Resenha - Confusões de um garoto

Sinopse: "Conheça Zeca nesta divertida história sobre as confusões de um adolescente. Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca... Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele? E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela? Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos."
Quando tinha onze anos, os pais de Zeca se separaram e ele precisou se mudar com a mãe e as irmãs gêmeas mais novas, Yasmin e Yohana, para um apartamento. O garoto estava animado para conhecer os seus novos vizinhos, com quem passaria as tardes jogando bola, mas a decepção o atingiu quando desceu para o playground e o encontrou às moscas. Nesse dia, ele conheceu Júlia e uma forte amizade nasceu entre os dois e, desde então, nunca mais se desgrudaram.

Três anos depois, Zeca está se preparando para começar o nono ano. Aos catorze anos, as férias de verão foram bem diferentes para ele, aliás, não só para ele. Desde que soube que havia passado de ano, Júlia sumiu. Ela foi aproveitar o verão no sítio dos avós em Minas Gerais e ficou os três meses sem dar um sinal de vida, o que deixou Zeca bastante chateado com a melhor amiga.

Para completar, Zeca teve que enfrentar uma grande mudança em seu corpo. Desde o fim do ano letivo ele espichou uns bons centímetros, sua voz ficou mais grossa e seu corpo mais definido, fazendo com que ele perdesse aquelas feições de criança e parecesse um rapaz mais velho. Tudo foi tão repentino que Zeca ainda estava se acostumando com as novidades.

No primeiro dia de aula, Zeca encontra sua nova sala e recebe uma mensagem de Jú, pedindo a ele que guardasse uma classe vazia para ela se sentar. O menino até tenta ficar irritado com a amiga, que sumiu durante tanto tempo e que agora volta como se nada tivesse acontecido, mas não consegue. Ainda mais quando Jú aparece na sua frente depois de meses.

Não foi apenas para Zeca que o verão foi gentil. Por ter passado as férias aproveitando o sol na casa dos avós, Júlia está muito bronzeada e seu semblante está bastante alegre. A menina está linda e isso desperta algo dentro de Zeca que ele não sabe muito bem como lidar. Caramba, ela é sua melhor amiga. Deve ser apenas a saudade, certo?

Porém, conforme mais tempo vai passando ao lado de Júlia, mais Zeca vai percebendo que algo mudou entre os dois. Ele nota que não foi só a aparência de Jú que mudou, mas que ela também está um tanto quanto evasiva quando fica perto dele. Ademais, sempre que fica sozinho, Zeca não consegue tirar a amiga da cabeça. Estaria ele apaixonado por ela?

Se não fosse o suficiente, as coisas na escola também estão alteradas. Algum aluno metido a espertinho criou uma página em uma rede social para praticar bullying virtual com os alunos, o que leva a diretoria a tomar medidas drásticas. Adolfo, um grande amigo de Zeca, está transformado. Ele começou a fumar e a andar com um grupinho que só sabe zoar os outros, sendo maldoso e agressivo grande parte do tempo. Como Zeca fará para lidar com essas mudanças?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando eu solicitei esse livro para o Grupo Editorial Record, não sabia muito bem o que esperar. Conheço a Patricia Barboza das redes sociais e tenho um carinho imenso por ela, mas nunca tinha lido nada de sua autoria. Então, assim que tive a oportunidade, passei Confusões de um Garoto para o topo da lista e tive uma experiência bastante satisfatória.

A escrita de Pat Barboza é leve, fluida e bastante envolvente. Somando isso com as poucas páginas da história, concluí a leitura em pouco mais de uma hora e me encantei. Quando comecei a ler, achei que não me conectaria com o enredo, já que estou alguns anos acima do público alvo, mas Pat conseguiu me fazer voltar aos meus tempos de puberdade e me identificar com vários dos fatores ali apresentados.

Por ser um livro infanto-juvenil, a autora abordou alguns temas relativos a essa fase da vida. Além da descoberta do primeiro amor e dos hormônios à flor da pele, Patrícia falou sobre o cyberbullying, o perigo das drogas e a importância de cuidar do próprio corpo. O melhor é que tudo foi desenvolvido de forma natural, fazendo com que quem lê a trama se veja refletindo sobre esses assuntos. Perfeito para quem está vivendo esse período.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob a perspectiva de Zeca. Em alguns momentos seus dilemas e confusões me incomodaram, mas logo me afeiçoei ao protagonista. Zeca é um garoto espirituoso e divertido, que gosta de ver aqueles que o cercam felizes. Ele é um ótimo irmão para Yasmin e Yohana e faz seu papel de homem da casa muito bem.

Falando nas gêmeas, que personagens mais fantásticas. As duas são bastante próximas e, apesar de serem mais novas, dão muitos conselhos para Zeca. Me diverti horrores com suas personalidades únicas e com o modo como enxergam a vida. Também gostei muito de Júlia, que é absolutamente encantadora. A menina está sempre ali quando Zeca precisa e sabe bem o poder que tem sobre o amigo.

O final do livro foi previsível, mas que obra do gênero não é? Patricia fechou bem as pontas e deu uma finalização decente para todos os personagens. Gostei do modo com que ela deu a lição final da história e, para mim, foi mais do que o suficiente. Acho que se algo mais tivesse sido acrescentado, Confusões de um garoto perderia seu propósito.

A edição física está muito bem trabalhada, um capricho enorme da Verus Editora. A capa é simples, mas combina com o título e chama atenção em uma livraria. A diagramação é simples, contando apenas com alguns desenhos a cada começo de capítulo. O espaçamento é bom, a fonte é grande e as páginas são amareladas. A revisão está impecável. Não me lembro de ter encontrado erros durante a leitura.

Confusões de um Garoto é um livro divertido, interessante e perfeito para os jovens que estão entrando na adolescência. Leitura mais do que recomendada! 

Confusões de um Garoto - Patrícia Barboza
Editora Verus
168 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

3 comentários

  1. Olá. Eu vi o livro e desde já quero ler. O que eu mais gosto é que a autora coloca o ponto de vista masculino sobre a adolescência, coisa que geralmente não acontece, já que os personagens sempre são meninas. É legal porque a gente vai conhecendo mais a cabeça dos meninos, tirando algumas dúvidas que surgem em relação a eles e claro, se encanta e volta em alguns anos lembrando de nossa adolescência. Quero muito ler!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo, achei a pegada desse livro super diferente. De cara eu soube que seria uma leitura legal e divertida.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo!

    Como vc, conheço a autora das redes sociais e nunca li nada dela. Mas tenho muita vontade, seus livros sempre são muito bem falados.

    Gostei da sua resenha e do livro, como vejo por aí, a autora escreve mais para meninas e este livro sendo para meninos, pode ser uma grande surpresa para os leitores.

    Parabéns pela resenha. Vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero lê-lo assim que possível!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir