Resenha - Nocte

Sinopse: Calla tem dezoito anos e um irmão gêmeo, Finn, que sofre de uma forma grave de esquizofrenia. Ela dedica a vida a ajudá-lo, mas essa existência já difícil se torna quase insuportável com a morte da mãe deles, pela qual ela se sente responsável. Agora Calla precisa encontrar uma forma de salvar seu irmão sem se perder no processo. Entra Dare DuBray, o cara lindo da casa ao lado. Ele pode ajudar Calla - mas também pode levá-la à perdição... Com um misto de suspense psicológico e romance, a série Nocte é cheia de mistérios e surpresas que levam o leitor ao desespero na ânsia de descobrir os segredos de seus personagens."


Poucos sentimentos são tão devastadores quanto a culpa. Calla Price falava com sua mãe pela milésima vez sobre a impossibilidade dela e seu irmão gêmeo estudarem em faculdades diferentes no próximo ano. Elas estavam ao telefone quando um grito agudo e uma sequência de estrondos interrompeu a ligação. Era um preço muito auto a se pagar para permanecer ao lado de Finn, mas agora ele era tudo que Calla tinha e precisava de seu apoio, mais do que nunca. 

Finn Price é esquizofrênico e Calla sempre se sentiu impelida a protegê-lo do mundo. O fardo nunca foi grande o suficiente para afastá-la, mas está pesando sobre seus ombros. Algo esta acontecendo com ele e Calla é a única que pode ajudar, já que seu pai poderia levá-lo a um sanatório, de onde ele nunca sairia. No meio do seu caos particular surge Dare DuBary, um britânico misterioso que agora mora a poucos metros de seu quarto. Seria errado se entregar a distração e fugir um pouco de todos os problemas, mesmo que o mundo a sua volta esteja se dissolvendo? 

Nocte se inicia com um prefácio impactante. A autora nos prepara para uma história difícil e confusa, que não possui qualquer suavização e promete nos tirar o fôlego. Ela criou em mim a expectativa de um livro viciante e o que encontrei foi um ritmo agradável mas nem sempre constante. Porém, seu recado deu certo. O prefácio ficava martelando no fundo da mente, me mantendo fiel a leitura. 

***

É fácil criar teorias sobre o que aconteceu ou acontecerá. Courtney Cole criou uma narrativa sombria, destrinchando o psicológico dos narradores de forma que nos deixa tão angustiados quanto eles. Finn em seus capítulos e diário confunde mais a nossa mente do que ajuda e Calla está procurando respostas às cegas, enquanto todos a sua volta lhe escondem algum segredo. 

Mas o final... o final é um tapa na cara. Os últimos capítulos são uma sequência de fatos que me deixaram sem reação e lembrou um pouquinho a Colleen Hoover com sua mania de nos surpreender aos poucos. Imaginei uma combinação de fatores minimamente parecida com a apresentada pela autora, mas muito longo da realidade.

O desfecho é um baixa cliffhanger que me fez correr para saber dos próximos livros. A trilogia já foi toda publicada lá fora e tem também um conto sobre Dare, que está entre o segundo e o terceiro livro. Estou ansiosa pela publicação no Brasil: sim ou com certeza?

Quando você termina o livro, olha para essa capa com outros olhos. Eu já a achava linda com essa combinação de cores impactante, mas descobrir seu significado me fez gostar ainda mais dela. A diagramação é confortável para a leitura e há uma diferenciação de fontes quando o diário de Finn é citado.

Nocte é uma história louca, sensível e profunda, tudo ao mesmo tempo. Se alguém lhe disser que não vale a leitura, não acredite.

Nocte - Courtney Cole
Livro 01
Série: Nocte
Editora Verus 
294 páginas
Nota: 4,5

0 comentários

Postar um comentário