Resenha - A Convenção das Aves

Sinopse: "Em A Convenção das Aves, novo capítulo da série criada por Ransom Riggs, a jornada de Jacob pelo perigoso e surpreendente mundo peculiar dos Estados Unidos se transforma numa corrida contra o tempo. Ao lado dos amigos, ele se envolve em uma misteriosa missão: precisa salvar a jovem Noor Pradesh e levá-la até uma mulher poderosa e enigmática conhecida apenas como V. Noor parece ser a chave de uma profecia antiga que prevê um apocalipse que destruirá tudo e todos. Em seu leito de morte, H. confessa a Jacob que ela será “uma dos sete que emanciparão os peculiares”. Mas quem são os sete? E do que — ou de quem — eles serão emancipados? Os questionamentos são muitos, mas a mensagem é clara: Salve Noor, salve os peculiares. Mais do que nunca, eles precisarão se unir, embrenhando-se por mundos desconhecidos enquanto tentam decifrar a profecia e descobrir os planos malignos dos etéreos. Enquanto isso, a srta. Peregrine e as outras ymbrynes se veem em meio a negociações de paz com os clãs norte-americanos, buscando a todo custo evitar que uma guerra seja deflagrada e que o mundo peculiar sofra as consequências irreversíveis desse conflito. Eles só não contavam que um de seus maiores inimigos talvez esteja se preparando para um retorno triunfal. E aterrorizante. Numa edição em capa dura com sobrecapa, ilustrada com as fotos mais sombrias do acervo pessoal do autor, A Convenção das Aves vai conquistar novos leitores e encantar os fãs, preparando-os para o emocionante desfecho da saga, que está cada vez mais próximo."
Em Mapa dos Dias, Jacob conheceu o cenário peculiar dos Estados Unidos e por lá seu destino cruzou-se com o de Noor Pradesh, uma jovem peculiar que havia sido sequestrada por um clã norte-americano. Mal sabia Jacob que Noor era uma peça importante em um jogo e mantê-la a salvo poderia salvar o mundo peculiar do caos.

Acontece que, aparentemente, Noor é parte de uma antiga profecia que prevê uma espécie de apocalipse. Agora que Jacob e seus amigos estão com Noor, eles precisam correr contra o tempo para mantê-la a salvo, tendo apenas como pista um fragmento do mapa dos dias e um nome, V..

Enquanto isso, as ymbrynes estão cada vez mais atarefadas. Uma guerra entre os clãs norte-americanos está prestes a eclodir e as mulheres-pássaro são a única chance de impedi-la, salvando assim as fendas do país americano. Contudo, conforme as negociações vão avançando, Srta. Peregrine vai percebendo que as coisas podem ser ainda mais sombrias.

Um antigo inimigo de Jacob e dos peculiares, líder dos acólitos, pode estar tentando ressurgir e sua volta pode ser um dos prenúncios da profecia da qual Noor faz parte. Estarão Jacob e seus amigos preparados para enfrentar esse mal novamente, apesar das consequências? Conseguirão eles proteger Noor diante de tal cenário?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eu sou um grande fã da escrita de Ramson Riggs e da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Quem acompanha o blog há mais tempo deve ter me visto falando sobre como a trilogia original me conquistou e sobre minha felicidade em saber que haveriam mais três livros. Então, quando a Intrínseca anunciou o lançamento de A Convenção das Aves, eu fiquei super feliz. Mas a leitura não foi tão boa como eu esperava.

Um ponto que vai contra mim é que eu não lembrava de praticamente nada dos acontecimentos de Mapa dos Dias. Iniciei a leitura do quinto volume da série praticamente no escuro, pois só lembrava dos fatos importantes até o terceiro livro. Ramson até fez alguns flashbacks para inteirar os leitores mais desatentos, mas em algumas cenas eu sentia que estava deixando informações passarem despercebidas.

A escrita de Riggs segue muito fluida e envolvente. A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Jacob, e agora temos um personagem muito mais maduro e decidido. Suas inseguranças ainda existem, mas o jovem protagonista consegue tomar decisões importantes, mesmo que vão contra aquilo que ele realmente deseja.

O romance entre Jacob e Emma foi por água abaixo. É notável que ficou muita coisa para ser resolvida entre eles, mas o tempo que Jacob passa com Noor faz com que sentimentos relacionados à menina despertem nele. Não chega a ser um triângulo amoroso, mas acho que Ransom ainda vai explorar mais drama desse trio.

O que me fez gostar menos do livro foi a encheção de linguiça, com o perdão da palavra. O livro por si só já é fino, mas poderia facilmente ser ainda menor se o autor não tivesse inserido cenas que não chegavam a lugar nenhum. Tem muita coisa importante para o leitor se atentar, mas foram tantos detalhes aleatórios que em certo momento eu fiquei me perguntando se algo ali fazia realmente algum sentido…

Porém, o final fez tudo valer a pena. Conforme eu ia avançando na leitura, já fui imaginando para onde a trama se encaminhava, mas Riggs ainda assim conseguiu me surpreender. Virei a última página do livro de queixo caído, já correndo para pesquisar quando o último volume será lançado – infelizmente, ainda sem previsão.

A Convenção das Aves não deixa de ser um bom livro, apenas serve de degrau para o volume final da série, que promete deixar os fãs de cabelos em pé. Se tudo que eu estou esperando realmente se confirmar, este será um final épico para uma série incrível. Por conta disso, fica aqui minha recomendação a todos. Se joguem nesse universo peculiar e se apaixonem por personagens tão únicos.

A Convenção das Aves - Ransom Riggs
O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Livro 05
Editora Intrínseca
320 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário