Resenha - Lua no céu de Cabul


Sinopse:
"
Casada com um engenheiro completamente apaixonado por ela, Fereiba leva uma vida feliz em seu mundo de classe média, no Afeganistão. Porém, tudo isso implode quando o país é imerso na guerra e o Talibã assume o poder. Seu marido vira alvo do novo regime fundamentalista e é assassinado. Forçada a fugir de Cabul com os três filhos, Fereiba só tem uma esperança de sobreviver: atravessar a Europa até a casa da irmã, na Inglaterra. Contando com documentos falsos e a bondade de estranhos que conhece pelo caminho, ela tem que fazer a perigosa passagem para o Irã sob o véu da escuridão. Exaustos, eles conseguem chegar à Grécia, mas, numa reviravolta apavorante, seu filho adolescente, Salim, some. Será que Fereiba terá coragem de seguir viagem com a filha e o bebê e deixar o menino para trás, no mundo obscuro dos refugiados que vagam pelas ruas europeias?.



Lua no céu de Cabul narra a história de Fereiba desde sua juventude até a vida adulta. Ela é casada com um engenheiro apaixonado por ela, tem uma vida de classe média e é feliz no Afeganistão com o marido e os filhos. Até que uma guerra acontece no país e o Talibã assume o poder. Tirando não apenas a vida do seu amado marido, mas sua liberdade.

Narrado inicialmente por Fereiba e depois por seu filho Salim, vamos acompanhando todo o sofrimento e dificuldades enfrentados por essa família e pelo povo afegão após o domínio do Talibã. A obra é um retrato da vida dos refugiados afegãos e mostra todos os desafios enfrentados por essa família para fugir do Afeganistão em busca de paz, liberdade e dignidade.

Com uma escrita sensível, necessária e impactante, a trama tão atual de Nadia Hashimi é muito bem escrita e conscientiza o leitor sobre um assunto real e que precisa ser lembrado. É doloroso acompanhar o quanto essa mudança de poder afeta esse povo, principalmente quando falamos das mulheres afegãs que são impedidas de trabalhar e estudar.

Me emocionei muito enquanto lia, afinal não é fácil acompanhar uma história que sabemos ser real para tantas pessoas. Lua no céu de Cabul é uma obra emocionante e envolvente que traz reflexões sobre essa realidade tão cruel, mas que precisa ser lembrada.


Lua no céu de Cabul  - Nadia Hashimi
Editora Arqueiro
368 páginas
Nota: 5





0 comentários

Postar um comentário