Sinopse: "A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós..."
Desde que se conhece por gente, Belly passa seus verões em Cousins Beach. A melhor amiga da mãe, Susannah, possui uma casa de veraneio lá e o ponto do alto do ano de Belly é ir para lá e reencontrar Susannah e também seus filhos, Conrad e Jeremiah.
A vida inteira Belly nutriu uma paixão por Conrad, o filho mais velho, mas era vista apenas como uma irmã caçula postiça. Só que esse verão pode mudar sua vida para sempre. Belly cresceu, não é mais aquela menininha, está se tornando uma mulher. E pode ser que finalmente Conrad a veja com outros olhos.
A vida inteira Belly nutriu uma paixão por Conrad, o filho mais velho, mas era vista apenas como uma irmã caçula postiça. Só que esse verão pode mudar sua vida para sempre. Belly cresceu, não é mais aquela menininha, está se tornando uma mulher. E pode ser que finalmente Conrad a veja com outros olhos.
Só que é claro que uma mudança de aparência por si só não tem todo esse poder. Conrad está diferente. Ele sempre foi mais quieto, mas nesse verão algo parece o estar atormentando. Ele largou o futebol, que era sua paixão, e passa mais tempo bebendo do que o aceitável. Jeremiah também não é mais o mesmo, mas tenta manter seu jeito alegre custe o que custar.
Certa noite, em uma festa, o caminho de Belly cruza-se com o de Cam e logo os dois se aproximam e engatam em um romance. A cada dia Belly passa mais tempo ao lado de Cam e nota que Conrad está se afastando. Estaria finalmente o irmão Fisher mais velho demonstrando algum sentimento por Belly?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Eu li O Verão que Mudou Minha Vida uns quatro anos atrás, na edição da Galera Record. Lembro que na época me encantei pela narrativa de Jenny Han e quis dar continuidade à série, mas os livros eram difíceis de encontrar. Então, quando a Intrínseca, com o sucesso da trilogia Para Todos os Garotos que já Amei, anunciou o relançamento, percebi que essa seria minha grande chance.
A escrita de Jenny Han é muito fluida. Comecei a leitura pela manhã e antes do final da tarde já havia concluído o livro. Não sei o encanto que a autora tem com suas palavras, mas assim que entro em suas narrativas fico hipnotizado e não consigo largar. Aqui não foi diferente, mas mesmo com todo esse potencial, não consegui amar a obra.
O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Belly. Ela está com quinze anos e conquistando certa maturidade. Contudo, em muitos momentos ela é só uma menina mimada que não se preocupa com ninguém além de si mesma. Sei que ela é bastante jovem e deveria relevar alguns aspectos, mas se ela quer ser tratada como adulta, então que aja como tal.
Conrad e Jeremiah são apaixonantes, cada um à sua maneira. O efeito bad boy de Conrad tem seu apelo - e todo o necessário para eu me apaixonar, confesso -, mas Jeremiah foi meu favorito de longe. Seu jeito brincalhão de levar a vida, sempre com um sorriso no rosto, era incrível. Além disso, a amizade dele com Belly também era um fator muito importante e ele estava sempre disponível para ela.
Os demais personagens também foram muito bem caracterizados, mas alguns poderiam ter sido melhor aproveitados. Particularmente, senti que o irmão de Belly, Steven, e a melhor amiga dela, Taylor, só estavam ali pra gerar ranço. Steven só sabe implicar com Belly, às vezes parecendo mais novo que a garota. Já Taylor é aquela amiga tóxica, que consegue ser ainda mais egoísta que nossa protagonista.
O final foi bastante interessante. Jenny Han criou todo um drama, que creio que será desenvolvido nas continuações, e fechou a narrativa de uma forma bem simples, mas com bastante impacto. Finalizei a leitura e imediatamente já quero emendar a continuação, Sem Você não é Verão.
O Verão que Mudou Minha Vida é um livro leve, descontraído e que traz tudo de melhor que um verão pode proporcionar. Sol, praia, romance, família, amizade e, como um plus, uma dose de drama. Recomendo muito essa história. Se joguem!
O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han
Livro 01
Trilogia Verão
Trilogia Verão
Editora Intrínseca
240 páginas
Nota: 4










0 comentários
Postar um comentário