Top 5 - Livros para chorar

Top 5 - Livros para chorar
E aí pessoal, hoje trago para vocês um Top 5 que custará muitos lenços de papel, rolos de papel higiênico e um ombro amigo pós-leitura para chorar as mágoas, já que vocês não conseguirão conter as lágrimas de emoção depois de lerem esses livros.

Pois bem, eu não sou uma pessoa que costuma gostar de leituras tristes. Aliás, fujo delas, pois de problemas já me basta a vida. Entretanto, ao longo da nossa vida literária nos deparamos com aquelas obras delicadas e dramáticas que são tão reais, que tocam o nosso coração e nos comovem a ponto de nos fazer chorar. E foi exatamente o que aconteceu comigo ao ler os títulos abaixo.

Se liguem nas dicas e preparem os seus corações! Para quem quiser maiores detalhes, basta clicarem nos links e lerem as resenhas.

1. COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, de Jojo Moyes

É claro que eu não podia começar este rol sem citar este livro. Tenho certeza de que todos vocês já devem ter ouvido falar dele e de todo o chororô que ele provoca durante a leitura. E vos digo, é verdade verdadeira! Aliás, nas últimas páginas eu parecia uma represa rompida, soltando água por tudo o que é lado. Como eu era antes de você me causou a minha maior ressaca literária. Passei mais de três dias calada, reflexiva e meio deprimida. É incrível como uma história de ficção é capaz de abalar a gente. Mas olha, não se aflijam, porque ele não é triste o tempo todo. É só que o final é mesmo impactante.


Este foi um livro que li totalmente ao acaso sem saber o que esperar e fui pega com as calças na mão. Ele vai comover principalmente quem sempre sonhou em ser mãe e nunca pôde, já que retrata todos os desafios que somos capazes de transpor para realizarmos esse desejo. Confesso que fui ingênua nessa leitura, pois não antecipei o que estava por vir e, quando chegou, arrasou com o meu coração!

3. O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS, de James Patterson

Eis aqui mais um livro de ficção e o último da listagem. Escrito em formato de diário, irá tocar o coração daquelas que já são mães, mostrando o quanto o amor que nutrimos pelos nossos filhos é maior que o mundo. Novamente, fui pega de surpresa no final e não acreditei no que aconteceu na história, que foi uma das mais belas e sofridas que já li.

4. 826 NOTAS DE AMOR PARA EMMA, de Garth Callaghan

Aqui nós temos o primeiro livro de não-ficção do Top 5, escrito por um pai que está morrendo de câncer e que decide compartilhar conosco a sua luta contra a doença e o projeto que criou de deixar 826 escritos para a sua filha em guardanapos, para que depois que ele morra, ela tenha guardanapos com mensagens dele para levar todos os dias para o colégio até se formar. Bom, depois disso não preciso falar mais nada, né?

5. A ESTRELA QUE NUNCA VAI SE APAGAR, de Esther Grace Earl

Para quem não sabe, esta foi a menina que inspirou John Green a escrever A Culpa é das estrelas. Sua história de vida é emocionante, mais ainda por ela ter se recusado a se tornar uma coitadinha ou vítima do câncer. Esther desejou viver uma vida "normal" até o fim, e foi uma grande inspiração para muita gente. É impressionante percebermos como coisas banais para nós podem ser tão fundamentais para quem está acamado, assim como coisas que nem damos bola por termos todos os dias fazem uma falta danada para quem não pode ter. E quanto a isso, me refiro a um episódio em que Esther diz que vai morrer sem nunca ter beijado, e no quanto ela queria saber como era a sensação, mas que nem podia se arriscar, pois tinha tanto remédio radioativo dentro de si, que poderia transmitir no beijo e contaminar a outra pessoa. Complicado, né?

***

Espero que vocês tenham gostado do Top 5 de hoje e aproveitem e digam nos comentários quais foram os livros que mais fizeram vocês chorar.

10 comentários

  1. Dos mencionados, o que mais tenho vontade de conferir é A Estrela que Nunca Vai se Apagar. Parece ser um livro para lá de emocionante.
    ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Realmente James Patterson criou uma história lindamente emocionante. Os demais livros citados ainda não li, mas fiquei curiosa para conhece-los.


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi
    dos que vc citou eu só li 'Como eu era antes de você'
    Ganhei 'Dançando sobre cacos de vidro' mas como me alertaram q era 'de chorar' eu ainda n quis lê-lo hehehehehehe
    Os outros eu n conhecia!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros mencionados, Mi :( Já ouvi falar muito de Como Eu Era Antes de Você, mas ainda não li. Quero ler antes da estreia do filme!
    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  5. leia quando você voltar da Kristin Hannah, é ler e chorar largada!
    esses livros são tão bons de ler, fazem uma faxina na alma, afinal as lágrimas levam o que há de ruim dentro de nós!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi mi!
    sendo sincera? eu ando fugindo de livros para fazer chorar, então apesar de eu querer ler o como eu era antes de você eu fico meio pé atrás, tá sei que parece meio coisa de sei lá covarde (palavras de um amigo meu) mas eu tive uma fase na vida que tava chateada com tudo ai ia ler algo para piorar isso...

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirelle!

    Não li nenhum desses livros que vc citou, mas tenho aqui Diário de Suzana para Nicolas e quero muito ler.

    Tbm não sou fã de livros que nos fazem chorar, mas como vc disse, tem uns que são impossíveis de não querer ler! rsrsrsrsrs

    Anotei aqui! Quem sabe mais para frente, eu consiga encher um balde lendo alguns deles! rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amo livros emocionantes, acho que marcam bastante o leitor quando são bons, e isso é realmente magnífico! Não li nenhum dos livros, mas minha expectativa para Como Eu Era Antes de Você está imensa. Valeu pelas dicas, Mi! Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Mi,amo livros que me fazem chorar,amei as dicas!Delas já li ,Como eu era antes de você,pretendo ler já faz um tempinho,Dançando sobre cacos de vidro e O Diário de Suzana para Nicolas. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi!
    Dos livro citados eu li O diário de Suzana para Nicholas e realmente é de chorar horrores...Quero muito ler Como eu era antes de você e Dançando sobre cacos de vidro.

    ResponderExcluir