Resenha - Sem Você não é Verão

Sinopse: "Uma desilusão. Promessas desfeitas. E a chance de recomeçar. Belly sempre passou as férias em Cousins Beach, mas, após o fim de seu breve relacionamento com Conrad, tudo mudou. Esse será o verão mais difícil de sua vida, o primeiro em que ela ficará em casa, sem a companhia de Susannah e sem as aventuras com os irmãos Fisher. Taylor, sua melhor amiga, está cheia de planos: as duas irão se divertir em muitas festas, se bronzear à beira da piscina e arranjar novos crushes. Mas quando Jeremiah liga para Belly e conta que Conrad desapareceu sem deixar pistas, todos os caminhos levam Belly de volta à casa de praia. Será que ela vai passar mais um verão correndo atrás de Conrad ou finalmente vai desistir dessa paixão mal resolvida?"
O verão chegou outra vez, mas as coisas não serão as mesmas para Belly desta vez. Ela e Conrad se entregaram aos seus sentimentos, mas o relacionamento dos dois teve um fim bruto, em pleno baile de formatura dela. E, o pior de tudo, Susannah perdeu a luta contra o câncer.

Esse é o primeiro verão em sua vida que Belly não vai para Cousins Beach e agora, ao lado de Taylor, tenta se enturmar com seus colegas de escola, indo à festas e fazendo o que todos estavam habituados a fazer enquanto ela viajava. Só que Taylor insiste que Belly deve namorar outra pessoa para esquecer Conrad de uma vez por todas e a garota não aguenta tanta pressão em cima de si.

Então, quando Jeremiah liga para Belly, a conexão com o conhecido é instantânea. Até ouvir a voz do melhor amigo, Belly não tinha noção do tamanho da saudade que estava de tudo relacionado à casa de praia. Mas o motivo de Jeremiah ter ligado não é bom: Conrad está desaparecido e o pai deles está doido atrás do primogênito, que deveria estar em um curso de verão na faculdade.

Juntos, Belly e Jeremiah vão tentar encontrar Conrad, cada qual com sua determinação. Mas será que Belly está preparada para ficar cara a cara com seu ex após todo o drama da formatura e os eventos do velório de Susannah? E ela está realmente indo atrás dele para colocar um ponto final na história dos dois ou com alguma esperança de tê-lo de volta?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!


***

Sem Você não é Verão é o segundo volume da trilogia Verão, escrito pela maravilhosa Jenny Han. Quando concluí a leitura de O Verão que Mudou Minha Vida, imediatamente iniciei a leitura do segundo, ansioso para saber o que estava por vir. E devo dizer que fiquei bem surpreso com os rumos que a autora deu para a história.

O livro inicia no verão seguinte aos acontecimentos do primeiro livro. Belly está tentando seguir a vida e, através de flashbacks da protagonista, vamos acompanhando o que se desenrolou entre ela e Conrad. Todos os personagens estão com uma aura de tristeza ocasionada pela morte de Susannah e buscando uma forma de se reerguer perante o luto. E é em cima disso que o livro se constrói.

A narrativa segue em primeira pessoa, pela perspectiva de Belly. Porém, dessa vez, Jenny Han inseriu alguns capítulos com o ponto de vista de Jeremiah, acrescentando novas informações à história que podem fazê-la virar de cabeça para baixo. Gostei disso, mas ao mesmo tempo fiquei preocupado com o que está por vir na conclusão da trilogia.

Belly consegue estar um pouquinho mais insuportável nessa sequência. Perdi as contas de quantas vezes revirei os olhos para suas atitudes egoístas e mimadas enquanto lia. Achei que um ano mais velha e com o peso do luto ela aprenderia a pensar antes de agir, mas não. Ela parece só se importar consigo mesma e age como se sua dor fosse a maior, sendo que a mãe perdeu a melhor amiga de infância e os meninos perderam a mãe.

A melhor palavra para definir o final desse livro é intenso. Jenny construiu um clímax envolvente e conseguiu reunir os melhores elementos do livro anterior com um ar saudoso. Contudo, as novidades que a autora trouxe para o romance me deixou com um pé atrás. Talvez seja óbvio para alguns que isso fosse acontecer, mas eu realmente torci que a história fosse para outro lado.

Sem Você não é Verão é uma boa continuação, que segue no mesmo nível de seu predecessor. Um livro que traz o que há de melhor do verão, como o amor e a amizade, e mescla com uma pitada de drama e o sentimento de perda. Super recomendo essa série a todos!

Sem Você não é Verão - Jenny Han
Livro 02
Trilogia Verão
Editora Intrínseca
240 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário