Resenha - Ela não é invisível

Resenha - Ela não é invisível
Sinopse: "Laureth é uma adolescente cega de 16 anos, e seu pai é um autor conhecido por escrever livros divertidos. De uns tempos pra cá, ele trabalha em uma obra sobre coincidências, mas nunca consegue termina-la. Sua esposa acha que ele está obcecado e prestes a ter um ataque de nervos. Laureth sabe que o casamento dos pais vai de mal a pior quando, de repente, seu pai desaparece em uma viagem para a Áustria e seu caderno de anotações é encontrado misteriosamente em Nova York. Convencida de que algo muito errado está acontecendo, ela toma uma decisão impulsiva e perigosa: rouba o cartão de crédito da mãe, sequestra o irmão mais novo e entra em um avião rumo a Nova York para procurar o pai. Mas a cidade grande guarda muitos perigos para uma jovem cega e seu irmãozinho de 7 anos."

Jack Peak era um autor de muito sucesso, que ficou famoso depois de escrever uma série de livros bem humorados, conquistando diversos leitores ao redor do mundo. O problema é que ele não estava satisfeito em criar apenas obras de mero entretenimento. Peak queria mais. Assim, começou a publicar livros mais adultos e sombrios, afundando consideravelmente a sua carreira.

Desesperado para encontrar a "ideia perfeita" para a sua próxima história, Jack se tornou obcecado pelas coincidências. Ele estava decidido, queria escrever sobre elas, mas não sabia como transformá-las em uma trama interessante. Assim, saiu pelo mundo afora, em busca das coincidências mais malucas, e passou a estudar os grandes físicos e psicanalistas, anotando todos os seus pensamentos no livro breu.

Quando Laureth, filha de Peak, recebeu um e-mail de um completo estranho, dizendo estar em posse do livro breu do seu pai e pedindo pela recompensa, entrou em pânico. Jack jamais se separaria do seu caderno de anotações. Onde ele estava? E por que não atendia ao telefone? O mais estranho disso tudo era o fato do livro breu estar nos Estados Unidos, enquanto a família Peak morava na Inglaterra.

Laureth estava determinada a desvendar este mistério e encontrar o pai, mas antes, precisava ir até Nova York resgatar o livro breu e salvar o trabalho de anos de Jack Peak. Mas Laureth não podia embarcar nessa aventura sozinha. A menina era cega, e sabia que a mãe seria completamente contra à sua jornada. Sendo assim, optou por "sequestrar" Benjamin, seu irmão, de apenas 7 anos, e o incumbiu da tarefa de ser seus olhos e seu guia nessa eletrizante viagem.

O que será que pode acontecer a uma jovem cega, a uma criança um tanto quanto peculiar, no meio de uma cidade grande, sem conhecer ninguém, em busca de um pai perdido?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Ela não é invisível é um daqueles livros que, primeiramente, me seduziu pela capa. Depois, bastou eu ler a sinopse para ficar completamente intrigada com uma trama que prometia, ao menos, ser ousada e diferente. O que não imaginava é que fosse cair de amores logo nas primeiras linhas.

Narrado em primeira pessoa por Laureth, conhecemos a angústia vivida pela personagem em razão do sumiço do seu pai. Ambos sempre foram muito ligados e, apesar de terem ficado um pouco afastados por um tempo, em decorrência das viagens de Jack e dos estudos de Laureth, a menina se preocupava com ele.

Laureth nasceu numa família um tanto quanto excêntrica. Jack era um homem muito imaginativo e empolgado, que adorava coisas diferentes. Tanto é que deu à filha o nome de um ingrediente de frasco de xampu. Benjamin também tinha as suas peculiaridades. Ele sofria do que os pais apelidaram de Efeito Benjamin, já que estragava todos os aparelhos eletrônicos dos quais se aproximava, de mesmo modo que o físico Wolfgang Pauli. Justamente por isso, Ben cresceu muito solitário, já que nunca podia jogar videogame ou computador com os amiguinhos, e encontrou refúgio nos livros e no seu melhor amigo, Stan, um corvo de pelúcia.

