Resenha - Questão de Classe


Sinopse:
"
Da mesma autora de Vox. "As mulheres heroínas e a prosa elegante fazem de Christina Dalcher uma Margaret Atwood do momento atual. Questão de classe vai confirmar os seus medos e reforçar a sua esperança.” – Michael D’Antonio, jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer. Em um mundo onde é preciso ser perfeito, como você se sairia? É impossível saber o que você faria... O potencial de todas as crianças é determinado por seu número Q. Uma pontuação alta dá acesso às melhores escolas e a um futuro brilhante. Aquelas que não obtêm a nota mínima são enviadas para um internato, sem muita perspectiva de vida. O objetivo é construir uma sociedade melhor: custos baixíssimos para o governo, professores dedicados a classes separadas por desempenho e pais felizes por verem os filhos convivendo com seus iguais. ... se levassem seu filho para longe de você. Elena Fairchild é professora de uma escola de elite. Quando sua filha de 9 anos tira uma nota baixa, é forçada a ir para uma instituição a milhares de quilômetros. Como educadora, Elena pensava entender o funcionamento do sistema em camadas. Como mãe, sua perspectiva muda para sempre. Ela só quer a filha de volta. E vai fazer o inimaginável para recuperá-la."

Vox foi um dos meus livros queridinhos de 2018 e desde então eu aguardo um novo lançamento de Christina Dalcher aqui no Brasil. A autora sabe tratar de temas polêmicos em sociedades distópicas, fazendo o leitor refletir – e muito – sobre certas situações e até mesmo sobre suas próprias atitudes. Então, quando Questão de Classe foi anunciado, eu soube imediatamente que precisava desta leitura, sem nem mesmo saber do que se tratava.

A escrita de Dalcher é muito fluida e envolvente. Iniciei a leitura com zero pretensão de ler muito e quando me dei por conta estava na metade do livro, roendo as unhas de ansiedade. Christina sabe como mexer com o emocional do leitor, criando personagens imperfeitos, mas que é impossível não torcer por eles. Além disso, suas protagonistas são sempre mulheres fortes e determinadas, apenas esperando aquele empurrãozinho do destino para se sobressaírem.

Elena é uma personagem voraz. Ela teve sua participação na criação do sistema Q, mas não se orgulha nem um pouco de suas escolhas do passado. Aos poucos, enquanto ela tenta derrubar o sistema, vamos descobrindo mais sobre ela e como Malcolm entrou em sua vida. De verdade, acho que eu não teria estômago para aguentar muita coisa que ela aguentou apenas para proteger as filhas.

Malcolm é um personagem odioso. Sério. Que cara babaca! Pra ele tudo é um número e ele não esconde sua preferência por Anne, já que ela tem notas excelentes. Ele não perde a oportunidade de humilhar a pequena Freddie e cada insulto velado que ele dispensava para a menina me dava vontade de lhe dar um soco. O pior é saber que existem muitos homens como ele na vida real, que se acham maiores que os outros.

O sistema Q foi algo muito bem pensado. Quando se está na escola, muitos alunos tem excelentes desempenhos, mas isso não os prepara para a vida fora dos portões do ensino. A vida é uma sucessão de oportunidades que nem todos conseguem agarrar. Agora imaginem ter a chance de ter tudo apenas por conta da sua nota… É uma chance de os inteligentes finalmente se rebelarem contra os populares e mostrarem que ser reconhecido não é o que importa. Mas ao mesmo tempo que isso traz certos benefícios, também prejudica muita gente.

O único motivo para eu não dar 5 estrelas para o livro foi o desfecho. Christina soube construir muito bem o clímax e passar a ideia de que tudo que Elena fez seria em vão. Faltavam poucas páginas pro livro acabar e eu não via mais nenhuma saída. Mas então tudo se resolveu, um tanto rápido demais, e eu não gostei muito das escolhas da autora para finalizar a trama. Entendo seus motivos, mas não aprovo.

Em suma, Questão de Classe é um livro bem escrito e muito importante, que vai levantar inúmeras reflexões durante e até mesmo após a leitura. Christina Dalcher mais uma vez prova que sabe o que está fazendo e traz uma obra que tem tudo para ser aclamada. Sem sombra de dúvidas eu recomendo a leitura. Vale mesmo a pena!

 
Questão de Classe- Christina Dalcher
Editora Arqueiro
304 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário