Sinopse: Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e "sensitiva", e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco. "A história de casa mal-assombrada mais próxima da perfeição que eu já li." — Stephen King"
Eleanor precisou cuidar da mãe desde nova, enquanto a irmã casava e construía sua própria vida. Após o falecimento da matriarca, a jovem viu-se sem rumo, ainda vivendo à sombra da irmã e tentando levar sua vida como podia. Isso até a carta do Dr. Montague chegar e Eleanor sentir-se acolhida outra vez.
O Dr. Montague é um cientista que está em busca da vivência de uma experiência sobrenatural, para poder documentar e provar cientificamente que o sobrenatural não é tão de outro mundo assim. O melhor lugar para isso é a Casa da Colina, um ambiente onde muitos já tentaram viver, mas saíram às pressas, loucos ou mortos.
Para ajudá-lo nessa empreitada, além de Eleanor, o doutor também convoca Theodora, uma jovem que já teve experiências místicas no passado, e Luke, o herdeiro da propriedade. Os quatro são pessoas bem diferentes, mas se unem em prol da descoberta. Reunidos para passar algumas semanas na Casa da Colina, eles vão se conhecendo aos poucos e revelando mais sobre si mesmos.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Quando começamos a decisão para qual seria o livro escolhido para o Vórtice de Halloween, imediatamente o nome de Shirley Jackson surgiu na discussão. Ela é conhecida por ser a precursora do terror e inspirar nomes como Stephen King. Com o lançamento de A Assombração na Casa da Colina, resolvemos dar uma chance. Mas a decepção foi grande...
Shirley Jackson tem uma escrita única e isso é incontestável. Contudo, senti que faltou algo mais para ela me convencer com sua narrativa. Os dois primeiros capítulos fluíram magicamente, mas após isso a história caiu numa morosidade que parecia não ter fim. Sabe quando o autor faz você criar expectativa durante a leitura e ele mesmo não as sacia? Pois então.
A narrativa é feita em terceira pessoa, basicamente pela perspectiva de Eleanor. Ela é uma personagem bastante controversa, mas que me cativou bastante. A jovem cresceu em um lar complicado e agora, adulta, está se vendo livre para tomar suas decisões pela primeira vez. Ela não tem experiência alguma em convívio social e tudo está sendo uma novidade para ela.
Os outros personagens também foram bem construídos. Gostei muito de Theodora e do seu jeito leve de levar a vida. Já a esposa de Montague, que aparece mais pro meio do livro... Que mulherzinha insuportável! Cada vez que ela abria a boca eu tinha vontade de entrar no livro e mandar ela se calar.
O final, para mim, foi o mais decepcionante. Passamos a história aguardando alguma manifestação sobrenatural e quando ela finalmente acontece, os personagens lidam de uma forma bastante adversa e a história chega ao seu fim. Gostei do final aberto, mas não compensou a decepção. Infelizmente.
A Assombração na Casa da Colina foi uma grande decepção, mas ainda sinto que Shirley Jackson tem bastante a oferecer e pretendo dar uma chance para suas outras obras. Além disso, hoje estreia na Netflix uma série baseada nesse livro que já estou ansioso para conferir. Espero que seja melhor que o livro...
A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson
Editora Suma
Editora Suma
200 páginas
Nota: 2










0 comentários
Postar um comentário