Resenha - Mapa dos Dias

Sinopse: "Ransom Riggs recria o mundo peculiar e apresenta algo totalmente novo Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão. Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar. Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas. A série de Ransom Riggs é sucesso absoluto no Brasil e no mundo, tendo conquistado milhões de leitores graças a uma encantadora combinação de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e à sombria seleção de fotografias antigas, da coleção pessoal do autor – desta vez, muitas delas coloridas."
Mapa dos Dias se inicia exatamente onde Biblioteca de Almas se encerrou. Após os acontecimentos do livro anterior, o mundo dos peculiares nunca mais será o mesmo, mas Jacob decidiu por voltar para casa e tentar levar sua vida como normal. Só que depois de tanto tempo vivendo entre aqueles que são como ele, não vai ser nada fácil, ainda mais com seus pais achando que ele está louco.

Contudo, os eventos da Biblioteca de Almas causaram um efeito diferente nas crianças da Srta. Peregrine. Agora eles podem andar livremente nos dias atuais, sem envelhecer. E, para a surpresa de Jacob, o grupo todo aparece no seu jardim para uma visita que vai virar sua vida de cabeça para baixo outra vez.

Acontece que o mundo dos peculiares necessita de uma reconstrução e, para isso, os peculiares precisam viajar constantemente entre as fendas e o mundo atual. Quem melhor do que o grande Jacob Portman para dar aulas de normalidade para seus amigos? Todos parecem concordar com isso e Jacob finalmente consegue ter o que tanto quis: um modo de conciliar sua vida normal com a de peculiar, com o bônus de ter seus amigos - e Emma - por perto.

Os peculiares querem saber tudo sobre a vida de Jacob na Flórida e, certo dia, acabam indo parar na antiga casa de Abe. Lá o garoto irá encarar outra vez a ferida que ainda não fechou com a morte do avô, mas também encontrará um rumo para seu futuro. Acontece que mesmo depois de abandonar a fenda no País de Gales, Abraham Portman não abandonou seu dom peculiar.

Em um bunker escondido na casa do avô, Jacob vai descobrir mais sobre o passado de Abe e sobre como ele caçava etéreos e acólitos e salvava crianças peculiares, levando-as para fendas protegidas. Animado com uma nova perspectiva, Jacob acha que deve seguir o caminho de seu avô e decide investigar por sua própria conta.

Entrando em contato com um antigo parceiro de Abe, Jacob receberá sua primeira missão. Mas estará ele preparado para seguir essa carreira? Ao lado de Bronwyn, Emma, Enoch e Millard, o garoto vai desbravar as fendas dos Estados Unidos e tentar salvar uma criança peculiar das mãos erradas, enquanto enfrenta seu próprio passado e tudo aquilo que acreditava saber sobre os peculiares e, principalmente, sobre Abe.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma das minhas queridinhas e isso não há como contestar. Porém, quando Ransom Riggs anunciou que escreveria uma continuação, fiquei com o pé atrás. Para mim, a trilogia por si só já estava ótima, mas mesmo assim resolvi dar uma chance para Mapa dos Dias e devo dizer que foi uma experiência fantástica. 

A escrita de Riggs segue leve, fluida e envolvente. O autor iniciou esse novo capítulo da trama exatamente onde tinha findado o anterior, o que foi ótimo para criar uma conexão com a história. Já faz algum tempo que li Biblioteca de Almas, mas quando iniciei a leitura da continuação, pareceu que havia sido ontem. Porém, ao mesmo tempo, parece que demorou muito para as coisas começarem a acontecer. As primeiras 100 páginas foram fluidas, sim, mas de muita enrolação, enquanto eu queria ação.

Narrado em primeira pessoa, o livro segue os passos de Jacob em busca de um propósito. Ele não se sente muito útil agora que os etéreos se foram e quando vê a chance de ser como Abe, ele a agarra com unhas e dentes. Todavia, me incomodei bastante com algumas decisões do personagem no decorrer da trama. Em certos pontos ele parecia ter amadurecido bastante, mas em outros apresentava um egoísmo infantil que me irritava.

Os outros personagens mostraram certa evolução. Agora que eles estão fora da fenda e envelhecendo, conseguimos ver que alguns estão amadurecendo e, em certos casos, tornando-se rebeldes e questionando algumas decisões tomadas pela Srta. Peregrine. Achei fantástica essa mudança e foi muito bom estar mais perto de alguns personagens que eram bem esquecidos nos outros livros, como Enoch e Bronwyn.

Ransom levou um bom tempo para ambientar a história e dar um propósito para essa continuação. Quando percebi quais eram seus objetivos, me empolguei, imaginando que teríamos cenas de ação para dar e vender. E temos sim, não há como negar isso, mas foram espaçadas demais. Rolaram alguns momentos bem monótonos até essas cenas acontecerem.

O final foi de tirar o fôlego. Ransom desenvolveu um clímax bastante surpreendente e deu um desfecho muito interessante. Já estou ansioso pelo próximo volume, que ainda não tem previsão de ser lançado nem nos Estados Unidos. Vou me corroer de ansiedade até tê-lo em mãos, mas vou aproveitar para deixar aqui minha indicação dessa série. Leiam e se apaixonem assim como eu. Vale muito a pena!

Mapa dos Dias - Ransom Riggs
Livro 04
Série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Editora Intrínseca
448 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário