Sinopse: "Depois de se libertar da dominação dos inglésios, o reino de Castallan não esperava passar por mais nenhuma crise. Mas Dez, o herdeiro, foi assassinado, e agora nobres e plebeus precisam aceitar que o destino do reino está nas mãos do príncipe Alfie, que passou meses fugindo de suas obrigações enquanto bebia tequila em alto-mar. De volta a Castallan, Alfie não consegue acreditar que seu irmão morreu e, tentando provar o contrário, se depara com Finn Voy. Graças a sua habilidade de assumir a aparência de qualquer pessoa, Finn está sempre usando um disfarce para se proteger dos traumas de seu passado e de qualquer um que se meter em seu caminho. Quando os destinos de Alfie e Finn se cruzam, eles acidentalmente libertam uma magia poderosa e antiga que, se não for detida, vai mergulhar o mundo em escuridão. Com o futuro de Castallan em suas mãos, o príncipe e a ladra terão de aprisionar essa magia obscura a qualquer custo, mesmo que, no caminho, precisem confrontar seus segredos mais sombrios."
Em um atentado contra a corte de Castallan, o príncipe Alfehr viu seu irmão perder a vida e ele próprio tornar-se o herdeiro do reino. Três meses se passaram desde então e agora Alfie precisa assumir suas responsabilidades e deixar o luto de lado, mesmo que sinta que está traindo a memória de Dez.
Porém, o jovem príncipe não quer se tornar rei e acha que existe uma remota chance de trazer o irmão mais velho de volta à vida, mesmo que isso vá contra todas as regras. Afinal, usar uma magia como esta é extremamente perigoso, mas Alfie fará tudo o que for preciso para atingir seus objetivos.
O que o príncipe herdeiro não esperava é que Luka, seu primo mais querido, também correria risco de vida, mudando completamente os planos de Alfie. Com medo de que Luka morra, o príncipe usa toda magia possível para ajudá-lo, ignorando completamente os ensinamentos que ouviu durante toda sua vida, sobre as forças ocultas. Seu desejo é concedido, mas deixa Castallan nas mãos do perigoso deus das trevas.
A magia de Finn é algo misterioso, que além de mantê-la a salvo dos que querem machucá-la, também a protege de um passado repleto de tristeza e problemas. O que a jovem não esperava é que este passado voltaria para atormentá-la na forma de um príncipe herdeiro egoísta, que precisará de sua ajuda para enfrentar uma magia antiga e perigosa.
Agora, Finn e Alfie, ladra e príncipe, precisarão trabalhar lado a lado para impedir o deus das trevas de atingir seus objetivos. Eles precisam correr contra o tempo, já que a magia obscura pode encontrar um hospedeiro a qualquer momento e acabar com as suas chances de detê-la. Estarão eles preparados para os riscos a que estarão expostos?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Nocturna é um livro de fantasia, lançado em agosto de 2019 e publicado pela Editora Seguinte. Quando a obra foi anunciada aqui no Brasil, senti que era exatamente meu tipo de narrativa, pois prometia ser algo diferente do que já estamos acostumados em livros do gênero e traria traços da cultura latina. Porém, devo dizer que o livro ficou bem abaixo das minhas expectativas...
A escrita de Maya Motayne é bastante fluida e envolvente e a autora mostra saber o que está fazendo enquanto escreve. O grande problema deste livro foi "apenas" a trama em si. Achei tudo um tanto raso e sem propósito e os personagens não chamam muito a atenção, muitas vezes parecendo meros figurantes.
Meu maior incômodo com este livro foi justamente o que ele prometeu e não cumpriu, ou seja, a falta de originalidade. Conforme fui avançando na leitura, percebi que Nocturna é uma colcha de retalhos de diversos livros de fantasia, mas o mais perceptível é a série Tons de Magia, de V. E. Schwab.
Os protagonistas de Nocturna são, claramente, inspirados nos criados por Schwab, mas estão muito aquém dos originais. Finn cresceu durante a trama e foi minha personagem favorita, mas Alfie deixou muito a desejar. Suas decisões foram impensadas durante todo o livro e várias vezes senti vontade de entrar na obra e socá-lo. Fiquei também bastante decepcionado com o vilão, que muito prometeu e pouco fez.
A autora fechou algumas pontas, mas deixou outras em aberto para a continuação. Particularmente, achei que este poderia ser, tranquilamente, um livro único. Não sei ainda se pretendo ler o próximo volume, que se chama Oculta e deverá ser publicado nos EUA em 2020. Tudo vai depender do que a blogosfera vai me dizer, haha.
Em suma, Nocturna é um livro que pode ser bom para iniciantes no gênero, mas que, creio eu, deixará os leitores mais assíduos bastante decepcionados. Contudo, peço que leiam e tirem suas próprias conclusões. Talvez vocês vejam algo que eu não vi na narrativa e se apaixonem por essa história...
Nocturna - Maya Motayne
Série Nocturna
Livro 01
Editora Seguinte
480 páginas
Nota: 03










0 comentários
Postar um comentário