Resenha - Romance Tóxico

Sinopse: "Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos. Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente. Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto ― controlador e perigoso ―, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha."
Grace é uma jovem de 17 anos que tem um relacionamento difícil com uma mãe e padrasto abusivo, a tratando como empregada, castigando sem motivo, trancando em casa por pequenas coisas que muitas vezes a própria jovem nem tem culpa, ela que acaba sendo punida por tudo. 

Seu maior sonho é estudar artes cênicas, dirigir peças teatrais, viajar pelo mundo, principalmente por Nova York e Paris. Ela encontra refúgio para sua vida infeliz em suas duas melhores amigas, Nat e Lys  e seu grupo de teatro do colégio, onde auxilia a professora responsável nas produções. 

Desde criança, Grace nutre uma paixão platônica pelo rockstar do colégio, Gavin. Ele sempre com sua linda namorada, nunca havia prestado atenção em Grace. Porém o relacionamento termina e Gavin tenta se suicidar. Grace, por se sentir  abalada com a situação, envia um bilhete oferecendo um ombro amigo para o rapaz. 

A partir desse momento, Gavin começa a olhar para a menina com outros olhos e em pouco tempo eles começam a se relacionar. Grace encontra nesse romance que sempre sonhou, um outro refúgio, já que em pouco tempo juntos, Gavin percebe tudo que ela sofre dentro de sua própria casa. O que ela não percebe é que mesmo passando grande parte da sua vida vivendo na pele um relacionamento abusivo por parte dos pais, não nota os mesmos sinais vindo de seu namorado “perfeito”. 

Gavin começa a se mostrar um namorado possessivo e intimidador, como Grace sempre foi apaixonada por ele, se vê em uma situação que não consegue abandonar e fica cada vez mais envolvida com seu “príncipe encantado”, que não é tão encantado assim.

“Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merdas e as fazem questionar suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merdas e as fazem questionar suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados”

Pode até parecer estranho, mas particularmente gosto muito de livros com esse tema. Como gostar de livros sobre relacionamentos abusivos??? É porque eu acho de extrema importância esse assunto ser abordado. E depois que comecei a ler livros assim com mais frequência, consigo identificar rápido quando alguém passa por esse problema. Inclusive com amigas e parentes próximas a mim. 

Mesmo sendo pesado, triste e angustiante ler um livro em que uma pessoa é cada vez mais envolvida nessa teia de “amor, proteção e cuidado” distorcidos, o fato desse assunto ser exposto, com certeza traz reflexão tanto para quem vive uma vida assim e não percebeu, quanto para quem pretende entrar em um relacionamento com mais cuidado. 

“Use todos os truques que tiver, cada palavra doce, cada olhar sofrido. Lance sua melhor desculpa, sua promessa mais louca [...] Dê tudo o q tem. Não vai ser suficiente para me manter ao seu lado” 

Grace é uma boa menina. Ela realmente se esforça tanto em casa quanto no colégio e no relacionamento. E mesmo Gavin mostrando no primeiro momento (quando tenta suicídio) que tem problemas que precisam ser tratados, ele no inicio a trata bem, é charmoso e a conquista ainda mais, a tornando cada vez mais dependente e agradecida pela sorte de ter ele como namorado. 

Esse jogo psicológico acontece com cada vez mais frequência, toda vez que Gavin faz algo para a magoar, logo em seguida se arrepende e faz ela quase esquecer tudo de errado que fez. Ela é tão carente de afeto (por não ter carinho dos pais) e tem ele como sua alma gêmea, que se contenta em aceitar qualquer migalha que ele dá e mesmo quando tudo fica cada vez pior e intenso, ela não tem forças para se livrar dele, é uma relação de muita dependência. 

Ele começa falando pequenas coisas para ofender e diminuir a auto estima, mudando detalhes  da vida de Grace, como roupas que ela usa, depois passa para senhas de celular, quer ler o diário dela, tenta afastar as amigas, proíbe de conversar com homens, vigia no local de trabalho, e muitas outras coisas mais sérias. 

“A luz que existe dentro de mim reconhece a luz que existe dentro de você. Namastê, Grace”. 

A relação com as amigas, é muito importante. Elas são o porto seguro e sempre sinceras com Grace em relação a tudo que está acontecendo, e quando a situação fica quase insustentável, elas começam a interferir em prol de ajudar a amiga. Outro ponto muito importante é como os pais de Gavin são pessoas amorosas, que fazem tudo pelo filho e abraçam Grace como uma filha também , e mesmo com toda atenção que recebe, o filho possui graves problemas psicológicos. 

O livro é narrado em primeira pessoa e a gente sente muito forte a angustia de Grace. Um dos poucos pontos que não me agradou muito, foi o fato do livro começar com Grace já falando que o relacionamento com Gavin não era bom, “começando do final”, nos tirando a chance de se envolver mais com esse personagem, então desde o início a gente já cria ranço dele mesmo quando ele não tinha nem aparecido. 

Talvez se a autora tivesse omitido e deixado as coisas irem acontecendo talvez o sentimento seria ainda mais intenso, porque nos apegaríamos a ele sofreríamos com Grace. Mas essa é a ideia principal da autora e mesmo assim é um livro muito bom!!!

Eu super indico Romance Tóxico, mas saiba que não é uma leitura tão fácil, por mais fluida que seja, a sua carga emocional é muito forte.  

Romance Tóxico - Heather Demetrios
Editora Seguinte
416 páginas
Nota 4

0 comentários

Postar um comentário