Resenha - Nove Desconhecidos

Sinopse: Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio. Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?
Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta
."

Em Nove Desconhecidos, nove pessoas se reúnem na Tranquillum House, um SPA situado a quilômetros da civilização que promete tranquilidade e satisfação total para seus hóspedes em 10 dias, período no qual eles não terão qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para refletir, se conhecerem melhor e relaxar.

Nossos personagens são Frances Welty, Napoleon e Zoe Marconi, Jessica e Ben Chandler; Heather, Carmel Schneider, Tony Hogburn e Lars Lee. Cada um com seu dilema e dificuldades a serem vencidas. Alguns querem apenas perder peso ou recomeçar a vida, mas outros possuem razões que não conseguem confessar nem para eles mesmos.
Frances é uma escritora de romances best-sellers com a carreira ameaçada por um novo gênero literário. Comparada aos seus problemas e seu coração partido ela logo começa a questionar os reais motivos de seus colegas de retiro, que em sua grande maioria não parecem precisar de um spa.

No entanto, é Masha, a enigmática diretora do spa a pessoa mais intrigante. A proposta de Masha é garantir que seus hospedes saiam da Tranquillum House satisfeitos e transformados. Mas será que seus métodos são realmente eficazes? Esse é o questionamento que cada hóspede começa a fazer. 

***

Já ouviu o ditado “A grama do vizinho é sempre mais verde?” é exatamente essa questão que fica implícita aqui. Sempre achamos que não temos sorte ou que nossos problemas são maiores do que o do outro, sem lembrar que a luta de cada um é única e jamais poderá ser igualada a nossa. Afinal, coisas boas e ruins acontecem para todo mundo o tempo todo, a diferença é a forma que cada um lida com as dificuldades quando nos deparamos com elas.

Foi impossível ler esse livro e conhecer a fundo cada um desses nove personagens sem criar empatia por eles, cada qual com sua parcela de dor, angustia e obstáculos a superar. Liane soube abordar de forma sutil temas reflexivos e importantes sem deixar a leitura complexa ou cansativa. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e já posso dizer que preciso conhecer mais de suas histórias.

Em suma, Os Nove Desconhecidos foi uma leitura envolvente, reflexiva e divertida que superou minhas expectativas. Recomendo.



Nove Desconhecidos - Liane Moriarty
Editora Intrínseca
464 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário