TAG: Amizade Literária

TAG: Amizade Literária
E aí pessoal, ontem foi o Dia do Amigo. Em comemoração, fiz a resenha de Plutão: Uma história de Extraordinário, de R. J. Palacio, que conta a história de uma amizade verdadeira entre dois meninos aparentemente diferentes.

Aproveitando o clima, decidi trazer uma TAG para vocês, que eu mesma criei. A ideia é apontar diversos tipos de amizade que encontramos pelos livros que lemos.

Fiquem à vontade de também responderem a essa TAG nos seus Blogs ou nos comentários, só não esqueçam de dar os devidos créditos.

ATENÇÃO, AS RESPOSTAS ABAIXO PODEM CONTER SPOILERS DOS LIVROS QUE CITEI. Leiam por sua conta e risco!

Vamos lá?!

Uma amizade que começou na infância Plutão: Uma história de Extraordinário - R. J. Palacio  Editora Intrínseca
1. UMA AMIZADE QUE COMEÇOU NA INFÂNCIA:

Editora Intrínseca

Acho que esse foi um dos primeiros livros que li em que os personagens são amigos praticamente desde que nasceram, já que Chris foi apresentado ao Auggie com 2 dias de vida. Uma das coisas que mais gostei, foi ver essa amizade florescer sem preconceitos. Chris sabia que Auggie possuía inúmeras dificuldades e limitações, principalmente fisiológicas, mas ele não compreendia que o amigo era "diferente", já que aprendeu a amá-lo do jeitinho que Auggie era. Quando se é pequeno, tudo parece ser mais "normal" e mais simples, mas, infelizmente, depois que crescemos e somos bombardeados com os preconceitos sociais e com os padrões preestabelecidos pela mídia, nem sempre uma amizade de infância sobrevive.
Uma amizade dos tempos de escola O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare  Livro 01  Série Magisterium    Editora Novo Conceito
2. UMA AMIZADE DOS TEMPOS DE ESCOLA:

O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare
Livro 01
Série Magisterium  
Editora Novo Conceito

Botei a cabeça para funcionar e tive dificuldades de escolher um livro para essa categoria, tudo porque eu queria elencar uma amizade que realmente tivesse surgido nos tempos de escola e que fosse significativa. Claro que pensei em Harry Potter, mas como cito o livro mais abaixo, não quis repetir a obra. Nesse caso, escolhi Magisterium, um livro que amei demais. Nele, conhecemos o trio Call, Aaron e Tamara, que não têm absolutamente nada em comum e praticamente são obrigados a conviver em razão das aulas que possuem em conjunto. Foi incrível perceber como cada personagem complementava o outro e como é possível fazer um amigo quando abrimos o peito para conhecermos novas pessoas.
Uma amizade que se transformou em amor  Presentes da Vida - Emily Giffin  Livro 02  Editora Novo Conceito
3. UMA AMIZADE QUE SE TRANSFORMOU EM AMOR: 

Presentes da Vida - Emily Giffin
Livro 02
Editora Novo Conceito 

Depois de terminar o noivado, engravidar do padrinho e perder a melhor amiga, Darcy se viu completamente sem chão, sozinha e desamparada. Tentando fugir desse pandemônio que se tornou a sua vida, ela decidiu ir para a Inglaterra e pediu abrigo na casa de Ethan, um cara que nem era tanto seu amigo assim. E foi justamente uma das coisas que mais gostei nesse enredo. Darcy estava frágil, e Ethan era completamente contra tudo o que a garota tinha feito de errado. Então, além deles terem tido a oportunidade de aprender e a crescer um com o outro, a convivência, a intimidade e o carinho mútuo que surgiu deu lugar a um sentimento ainda mais forte, de amor, segurança e amparo. Achei a história deles linda demais! Na minha opinião, amores que vêm de amizades sólidas e verdadeiras têm muito mais chances de serem para sempre.
Uma amizade entre irmãos Ela não é invisível - Marcus Sedgwick  Editora Galera
4. UMA AMIZADE ENTRE IRMÃOS:

