Resenha - Um Lugar Bem Longe Daqui

Sinopse: Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto. Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um Lugar Bem Longe Daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda. A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000."
Aos seis anos de idade, Kya sofreu o primeiro abandono, sua mãe cansada de sofrer violências físicas e psicológicas foi embora deixando para trás os filhos e um marido cruel. Seus irmãos não demoraram muito a seguir o mesmo caminho, deixando a pequena menina a mercê de um pai bruto, bêbado e violento.

Sozinha, Kya tentou se agarrar a figura do pai, o único parente que lhe restara. No entanto, seu destino era viver na solidão do brejo em seu humilde barracão. E foi ali que ela aprendeu a sobreviver, tendo as gaivotas como amigas e a natureza como sua professora.

Por vezes Kya precisou cavar do chão seu sustento, foram poucas as pessoas que se aproximaram ou ofereceram ajuda. E com o passar dos anos e a constante solidão, a menina do brejo começou a ansiar por fazer parte de algo, ela queria ser aceita pelo povo da cidade, porém era odiada e repelida por todos pelo simples fato de ser diferente. Por viver no brejo de maneira simples e selvagem.

Lindo e emocionante, o livro é narrado por Kya dos seis anos até a idade adulta. E nesse período acompanhamos o crescimento dessa mulher em uma jornada de simplicidade e muito aprendizado. 

Durante a evolução de Kya, os capítulos intercalam entre a perspectiva da garota e a investigação de um misterioso assassinato nas redondezas, a principio não compreendemos a relevância que essa morte possui na trama, contudo todos os acontecimentos se interligam de forma perfeita até o fim da história. E juro, confesso que fiquei chocada com o rumo que as coisas tomaram.

Muito mais do que um drama regado a mistério, Um lugar bem longe daqui é uma história que fala sobre emoção, solidão e abandono, trazendo temas importantes como segregação racial, violência doméstica e preconceito. 

Sem dúvida um livro que tocará fundo o emocional do leitor.

Um Lugar Bem Longe Daqui - Delia Owens
Editora Intrínseca
336 páginas
Nota: 5



0 comentários

Postar um comentário