Benjamin amava a irmã e, desde cedo, aprendeu a guiá-la de uma maneira tão natural, a ponto de ninguém perceber que era ele quem dava as coordenadas a ela. Laureth, apesar de ter nascido cega, nunca sentiu falta da visão e sempre se virou. A única coisa da qual detestava, era se sentir invisível frente aos demais que, ou a ignoravam deliberadamente, ou a tratavam como uma coitada e incapaz. Justamente por isso, não teve alternativa a não ser levar o irmão na viagem para Nova York, porque sabia que não a deixariam viajar sozinha.
"(...) não dá para sentir falta de algo que a gente nunca teve, (...). Não me importo em ser cega. O que me incomoda são as pessoas me tratando como se eu fosse idiota."
Quando a aventura dos irmãos começa, somos tragados para um mundo de muito mistério e confusão. Página por página, acompanhamos não só as dificuldades de uma menina cega e de uma criança ao se virarem numa cidade tão grande e tão estranha, como temos vislumbres de algumas das páginas do livro breu e das anotações pessoais de Jack Peak a respeito de todas as descobertas que ele fez sobre as coincidências.

Confesso que essas foram algumas das partes que mais gostei na história, já que o autor fez questão de incluir dados reais e mencionou diversos físicos, matemáticos e psicanalistas, nos ensinando suas teorias e nos contando um pouco mais sobre as suas contribuições para o mundo da ciência. Todos os dados são tão interessantes, que ficaram martelando horas a fio na minha cabeça, prestes a me fazer criar várias teorias da conspiração, de mesmo modo como aconteceu com Laureth.

Marcus soube equilibrar divinamente sua escrita jovem, descontraída, bem-humorada e levemente dramática, com momentos de certa tensão e outros tantos de reflexão, elaborados de maneira mais adulta. Achei fantástico poder ler, pela primeira vez, uma obra com uma protagonista cega e compreender como é a vida de um deficiente visual, de mesmo modo que também adorei acompanhar a jornada de um escritor meio amalucado e dos seus grandes desafios para escrever um livro.

Como o mistério em torno do sumiço de Jack durou praticamente a trama inteira, fiquei temerosa para saber como o autor concluiria o livro. Não vou dizer que foi o melhor desfecho, mas me satisfiz com o rumo que a narrativa tomou. Talvez a intenção de Marcus tenha sido nos mostrar o quanto somos capazes de nos entregar à uma história de tal modo que desenvolvemos as nossas próprias deduções e acreditamos nelas como se fossem uma verdade absoluta, nos deixando envolver com a magia da ficção.
Este, certamente, foi o melhor livro jovem adulto que li no ano. Foi impossível não me apaixonar pelos personagens, não me envolver nos enigmas contidos no enredo e não me deliciar com tudo o que aprendi com as obsessões de Peak. Por ter capítulos curtos e bem pontuados, a leitura fluiu tão bem que, quando percebi, já tinha terminado de ler o exemplar.

Ela não é invisível fala sobre o amor de uma filha por um pai, a cumplicidade de dois irmãos e a coragem que temos dentro de nós para transpormos limites. Além disso, nos deixa com muitas pulgas atrás da orelha em relação às coincidências que, todos os dias, acontecem com a gente. Será que elas existem de verdade?

Ela não é invisível - Marcus Sedgwick
Editora Galera
320 páginas 
Comprar: Saraiva

19 comentários

  1. Já tinha visto o livro e depois de ler sinopse e a resenha com certeza tenho de ler. Fiquei muito curiosa para conhecer a história(e os personagens) e isso de falar muito do amor de uma filha para o pai, da coragem e dos dois irmãos me chamou ainda mais a atenção. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Mi,Nossa que aventura de amor de uma filha em busca de seu pai,que coragem e determinação,que nome para um livro de anotações ´´breu``´,que irmãozinho guia mais fofo,mistérios ,confusões esse dois juntos numa cidade grande sozinhos,um caderninho contendo relatos científicos.Estou contando as horas para começar a leitura.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mirelle! Quando li a sinopse fiquei aflita pensando no sentimento de preocupação que os personagens Laureth e Benjamim estão enfrentando.Quem ama os pais realmente faz tudo por eles, mais depois que a gente vira mãe começa a ver os personagens como filhos e eu fiquei doida para saber como esses dois vão se sair nessa busca. Como mãe posso dizer que sou totalmente cúmplice do meu filho e como filha também sou totalmente cúmplice dos meus pais, afinal são os maiores amores da minha vida. Cada pessoa é de um jeito, talvez eu seja cúmplice deles em tudo por receber o amor e o carinho deles minha vida toda. Beijos Mi e baby ursinha!

    ResponderExcluir
  4. Mi!
    Mistério e confusão muito me atraem..
    Não tinha lido ainda nenhuma resenha desse livro e como sempre, sua resenha está completinha, nos dando a real noção do que poderemos encontrar no livro.
    E quando se tem dados verídicos incluídos na história dá mais credibilidade a história, adoro!
    “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas depois de ler a sua resenha, fiquei bastante curiosa.
    Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza um daqueles livros para ir pra lista de desejos depois da leitura dessa resenha, ainda mais quando envolve assuntos relacionados com a cumplicidade, mistério, fé e principalmente a coragem. Ótima resenha e detalhamento sobre a obra.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia desse livro, mas essa sinopse, meu Deus, adorei, tenho muito que ler esse livro, agora estou curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler essa sinopse me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas assim que acabei de ler a resenha fui adicionar ele nos desejado do Skoob hahahaha
    Eu acho bem legal livros do genero (ainda mais se tiverem pessoas especiais, pq aí as pessoas perdem um pouco do preconceito) e estou bem ansiosa pra ler. Muito obrigada mesmo pela recomendação!

    blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente o que me chamou atenção neste livro foi sua capa, que é simplesmente linda de um modo diferente, não do tipo fofo rsrs não sei explicar bem, mas amei! Não sabia do que se tratava a história e foi uma boa surpresa saber que o enredo trás uma história de aventura, mistério e reflexão sobre a vida em seus diversos aspectos...Fiquei curiosa p saber como uma adolescente de 16 anos vai da Inglaterra para os Estados Unidos com uma criança de 7 anos...rs preciso ler para descobrir rsrs Gostei da história, espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que compraria logo pela capa que achei divina *-* E achava que um romance,e agora lendo a resenha fiquei :O quero ler!

    ResponderExcluir
  12. Nossa,estou apaixonada só com essa resenha,imagina quando ler.Amei a história,uma menina de 16 anos viaja com seu irmão de 7 anos para os Estados Unidos me busca de seu pai,to louca para ler rsrs.E essa capa está perfeita,sem palavras,rsrs
    Aguardo conseguir ler esse livro maravilhoso.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da premissa, estou muito curioso para conhecer a historia desse livro.
    Quando vi a capa do livro eu achei que se tratava de um romance, que bom que eu estava enganado. Essa historia é melhor do que eu pensei.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha e da premissa do livro. Eu não o conhecia e achei a historia muito boa.
    Essa historia foi uma surpresa muito boa pra mim, fiquei muito animada lendo a resenha. Esse é o tipo de livro que eu adoro, adorei conhece-lo.

    ResponderExcluir
  15. A capa desse livro é linda, foi a primeira coisa que me chamou atenção.
    A premissa é ótima, tem todo esse mistério gostoso de se ler. Estou super curiosa querendo ler, já adicionei a minha lista de leitura.
    Boa resenha Mi

    ResponderExcluir
  16. É uma capa muito bonita. Fiquei muito curioso para saber como essas 'crianças' foram para Nova York sem ninguém perceber. Parece ser uma leitura muito calma e com um bom mistério.
    Gostei muito de sua resenha e de conhecer essa historia.

    ResponderExcluir
  17. Achei muito boa premissa. Já estou animada para lê-lo. Estou muito curiosa para saber como essa MÃE não viu que os filhos sumiram. rsrs
    A capa desse livro é tão fofa, amei!!!

    ResponderExcluir
  18. eu tbm fui seduzida pela capa e é muito lindooooooooooooo

    ResponderExcluir