Resenha - A Guardiã dos Vazios

Sinopse: "Um mundo rico e criativo, repleto de segredos e escolhas difíceis, em que amor e perda parecem ser duas faces da mesma moeda. O segundo livro da série A Guardiã de Histórias Mackenzie Bishop é uma das Guardiãs do Arquivo, um domínio secreto onde descansam as Histórias dos mortos ― registros de sua vida armazenados em corpos. Se uma História desperta, ela pode enlouquecer e tentar fugir ― e cabe a Mac garantir que cada uma seja devolvida à sua prateleira. No entanto, Mackenzie não se sente mais tão apta para o trabalho. Os acontecimentos do verão passado a assombram, e, quando os pesadelos que a perseguem começam a se insinuar mesmo durante o dia, ela sabe que algo está errado. Estaria lentamente perdendo a sanidade ou será que algo ainda mais sinistro a está perseguindo? Enquanto isso, pessoas começam a desaparecer sem deixar vestígios, e, quando Mackenzie acaba tornando-se a principal suspeita, ela se vê na obrigação de descobrir o verdadeiro culpado. Caso contrário, ela corre o risco de perder tudo ― seu papel de Guardiã, suas memórias… e até sua vida."

Em A Guardiã de Histórias, Mackenzie Bishop precisou enfrentar um inimigo inesperado para garantir a proteção dos segredos do Arquivo, evento que a abalou física e emocionalmente colocando em dúvida não apenas sua posição de Guardiã, mas também sua sanidade.

Duas semanas após esse fatídico evento, ela precisa colocar o sono em dia, se adaptar a rotina do novo colégio e capturar cada História desgarrada que surge em sua lista. Todas essas tarefas seriam corriqueiras para a jovem, o único problema é que Mac está esgotada física e emocionalmente e por mais que tente mostrar normalidade como Guardiã do Arquivo e garantir aos pais que tudo está de acordo, a verdade é que tudo a sua volta parece estar desmoronando.

Depois da morte de Owen, Mackenzie não consegue uma noite de sono que não venha acompanhada por pesadelos, motivo pelo qual ela vem evitando dormir. Tantas noites às claras começam a ocasionar em apagões - em um momento ela está desperta e no outro não lembra o que fez ou como chegou a tal lugar.

E mesmo sabendo que esses episódios podem comprometer sua vida e pôr em risco seus segredos, Mac insiste que conseguirá enfrentar seus problemas sem ajuda de ninguém.


"- Será que eles sabem que você está quebrada? – pergunta ele, brincando com a lâmina entre os dedos. – Vão saber, muito em breve. Será que devemos mostrar?"

Tudo começa a piorar quando os pesadelos começam a acontecer também enquanto ela está acordada. Mas Mac só percebe que algo está errado quando pessoas próximas começam a desaparecer sem deixar pistas. 

Estariam tais eventos relacionados a ela? Ou tudo não passa de alucinações devido aos episódios traumáticos em que foi exposta recentemente? Essa é uma dúvida que personagem e leitor terão ao longo da história. 


"- Se importar com alguém assusta, Mac. Eu sei. Especialmente depois de já ter perdido uma pessoa. É fácil pensar que não vale a pena. É fácil achar que a vida dói menos assim. Mas não é vida a não ser que você a sinta."

***

Quando li A Guardiã de Histórias em 2016, fiquei completamente apaixonada pela escrita e pelo universo único e original criado por Victoria Schwab. Por isso quando a Editora Bertrand Brasil anunciou o lançamento de A Guardiã de Vazios, corri para garantir meu exemplar e enfim descobrir como a autora tratou a sequência dessa história que se tornou uma de minhas favoritas.

E mesmo esperando a continuação por dois longos anos, posso garantir que valeu a pena. A escrita da autora continua fluída e envolvente e seus personagens além de carismáticos amadureceram muito dentro do enredo. Principalmente Wes, que embora continue misterioso, permanece sendo meu favorito.

Em A Guardiã dos Vazios, a história se desenvolve em um ambiente escolar, incluindo também novos personagens na trama. Adorei esse novo pano de fundo que Schwab deu a história, afinal Mackenzie tem apenas dezesseis anos e trazer essa normalidade para a vida da personagem a tornou mais real e criou uma conexão mais forte com o leitor.

O romance ficou em segundo plano, mas garanto que temos boas doses de fofura entre Mac e Wes, é impossível não shippar forte esses dois. No entanto, acredito que aqui a ideia de Schwab era forcar no abalo psicológico de Mac e nos segredos e questionamentos relacionados ao Arquivo e se preparem, muitas dúvidas irão surgir.

Com um enredo envolvente, personagens repletos de personalidade e algumas surpresas, A Guardiã dos Vazios surpreende com uma história de ação e muito mistério.

A Guardiã dos Vazios - Victoria Schwab
Livro 02
Série The Archived
Editora Bertrand Brasil
322 páginas
Nota 4,5





0 comentários

Postar um comentário