Resenha - Os Quatro Ventos


Sinopse:
Um épico arrebatador sobre amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão, uma época em que a própria terra parecia se voltar contra seus habitantes. Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece. Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência. Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família. Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração

Elsa Wolcott mora no Texas e nunca foi amada por sua família, até que conhece Rafe  Martinelli, um homem que lhe desperta sentimentos jamais experimentados, mas que junto dessa nova descoberta também arruinará sua reputação. Treze anos depois, encontramos Elsa em um casamento fracassado, mãe de dois filhos e precisando sobreviver a Grande Depressão. A história de vida da nossa protagonista não é fácil e ela precisará optar pela fazenda que foi sua morada por tantos anos e que aprendeu a amar ou por melhores condições de vida para sua família, mesmo que o futuro seja tão incerto.

Mesmo gostando tanto de histórias emocionantes e de acompanhar personagens que enfrentam inúmeras adversidades, devo confessar que acompanhar Elsa e sua família foi angustiante. Através da história de nossa protagonista e sua família, compreendemos mais sobre a luta do povo americano em meio a Grande Depressão e o quanto a seca impactou a vida de famílias inteiras, obrigando-os a migrarem para o oeste sem casa ou fonte de renda.


Vejo o mundo, ao menos em parte, pelos olhos dela. A história dela — que é a história de uma época e de uma terra, e da indomável vontade de um povo — é a minha história: duas vidas entrelaçadas.

 

Apesar de toda a dor, situações injustas e das calamidades que encontramos aqui, a autora conseguiu construir um enredo envolvente, com muitas lutas travadas diariamente por seus personagens, mas também momentos de coragem para enfrentar períodos turbulentos e esperança para acreditar que dias melhores virão.

Em suma, Os quatro ventos é um livro doloroso e emocionante que fala sobre família, resiliência e amor. Terminei o livro com muitas lágrimas, mas feliz de ter conhecido mais essa história tocante de Kristin Hannah.


Os quatro ventos  - Kristin Hannah
Editora Arqueiro
384 páginas
Nota: 5/5






 






0 comentários

Postar um comentário