Sinopse: "Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong."
Annabel Jones era a garota que tinha tudo. Desde que ela ficou amiga de Sophie, sua vida mudou radicalmente. Agora, ela era a garota popular, desejada e cuja opinião definia a hierarquia social da escola. Mas simplesmente, tudo deixou de ser assim.
Algo aconteceu entre Annabel e Sophie que acabou drasticamente com a amizade das duas. Com o fim do verão, Annabel precisa voltar para a escola e não tem nenhum amigo com quem contar. Em casa, as coisas não estão nada fáceis há algum tempo, desde que sua irmã, Whitney, desenvolveu um distúrbio alimentar e a mãe delas tornou-se super protetora.
Vivendo escondida pela escola na hora do almoço, Annabel acaba aproximando-se de Owen Armstrong e é aí que sua vida terá outra reviravolta. Owen é o completo oposto dela. Ele é um garoto que fala o que pensa, que não se deixa abalar pelo que as pessoas pensam e tem uma paixão por música que ultrapassa todos os limites.
Annabel e Owen se aproximam cada vez mais e ela se percebe mudando a cada dia que passa ao lado dele. A menina sempre pensou que queria consertar os erros e trazer sua vida de volta. Mas será que a Annabel de antes, aquela que andava com Sophie, é a real?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Só Escute foi lançado anteriormente pela Farol Literário, sob o título Just Listen - A Garota que Esconde um Segredo. Desde então, morro de vontade de ler essa obra, mas ela encontrava-se esgotada. E aí, a Seguinte anunciou o relançamento, para minha felicidade. Solicitei o livro assim que disponível e passei na frente de todas as minhas leituras.
Minha primeira experiência com Sarah Dessen foi com Uma Canção de Ninar, um livro que eu adorei. Com Só Escute não foi diferente. Contudo, demorei um pouco mais a engatar na narrativa aqui. As cem primeiras páginas, onde a autora apresenta os personagens, seus dilemas e todo o contexto da trama, foram bem dificultosas de ler. Mas depois disso, a história fluiu magicamente.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Annabel. Ela é uma garota doce e sensível que foi subjugada por um acontecimento marcante. Logo de cara conseguimos adivinhar o que aconteceu, mas o intuito da autora em momento algum foi criar esse mistério. Acredito que Dessen queria que criássemos uma empatia pela protagonista antes de revelar seu segredo e teve sucesso nessa empreitada.
Os personagens foram muito bem construídos. Adorei Owen com todas as minhas forças. Sua paixão pela música, de todos os tipos, é cativante. Ele é a pessoa que curte desde cânticos maias a rock clássico e adora discutir sobre isso, como se as pessoas não compreendessem nada quando o assunto é música. E o modo como ele trata Annabel, sem julgamentos, me deixa ainda mais apaixonado por ele.
Aaaah. Preciso falar como eu ODIEI Sophie. Gente, com uma amiga daquelas não precisa de inimiga. Ela é um ser completamente desprezível e egocêntrico, que trata suas amigas como posses e depois que cansa, descarta como lixo. Eu tinha vontade de entrar no livro e encher a cara dela de tapas para ver se acordava para a realidade. O pior é saber que existem várias Sophies na vida real...
A estrutura familiar da personagem principal também é digna de ser citada. Annabel é a mais nova de três irmãs, todas seguindo a carreira de modelo em algum ponto de suas vidas. E as três são tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes! O modo como elas são vistas pela mãe me fez levantar diversas questões, entre elas se realmente não existe diferenciação entre os filhos. Fica aí o questionamento.
Um detalhe que amei nesse livro foi a aparição de alguns personagens de Uma Canção de Ninar. Annabel e Owen vão a um show da Truth Squad, que é a banda que Dexter tem com seus amigos no outro livro, e por lá encontram o garoto e Remy. Adoro esses crossovers, pois assim podemos saber um pouquinho mais sobre o que aconteceu após o fim de seus respectivos livros.
Por fim, Só Escute é um livro que aborda um tema delicado e apresenta um romance puro e belo. Sem sombra de dúvidas deixo aqui minha recomendação a todos. Sarah Dessen a cada dia me cativa mais e tenho certeza que vocês vão se apaixonar também!
Editora Seguinte
352 páginas
Nota: 4
0 comentários
Postar um comentário