Resenha - Leopardo Negro, Lobo Vemelho


Sinopse:
"
Com um faro infalível para encontrar coisas que preferem ficar perdidas, o Rastreador achará tudo o que quiser. E, mesmo ciente de que o objeto de sua busca já não está mais no mundo dos vivos, o habilidoso caçador aceita a missão de localizar um garoto desaparecido. Afinal, o menino pode ser o herdeiro legítimo do trono de um império. Seguindo rastros deixados por seu alvo, o Rastreador passa por cidades ancestrais, desbrava rios e florestas, imerge em culturas e costumes, vivencia lendas e mitos, enfrenta todo tipo de perigos: demônios, feiticeiros, bruxas, necromantes. Confrontado pela vastidão do continente, por toda a beleza e o terror em seu caminho, o Rastreador decide ir contra seus princípios de caçador solitário ao perceber que seus inimigos são mercenários atrás do mesmo objetivo. O grupo ao qual se junta é heterogêneo e composto por personagens fantásticos, entre eles o misterioso metamorfo — metade homem, metade Leopardo —, que irá conduzi-lo em sua jornada. Enquanto lutam para sobreviver e concluir a tarefa, o Rastreador é assombrado por questionamentos: quem é o menino desaparecido? O que o fez desaparecer? Por que há tanto interesse em que não seja encontrado? Mas, sobretudo, quem está mentindo e quem está dizendo a verdade? Inspirado nas histórias e nos folclores da África, valendo-se de uma imaginação aparentemente ilimitada, Marlon James cria uma aventura multicolorida e surrealista na qual questiona os limites da verdade e do poder e o preço da ambição. Desdobrando personagens e lendas em uma cascata vigorosa, Leopardo Negro, Lobo Vermelho é uma ode à beleza e à pluralidade da mitologia africana."


Leopardo Negro, lobo vemelho de Marlon James foi sem dúvida uma das fantasias adultas mais hypadas de 2021. Quando vi esse calhamaço de 784 sendo anunciado pela Editora Intrínseca eu não tive dúvidas de que queria ler, afinal fã de fantasia que sou, precisava conhecer mais dessa obra tão indicada.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção nesse livro foi à promessa de uma fantasia jamaicana com representatividade e elementos da cultura africana. E é certo que tudo isso será encontrado ao decorrer da leitura, mas talvez eu tenha esperado algo mais no estilo de Filhos de Sangue e osso, um livro que se tornou meu queridinho anos atrás, mas Leopardo Negro, Lobo Vermelho digamos que foi um pouquinho diferente.

Uma das primeiras coisas que me causou estranhamento nessa obra foi a narrativa um tanto confusa e em muitos momentos até desconexa. Confesso que foi um desafio e tanto conseguir compreender a linha temporal, bem como seus personagens, mas à medida que vamos adentrando essa trama a história finalmente começa a ganhar forma e fazer sentido em nossa mente, entregando um enredo fascinante, mas também sombrio e com inúmeros gatilhos.

Leopardo negro, lobo vermelho não foi o que eu imaginava, mas posso dizer que foi uma experiência interessante. Para quem deseja se aventurar na obra de Marlon James, sugiro que vá com paciência e abra a mente para tudo o que está prestes a vivenciar nessas páginas . Isso certamente ajudará muito com sua experiência de leitura.

Sobre a edição feita pela Editora Intrínseca só tenho elogios. O livro é em capa dura, possui páginas amarelas, corte trilateral colorido e uma diagramação que irá agradar até os leitores mais exigentes. Garanto que vale a pena ter na estante!


Leopardo Negro, Lobo Vermelho - Marlon James
Livro 01
Série The Dark Star Trilogy
Editora Intrínseca
784 páginas
Nota: 3






0 comentários

Postar um comentário