Resenha - Batman: Criaturas da Noite

Sinopse: "As criaturas da noite estão caçando a elite de Gotham. Bruce Wayne é o seu novo alvo. Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade. Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência. Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? Enquanto o golpe final das Criaturas da Noite se aproxima, Bruce percebe que não é tão diferente de Madeleine. E, mesmo longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, precisará provar que está preparado para deter uma das maiores ameaças que Gotham já presenciou."
Em Batman: Criaturas da Noite, segundo volume da série Lendas da DC, lançado pela Editora Arqueiro, conhecemos Bruce Wayne prestes a completar 18 anos e tomar posse dos impérios Wayne, continuando o legado deixado por seu falecido pai, que acreditava que a tecnologia era uma ferramenta importante e deveria ser utilizada e aprimorada para trazer mais segurança para o povo de Gotham.

Em um de seus experimentos tecnológicos, Bruce se depara com a oportunidade perfeita de colaborar com a polícia capturando um criminoso, no entanto os oficias não aceitam a intromissão do jovem bilionário, o que gera para nosso herói cinco semanas de serviço comunitário no Asilo Arkham, local onde ele encontrará Madeleine, uma prisioneira perigosa integrante das Criaturas da Noite - um grupo de criminosos determinados a destruir os detentores de poder e corrupção da cidade. Madeleine é a única fonte de informação que a polícia tem em mãos para capturar o grupo, porém ela se recusa a manter qualquer conversa com a polícia, que tenta interroga-la sem sucesso.

A situação muda quando Bruce é escalado para limpar a ala onde Madeleine permanece trancafiada e para surpresa da detetive responsável pelo caso, a adolescente se mostra interessada em conversar e até mesmo revelar algumas informações ao garoto. Logo Bruce é inserido no caso e sem perceber acaba se afeiçoando a Madeleine e confiando nas revelações envolvendo as criaturas da noite. 

“Para alguém que tem tudo, há trevas em seu coração.”

Mas quando Bruce decide ir por um caminho de investigação por conta própria e começa a descobrir mais sobre o grupo e sobre a própria Madeleine, mais ele se vê inserido na realidade de Gotham, na adrenalina de investigar e ir atrás de respostas, e na necessidade de fazer justiça, o que consequentemente aflora em nosso protagonista um senso de justiça que um dia o transformará no herói daquela cidade. 

***

Batman é sem dúvida um dos meus heróis favoritos, justamente por sua virtude moral, integridade e inteligência. Ele não tem superpoderes e não foi criado a partir de uma mutação genética como os demais heróis, no entanto sua necessidade de justiça e seu senso de dever com seu povo e sua cidade o impedem de viver uma vida de luxo e se dedicar a um propósito maior, usando sua fortuna, perspicácia e engenhosidade para trancar os criminosos na prisão. 

Em Criaturas da Noite, a autora nos mostrou um outro momento da vida de Bruce, dando voz a um personagem jovem, mas completamente ciente do peso de suas atitudes e decisões. Os personagens secundários também possuem importância na trama e a construção da característica de cada um é determinante para definirmos o grau de importância e amizade que possuem com Bruce

O enredo possui uma teia de mistério e investigação, mesclado a uma narrativa leve e fluída que embora siga um desfecho clichê, também nos garante boas reviravoltas. 

Concluindo, Batman: Criaturas da Noite foi uma leitura envolvente, capaz de nos dar um verdadeiro vislumbre do que o brilhante Bruce se tornará no futuro. Indico o livro para os fãs do herói e para aqueles que desejam conhecer uma nova camada de Bruce Wayne


Batman: Criaturas da Noite - Marie Lu
Livro 02
Lendas da DC
Editora Arqueiro
256 páginas
Nota: 4


0 comentários

Postar um comentário