Sinopse: "O diabo é páreo para a força de uma amizade? Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa. Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo? Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios."
No dia do seu aniversário de 10 anos, Abby fez uma festa na pista de patinação, toda temática de ET, sua mais recente obsessão. Contudo, nenhum de seus colegas apareceu, exceto por Gretchen. A partir daí, as duas tornaram-se inseparáveis e agora, no auge de sua adolescência e em pleno ensino médio, a amizade ainda prevalece.
Numa certa noite, Abby e Gretchen estão na casa de outra amiga delas quando decidem experimentar ácido pela primeira vez. A experiência não é bem o que elas esperavam, mas para compensar a frustração, as meninas decidem nadar peladas. O problema é que quando Gretchen se joga na água, a maré está muito baixa e a menina fica desaparecida em plena madrugada.
Quando Abby consegue finalmente encontrar amiga, após muita procura e preocupação, logo percebe que há algo de errado com Gretchen. Depois daquela noite, a melhor amiga de Abby passa a ter alucinações e a garota tem certeza de que algo muito sinistro atacou Gretchen, que passa a ficar cada vez mais cabisbaixa e sem se preocupar em se arrumar para a escola ou até mesmo tomar banho.
Porém, da noite para o dia, Gretchen passa a agir como se nada tivesse acontecido. Ela está mais confiante, bonita e chamando a atenção de todos, o que eleva sua popularidade ao máximo. A única pessoa que ela parece querer destratar é Abby, o que deixa a menina confusa e ainda mais preocupada. Abby sabe que aquela não é Gretchen e precisa salvar a amiga, mas como fazer isso se ela é a única que acredita que algo está errado?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Quando a Intrínseca anunciou o lançamento de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, eu fiquei imediatamente empolgado. Pra mim, o livro prometia uma história com uma boa dose de horror, mas naquele tom mais trash dos filmes dos anos 80. Contudo, o livro não foi bem o que eu esperava, ficando um tanto aquém das minhas expectativas.
A escrita de Grady Hendrix é bastante envolvente. O livro se inicia 20 anos depois do acontecido com Gretchen e nada mais é do que um flashback de Abby sobre como tudo aconteceu. Eu achei esse estilo narrativo bem dinâmico, já que seguiu esta narrativa linear e me deixou interessado em saber como tudo acabou.
O grande problema da obra foi que em certos momentos ficou enfadonha demais. Senti que o autor queria causar impacto em algumas cenas e por isso as estendeu mais do que deveria, para construir um clima. O livro tem alguns momentos assustadores? Talvez sim, mas está longe de causar o medo que achei que causaria. Muita coisa poderia ser tranquilamente cortada da história, que não faria a menor falta.
Abby é uma personagem muito interessante. É notável o quanto ela gosta de Gretchen e o quanto valoriza a amizade das duas, sendo muito difícil para ela aguentar o descaso e as ofensas de sua melhor amiga. Eu criei uma empatia muito forte por Abby e vê-la sendo maltratada por praticamente todos em que ela confiava para proteger Gretchen foi como uma faca no coração. Senti muito ódio de todos.
O final do livro foi bem diferente do que eu esperava. Tudo que Hendrix colocou a mais durante a construção da trama, ele pecou e esqueceu no desfecho da mesma. Achei tudo rápido demais e um pouco sem sentido. Não foi um final ruim, mas poderia ter sido muito melhor elaborado.
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um livro fluido, com personagens interessantes e uma boa ambientação, que traz aquela sensação de nostalgia de quem viveu sua adolescência nos anos 80 e para quem curte filmes deste gênero. Todavia, está longe de ser uma obra que eu leria novamente, por não ter me conquistado. Acho que se tivesse um filme eu assistiria, pois funcionaria muito melhor na tela grande.
O exorcismo da minha melhor amiga - Grady Hendrix
Editora Intrínseca
320 páginas
Nota: 3/5
0 comentários
Postar um comentário