Ela não é invisível - Marcus Sedgwick
Editora Galera

Amanhã, aqui no Blog, vocês vão conhecer essa maravilhosa história sobre dois irmãos que decidem ir atrás do pai sumido. Eu sou apaixonada por tramas que abordam a amizade entre irmãos, ainda mais quando há uma considerável diferença de idade entre eles, como é no caso de Laureth, que tem 16 anos, e Benjamin, que tem 7 anos. Se isso não bastasse, há ainda mais peculiaridades na história de Ela não é invisível, como o fato de Laureth ser cega. Sua deficiência física fez com que o elo entre ela e o irmão se tornasse ainda mais forte, afinal, Ben precisou amadurecer rápido e aprender a auxiliar Laureth não só nas tarefas dentro de casa mas, principalmente, a se virar na rua. Os irmãos desenvolveram um língua própria em que Ben a conduzia, fazendo-a parecer estar no controle. Isso não só deu mais autonomia à menina, como construiu uma fundada confiança entre Laureth e Ben. Ambos são tão especiais, e o amor e a amizade que eles têm um pelo outro é tão palpável, que foi impossível não ficar enaltecendo essa relação durante todo o tempo em que lia o livro.
Uma amizade que nasceu de uma disputa  A Escolha - Kiera Cass  Livro 03  Série A Seleção  Editora Seguinte
5. UMA AMIZADE QUE NASCEU DE UMA DISPUTA:

A Escolha - Kiera Cass
Livro 03
Série A Seleção
Editora Seguinte

Quem diria que de uma disputa nasceria uma grande amizade? Pois é, nem eu imaginei que isso fosse acontecer, entre Maxon e Aspen, enquanto lia os livros da série de A Seleção e, confesso, não poderia ter ficado mais feliz com o desfecho que se deu entre esses dois quando eu li A Escolha. Aspen, por mais que tenha se mostrado digno de ter o amor de America, percebeu, finalmente, que o coração da garota não pertencia mais a ele. Entretanto, ele soube reconhecer que o príncipe era um homem digno e honrado, que poderia fazer America feliz, assim como Maxon entendeu que o guarda poderia ser um amigo fiel e em quem ele confiaria a sua vida e a de sua amada. Ai, esses dois... ai, o final desse livro.. é muito amor e dor.. hehe.
Uma amizade que virou inimizade  Amaldiçoado - Joe Hill  Editora Arqueiro
6. UMA AMIZADE QUE VIROU UMA INIMIZADE: 

Amaldiçoado - Joe Hill
Editora Arqueiro

Ig e Lee eram inseparáveis, até uma tragédia assolar a pequena cidade em que viviam. A namorada de Ig foi estuprada e assassinada, e todos sempre desconfiaram dele. O terrível foi Ig descobrir que foi o seu melhor amigo o responsável por tirar a vida do seu grande amor. A partir desse momento, Ig e Lee travaram uma batalha mortal que não foi páreo nem para o Diabo.
Uma amizade que vai deixar saudades Marina - Carlos Ruiz Zafón Editora Suma de Letras
7. UMA AMIZADE QUE VAI DEIXAR SAUDADES: 

Marina - Carlos Ruiz Zafón
Editora Suma de Letras

Com certeza a de Óscar e Marina. Esta foi uma das poucas, belas e puras amizades que já li. Uma daquelas que faz sentido a todos que a cercam, e que é responsável por transformar vidas. Me diverti tanto com as aventuras sombrias e fantásticas dos amigos, e sofri tanto com o final da história :(
Uma amizade para a vida toda Harry Potter - J. K. Rowling  Editora Rocco
8. UMA AMIZADE PARA A VIDA TODA:

Harry Potter - J. K. Rowling
Editora Rocco

Não tem quem não pense nesses bruxinhos e não os correlacione com uma amizade para a vida toda, certo? Ainda mais depois que a autora divulgou contos, mostrando-os mais velhos e ainda muito ligados. Depois de anos acompanhando Harry, Hermione e Rony, percebemos que existem amizades verdadeiras que sobrevivem a qualquer adversidade e que desafiam inclusive a morte. Amo demais esses três!
Uma amizade animal O Grande Ivan - Katherine Applegate Editora Novo Conceito
9. UMA AMIZADE "ANIMAL":

O Grande Ivan - Katherine Applegate
Editora Novo Conceito

Esta categoria se refere a qualquer amizade existente entre humanos e animais, ou de animais entre si. Não podia deixar de escolher O Grande Ivan. A autora foi incrível ao retratar uma história real com tamanha delicadeza, nos permitindo entrar na mente de um gorila e compartilhar dos seus sentimentos. A sua amizade com Stella e Ruby tocou meu coração, assim como com os humanos que tentaram ajudá-lo a ter uma vida melhor. Definitivamente é um livro que recomendo a todos, por nos ensinar diversas lições, entre elas, que a amizade ultrapassa barreiras.
Uma amizade sem preconceitos A menina que roubava livros - Markus Zusak  Editora Intrínseca
10. UMA AMIZADE SEM PRECONCEITOS de sexo, de idade, de raça, de religião, etc:

A menina que roubava livros - Markus Zusak
Editora Intrínseca

A segunda guerra mundial foi um período icônico da nossa história que representa o que há de pior na humanidade. Entretanto, ainda existiam pessoas que se amavam, independente das crenças e das origens. Foi assim com a família de Hans, tipicamente alemã, que acolheu um judeu, em meio ao holocausto, colocando as suas vidas em risco para salvá-lo. Liesel e Max se tornaram grandes amigos, e se agarraram a essa amizade para sobreviver e manter as esperanças de um futuro melhor.

***

* VALE A PENA VER DE NOVO:

Falando sobre amizade, quem aqui se recorda da TAG que eu gravei com a Dany, chamada Desvendando a minha BFF? Ai que saudades da minha xuxuzinha. Amigos são tudo de bom, né gente?




3 comentários

  1. Mi,que tag fabulosa,ao leia relembrei de estórias já lidas e foi emocionante algumas vezes com uma amizade pode fazer grandes diferenças até mesmo no universo literário.Amei o vídeo desvendando a minha BFF,me deu grandes ideias se der certo te conto depois.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler O Desafio de Ferro e Extraordinário. Concordo plenamente com você da amizade de Harry, Hermione e Rony mas principalmente a de Liesel e Max, e é em grande parte por isso que A Menina que Roubava Livros se tornou um dos meus livros favoritos. Uma série que amo a amizade que todos tem é a de House of Night, que se encaixaria em "Uma amizade para a vida toda". Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oii Mi, tudo bem? Nossa, adorei a TAG e pretendo faze-la mais para frente no blog, quem sabe no próximo Dia do Amigo?

    Ahh, Harry Potter não podia deixar de aparecer, não é!? Harry, Rony e Hermione são realmente amigos para a vida toda, e eles se completam, acho que não seria a mesma coisa se não tivesse um deles. Li a maioria dos outros livros também, e concordo com quase todos. Adoro a amizade de Call, Aaron e Tamara e a forma como eles passaram a conviver e a defender um ao outro ao longo da história, e nossa, estou doida para a continuação.

    Eu só vi o filme de "Amaldiçoado", mas sério, fiquei completamente irritada quanto a traição de Lee, e de como durante todo o tempo ele se fez de amigo, consolando pela perda da namorada do Ig e tudo o mais... mas o pior é que existe amigos falsos assim mesmo. Acho que em uma amizade animal, eu colocaria o Mark e Beau de "A Mais Pura Verdade", mesmo não tendo curtido tanto o livro, foi impossível não se derreter com a amizade, lealdade que Beau tinha com o seu dono.

    Adorei as suas respostas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir