Sinopse: "E L James revisita Cinquenta tons com um mergulho mais profundo e sombrio na história de amor que envolveu milhões de leitores em todo o mundo. O relacionamento quente e sensual de Anastasia Steele e Christian Grey chega ao fim com muitas acusações e sofrimento, mas Grey não consegue tirar Ana da cabeça. Determinado a reconquistá-la, ele tenta suprimir seus desejos mais obscuros e sua necessidade de controle absoluto, e disposto a amar Ana nos termos estabelecidos por ela. Mas os horrores de sua infância ainda o assombram, e, como se não bastasse, o chefe manipulador de Ana, Jack Hyde, claramente a quer. Será que o terapeuta e confidente de Grey, Dr. Flynn, poderá ajudá-lo a enfrentar seus demônios? Ou será que a possessividade de Elena, sua sedutora, e a devoção perturbada de Leila, sua ex-submissa, vão arrastá-lo para o passado? E se Christian vai reconquistar Ana, será que um homem tão sombrio e cheio de problemas espera mesmo mantê-la?"
Olá, pessoal. Eu sou a Barbara Sá, do Segredos Entre Amigas, e hoje vou contar sobre uma leitura que esteva aguardando há muito tempo.
Se você não conhece a Trilogia Cinquenta Tons de Cinza, em especial o segundo volume, pode encontrar alguns spoilers nesta resenha, pois irei comentar sobre determinadas cenas que eu estava aguardando. Então sintam-se avisados.
Eu sempre avaliei a trilogia Cinquenta Tons como uma história que fala sobre a trajetória de Christian Grey e a forma como sua vida mudou quando ele descobriu o amor em Anastasia Steele. Por isso tenho uma predileção aos livros narrados pelo ponto de vista dele, e graças a Deus que E. L. James teve essa ideia.
Durante a leitura da trilogia narrada pelo ponto de vista da Ana, o segundo volume deixa muitas questões em abertos, onde apenas Christian teria conhecimento e era isso o que eu mais estava aguardando em Mais Escuro. Cenas importantes como o encontro com Leila, a queda do helicóptero e o pedido de casamento me deixaram curiosas para saber como foram realizadas.
O passado de Christian vem no formato de sonhos e lembranças, situações que ocorrem, inclusive, na presença de Anastasia, mas que não são mencionadas no livro narrado pelo ponto de vista dela. Sentimentos que ele oculta da garota. No entanto, apesar de trazer esse passado para a história, E. L. James não aprofundou muito na trama, o que fez com que tudo ficasse meio raso. Eu sentia como se a autora quisesse mergulhar na história, mas se feriasse com medo da forma como isso seria recebido pelo público.
Um das cenas que eu mais aguardei foi, ao meu ver, a melhor do livro: Christian e Leila. Observar o eu dominador de Christian em ação, pela primeira vez, foi curioso e encantador. A forma como ele cuidou da garota, mostrou empatia e compreendeu o que ela sentia trouxe a tona uma personalidade do Grey até então meio ocultada por todas as ações dele. Além disso, também foi interessante observar como ele se sente com relação a Elena, sua ex-dominadora, e como isso o afeta no dia-a-dia.
É interessante observar uma mesma história por dois ângulos, a gente meio que percebe a inexistência de uma verdade absoluta e percebe como determinadas situações são recebidas de forma diferentes por diferentes pessoas. Consegui absorver isso no decorrer de todas as cenas que mais estava aguardando e que, de certa forma, foram satisfatória.
Eu estou adorando os livros pelo ponto de vista do Christian, na verdade curto mais a história narrada dessa forma e por isso indico muito a leitura. Indico, inclusive, para quem ainda não leu a trama. Apesar de sentir que E. L. James ainda se sente meio presa na trama e não aprofunda muito a história do Christian no seu teor psicológico.
Por fim, foi uma leitura proveitosa e que só me deixou ainda mais ansiosa pela trama. Estou bem ansiosa para o último volume e, como já disse, indico muito a leitura.
***
É isso, pessoal. Espero que tenham curtido as minhas impressões e nos vemos em breve.
Mais Escuro - E. L. James
Livro 02
Cinquenta Tons Editora Seguinte
384 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4
0 comentários
Postar um comentário