Resenha - Plutão: Uma história de Extraordinário

Resenha - Plutão: Uma história de ExtraordinárioSinopse: "Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante." 
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers de Extraordinário. Leiam por sua conta e risco!

Christopher Angus Blake tinha apenas dois dias quando foi apresentado formalmente para August Matthew Pullman e, desde então, se tornaram inseparáveis. Chris custou a entender que Auggie era diferente, mas quando compreendeu por que tantas pessoas encaravam o menino e por que tantas crianças se assustavam, a ponto de darem chiliques e caírem no choro, percebeu que não seria fácil ser amigo dele. E não porque Chris fosse preconceituoso, ou tivesse nojo da deformidade facial de Auggie, mas por causa das inúmeras restrições e consequências que essa amizade acarretava em sua vida. 

Por muito tempo, Chris pareceu não se importar, e curtiu divertidos momentos ao lado do melhor amigo, até ser obrigado a se mudar. A distância e a falta de tempo fizeram com que ambos se distanciassem gradualmente, até praticamente perderem o contato. Porém, certa manhã, Chris recebeu uma triste notícia de Lisa, sua mãe, que contou que Darth Daisy, a cachorrinha de Auggie, havia morrido.

Essa informação reavivou diversas memórias na mente do garoto, de tudo que ele e Auggie haviam passado juntos e de uma época em que as coisas pareciam ser mais fáceis. Lisa queria que Chris ligasse para o amigo, para dar os pêsames pela perda de Daisy, mas isso nem passou pela cabeça dele. Chris tinha outras tarefas com as quais se preocupar e das quais reclamar, e Auggie não fazia parte de sua lista.

Será que é possível resgatar amizades que ficaram no passado? E o que fazer quando passamos a dar mais valor para as trivialidades do que para o que realmente importa?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Plutão é um conto exclusivo em ebook que faz parte da série de Extraordinário. Narrado em primeira pessoa, por Chris, desvendamos, em um período de 24 horas, parte do passado e do presente do menino, que enfrenta diversidades responsáveis por fazê-lo rever os seus conceitos e colocar a mão na consciência.

Chris e Auggie sempre foram amigos. Juntos, encararam as mais diversas aventuras imaginárias, mas a preferida deles era brincar no espaço e viajar até o "planeta" Plutão. Como diziam os meninos, Plutão era o Tatooine deles. A casa de Auggie era como se fosse um segundo lar para Chris, já que sempre esteve por lá e participava ativamente do dia-a-dia da família Pullman, tanto é que, numa dessas, pôde presenciar o momento da chegada de Daisy e, por isso, a sua morte o abalou tanto, já que o garoto sabia o quanto a cadela era importante para Auggie.

Foi lindo presenciar esta amizade nascer e florescer entre os meninos, e ver Chris, assim como Via, a irmã de Auggie, amá-lo e tratá-lo sem nenhuma diferença, apesar de suas deformidades físicas e limitações de saúde. Entretanto, sei que não é fácil crescer e que, muitas vezes, nos tornamos egoístas e materialistas a ponto de nos esquecermos do que realmente importa.

Chris não mudou apenas de residência, ele conheceu novos amigos, se viu em meio à separação dos pais, se tornou um menino esquecido, relapso e descompromissado, e passou a tratar a sua mãe com determinada frieza e desdém. Porém, a vida lhe reservou determinadas surpresas que abalou as suas bases e o fragilizou. Assim, Chris finalmente acordou do seu torpor e percebeu a tempo as atitudes e pensamentos errados que estava tomando, um deles, em relação à Auggie e à sua falta de interesse em procurá-lo.

R. J. sempre insere importantes lições em cada texto que escreve. Nesse, ela nos fez questionar acerca da amizade. O quanto vale uma amizade? Até onde podemos ou devemos ir para ajudar um amigo? Quando o nosso altruísmo passa a interferir negativamente nas nossas vidas e quando o nosso egocentrismo nos faz perder valiosas oportunidades?

"(...) quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!"

Após Extraordinário, a autora elaborou diversas outras tramas paralelas nas quais não só tivemos a oportunidade de conhecer personagens correlacionados à Auggie, como desvendar fragmentos da história do menino, fazendo com que, a cada novo livro, costurássemos um novo pedaço de uma colcha de retalhos.

Atualmente, existem três livros lançados no Brasil que complementam a narrativa de Extraordinário: O Capítulo de Julian, 365 dias extraordinários e Plutão. Em maio deste ano, R. J. publicou Shingaling: A Wonder Story, que conta a história de Charlotte, uma das meninas que recepcionou Auggie quando ele foi estudar na Beecher Prep. No conto, Charlotte compartilha conosco como foi a chegada do garoto no colégio e como as meninas reagiram a ele no momento em que o viram pela primeira vez. Ainda não há previsão da vinda de Shingaling, mas vamos torcer para que seja logo.

Sei que serei redundante ao dizer que todos deviam ler esses livros e que cada um deles deveria se tornar leitura obrigatória no colégio, afinal, são obras capazes de transformar as nossas vidas, que levaremos no coração para sempre. Portanto, entreguem-se à Extraordinário e suas histórias e lembrem-se que "não basta ser amigável. Vocês têm que ser amigos".

Plutão: Uma história de Extraordinário - R. J. Palacio
Editora Intrínseca
90 páginas
Comprar: Amazon

7 comentários

  1. Mi,é muito legal poder conhecer através desse conto de e-book a estória de chris melhor amigo de Auggie,ver como essa amizade começou´,velos brincando juntos de viajar para Plutão,leitura sim ,concordo com você ,toda série deveria ser obrigatória nas escolas ´pois ressalta o valor da amizade,aguardando ansiosa os outros lançamentos.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mi em Portugal existe esse livro? Se existe o titulo é o mesmo ou tem diferenças no nome? Responda pff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, não sei dizer, porque como ele é livro digital, você tem que procurar na Amazon daí. Procure pelo nome da autora que é mais fácil de achar. Beijos

      Excluir
    2. Encontrei o livro muito obrigado mesmo Mi, estou ansioso por compra-lo e lê-lo.

      Excluir
    3. Fico feliz em saber. Você vai gostar :)

      Excluir
  3. Oi, estou louca para ler Extraordinário. Que fofo o Chris e a amizade dele com Auggie, fiquei querendo muito ler também, só que tem de ser depois de Extraordinário e também esperar que saia o livro físico pois não leio ebooks de jeito nenhum. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ouvi falar muito bem de extraordinário e to morrendo de vontade de ler!! Plutão não fica atrás, né, uma vez que é a mesma série hehehehe
    Espero ter a oportunidade de ler logo!! (se bem que Plutão eu não estou tão ansiosa pq eu não gosto de ebooks hehehehe)

    ResponderExcluir