truta, escuta muita coisa, que pode ajudar Hannah em seus projetos.
A questão mais empolgante para Malcolm é sobre um bebê, que está abrigado no convento. A menina se chama Lyra e é filha do Lorde Asriel, um importante explorador. Assim que conhece a doce criança, Malcolm se apaixona e promete protegê-la de todo mal. Contudo, ele nem desconfia que precisará de toda sua esperteza para manter Lyra segura, pois existem forças maiores do que ele pode imaginar querendo prejudicar a criança.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Minha primeira dica sobre essa história é: não leiam a sinopse. Fiz a besteira de cometer esse erro antes de iniciar a leitura e acabei me arrependendo. O que diz lá só vai acontecer bem depois da metade do livro, o que estragou completamente a surpresa e fez a narrativa parecer mais lenta. Fora isso, a experiência de revisitar o mundo de Fronteiras do Universo foi esplêndida!
A escrita de Philip Pullman com certeza consegue prender o leitor, mas aqui demorei um pouco para engatar. As primeiras cem páginas foram um tanto morosas - culpo a expectativa criada por conta da sinopse -, mas depois que me acostumei com a proposta da obra, não consegui parar de ler. Levei uma semana para ler 20% e li os outros 80% em poucas horas.
A narrativa é feita em terceira pessoa e vai abordar principalmente a perspectiva de Malcolm, mas também um pouco do ponto de vista da Dra. Reif. Malcolm é um protagonista sensacional. Para sua idade, ele é muito esperto e perspicaz, o que, confesso, me deixou com um pé atrás. Muitas atitudes que o menino tomou não condiziam com seus onze anos.
Além disso, me incomodei um pouco com a facilidade com que os problemas eram resolvidos aqui. O empecilho aparecia e todos diziam ser praticamente impossível de resolver. Então, poucos parágrafos depois, estava tudo às mil maravilhas outra vez. Me senti em uma obra de Rick Riordan - não que isso seja um problema, já que amo os livros do Tio Rick -, mas esperava um pouco mais de Pullman.
O final, entretanto, foi bem interessante. O livro tinha como objetivo contar como Lyra fora parar na Faculdade Jordan e cumpriu sua proposta com êxito. Enquanto as cem primeiras páginas foram lentas, as cem últimas passaram tão rápido que quando vi estava acabando o livro, querendo ainda mais. Algumas perguntas ficaram em aberto e espero que sejam respondidas na continuação.
La Belle Sauvage é um livro que fala sobre o poder da lealdade, da amizade e da coragem. Além disso, traz de volta ao encontro do leitor personagens tão amados - e tão odiados - do universo da trilogia Fronteiras do Universo. Foi uma plena experiência e deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Vale muito a pena!
La Belle Sauvage - Philip Pullman
Livro 01
Série O Livro das Sombras
Editora Suma
434 páginas
Nota: 4
0 comentários
Postar um comentário