Resenha - Me Encontre

Sinopse: "Samuel está a caminho de Roma para encontrar seu filho, Elio, agora um pianista renomado. O acaso, no entanto, se encarrega de adiar a reunião familiar e faz com que Samuel desembarque na cidade eterna acompanhado de um novo amor e cheio de planos para novas temporadas em sua casa de veraneio. Elio logo se muda para Paris, onde vive mais um romance, enquanto Oliver, agora pai de família e professor na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, cogita enfim cruzar de novo o Atlântico. O que o move inesperadamente são os primeiros acordes de uma música que o transporta no tempo para dias de idílio na Itália. Nesta retomada fascinante e tão aguardada da jornada de Elio e Oliver, André Aciman revisita seus personagens com a mesma delicadeza e pungência de Me chame pelo seu nome, trazendo-nos de volta ao relato do que há de mais perene em matéria de sentimento. Dos detalhes íntimos às nuances emocionais, Me encontre nos mostra do que é feita a substância da paixão e nos pergunta se, de fato, um amor verdadeiro pode perecer."
A resenha de hoje é um pouco diferente daquelas que eu estou acostumado a liberar por aqui. Infelizmente, desta vez estou fazendo a resenha de um livro que eu abandonei, mas que esperava que fosse uma história que teria cinco estrelas garantidas.

Quando eu li Me Chame Pelo Seu Nome, me encantei pela história de Elio e Oliver e, mesmo com aquele epílogo, eu senti que precisava de mais algum capítulo na vida desses personagens tão marcantes. Então, devo confessar que surtei um tanto quando Andre Aciman anunciou Me Encontre, uma continuação para a história que eu tanto gostei.

Porém, Me Encontre está longe de ser aquilo que promete. Ok, eu não consegui passar da página 100, mas até este momento o casal protagonista sequer fora citado, que dirá aparecido na trama. Eu tentei por diversas vezes seguir com a leitura, mas minha frustração me impedia de avançar as páginas. Eu simplesmente não conseguia mais absorver os acontecimentos.

O livro se inicia com uma viagem de trem de Samuel, o pai de Elio, de Florença para Roma. Ele estava indo ao encontro do filho, mas durante o trecho de terra seu caminho se cruza com o de Miranda, uma jovem livre que tem medo do amor. Os dois iniciam uma conversa e logo um laço se forma entre eles, com um quê de sentimento, que deixa o recém-divorciado Samuel encantado.

Miranda é uma personagem bastante complexa. Adorei seu modo de pensar e viver a vida. Aparentemente, seu jeito e personalidade fazem parecer que ela não está nem aí para nada, mas ela vive para cuidar do pai doente e por trás de toda marra de mulher existe uma jovem frágil e perdida. Ela foi a melhor coisa do livro, mas sua inconstância me deixava bastante frustrado.

Acho que foi esse meu problema. Eu queria mais de Elio e Oliver, mas recebi um novo romance entre Samuel e Miranda, algo que foge completamente do que eu esperava. A questão entre ele ser mais velho e vir de um longo casamento, enquanto ela é jovem e quase nunca namorou chegou a ser interessante, mas em apenas cem páginas foi tão falado que saturou. 

Depois de finalmente desistir de seguir com a leitura, eu li algumas resenhas blogosfera afora e descobri que o livro é dividido em duas partes, sendo que na segunda teremos Elio e Oliver de volta. Talvez futuramente eu decida dar uma nova chance ao livro – mesmo que lendo apenas a segunda parte –, mas esse momento não será agora. Por enquanto eu só quero esquecer esta continuação e guardar na memória o primeiro livro, que tanto me cativou.

Me Encontre
Andre Aciman
Editora Intrínseca
272 páginas
Nota: -

0 comentários

Postar um comentário