Resenha - As Desolações do Recanto do Demônio

Sinopse: "Na conclusão épica de uma das séries mais bem-sucedidas dos últimos tempos, Jacob e os peculiares unem forças na batalha final contra seu maior inimigo Com uma combinação encantadora de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e uma sombria seleção de fotografias antigas, a série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares tornou-se um sucesso absoluto e conquistou milhões de leitores, com mais de 600 mil exemplares vendidos no Brasil. Agora, chegou o momento de conhecer o que o destino reservou para Jacob Portman e seus amigos peculiares. No sexto e último livro da série, As desolações do Recanto do Demônio, Jacob e Noor estão de volta ao lugar onde tudo começou: a casa de seu avô. Os dois não fazem ideia de como escaparam da fenda de V. e foram parar na Flórida, mas de uma coisa têm certeza: Caul ressuscitou do mundo dos mortos. Após fugirem de um etéreo sedento por sangue, eles vão ao encontro da srta. Peregrine e dos amigos no Recanto do Demônio. O lugar tem sido assolado por pragas inimagináveis, desolações na forma de chuvas de cinzas, sangue e ossos, uma demonstração assustadora da força do exército maldito que Caul, mais perigoso do que nunca, vem reunindo para destruir de vez os peculiares. O apocalipse se aproxima, e só os sete peculiares citados na profecia podem impedi-lo. O problema é que, além de Noor, não se sabe quem são os outros seis e muito menos onde encontrá-los. Agora, os peculiares e as ymbrynes precisam correr contra o tempo, decifrar pistas enigmáticas e garantir que a menina chegue em segurança a um lugar misterioso, onde se reunirá com os outros escolhidos. Na conclusão épica e emocionante da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, o futuro está em risco, e Jacob e seus amigos precisarão se unir para atravessar uma das fendas temporais mais sombrias da história e enfrentar o poder avassalador de seu maior inimigo."

As Desolações do Recanto do Demônio é o sexto e último livro da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Ele já inicia onde tudo começou, na casa do avô de Jacob. 

No final de A Convenção das Aves, Jacob e Noor caíram em uma armadilha, levando os acólitos diretamente até V., que escondia-se em sua fenda secreta e extremamente perigosa. Eles não sabem como escaparam de lá, só tem a certeza de que a ymbryne está morta e seu coração foi levado. Este era o último ingrediente necessário para a ressurreição de Caul e agora o temível irmão da Srta. Peregrine está de volta do mundo dos mortos.

Após uma batalha histórica contra um etéreo doido por seu sangue, Jacob e Noor conseguem escapar e atravessar a fenda de volta ao Recanto do Demônio e para o colo da Srta. Peregrine e de seus amigos peculiares. Contudo, lá eles são recebidos por um caos controlado. O lugar está sendo assolado por desolações enviadas por Caul. Em forma de chuvas de cinzas, sangue, ossos e outras coisas afins, o Recanto está precisando conviver com estas pragas, que não estão deixando os moradores nada satisfeitos.

Esta é só uma amostra do poder de Caul, que quer a qualquer custo dizimar as ymbrynes e assumir de vez o controle do mundo peculiar. Após os eventos na biblioteca de almas, o acólito está cada vez mais poderoso e tem toda sua vingança planejada, sendo Jacob e seus amigos seus principais alvos.

Impedir Caul é a principal meta das ymbrynes, mas ele só poderá ser detido pelos sete peculiares citados na profecia. Noor é a única da qual se sabe o paradeiro e ninguém tem a mínima noção de onde encontrar os outros seis. Porém, eles estão jogando contra o tempo e precisarão unir todas as suas forças para desvendar os mistérios da profecia e unir Noor às outras crianças escolhidas. Será que eles conseguirão derrotar Caul mais uma vez, antes que seja tarde demais?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Após finalizar A Convenção das Aves eu estava roendo as unhas de ansiedade pelo lançamento do próximo - e último - volume da série de O Lar da Srta. Peregrine. Então, assim que a Intrínseca anunciou a publicação da obra, tratei de solicitar meu exemplar e passá-lo na frente de toda a meta de leitura. Eu estava com dois corações por querer saber o que aconteceria, mas também por não querer me despedir desses personagens que eu tanto gosto. Mas devo dizer que a espera valeu a pena.

A escrita de Ransom Riggs segue muito envolvente. Apesar da ansiedade, havia alguns detalhes dos livros anteriores que eu não lembrava muito bem, mas o autor soube dar aquela pincelada para ajudar minha memória sem deixar a narrativa cair na monotonia por esse fator. Além disso, o livro já se inicia com bastante ação, daquele jeito que eu gosto, o que deixou a narrativa ainda mais fluida.

O livro possui quase 500 páginas e mais ou menos na metade eu estava sentindo que não daria tempo para tudo que faltava acontecer. Mas mais uma vez Riggs me surpreendeu e desenvolveu tudo da forma correta, ao seu tempo. Temos aqui um clichê ou outro, além do fato do autor repetir alguns elementos de Biblioteca de Almas, mas tudo saiu dentro do esperado.

Jacob é um personagem que tem me surpreendido bastante, pois seu grau de evolução é notável a cada volume da série. Porém, neste livro eu senti que ele estava forçando um pouco a barra com seu senso de heroísmo. Várias vezes ele falava em se sacrificar pelo bem maior e coisas do tipo. Entendo que ele queria proteger os amigos - e Noor - acima de tudo, mas nos cinco livros anteriores já foi mostrado que juntos eles são mais poderosos.

O desfecho foi de tirar o fôlego. Eu tinha várias teorias sobre a profecia e como Noor se encaixava nela, mas apesar de ter acertado em alguns pontos, o autor me surpreendeu muito em outros. Nunca me passou pela cabeça que Ransom faria o que fez e tiro o chapéu para o autor por isso. A batalha final foi eletrizante e, apesar de algumas baixas, tudo valeu a pena.

As Desolações do Recanto do Demônio encerra com maestria essa série que eu me afeiçoei tanto. Com o final o autor deixou um leve ganchinho que poderia, quem sabe, vir a se tornar um novo volume. Sei que fui contra essa nova trilogia após o final da primeira, mas ainda não estou preparado para dar adeus ao mundo peculiar. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Espero que se encantem assim como eu.

As Desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs
Livro 06
Série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Editora Intrínseca
480 páginas
Nota: 4/5

0 comentários

Postar um comentário