Resenha - Salsichas Galácticas: Uma aventura espacial

Resenha - Salsichas Galácticas: Uma aventura espacial
Sinopse: "Eu sou Cosmo, o Garoto Terráqueo. Sou o capitão da nave Salsicha Néon. Vivo me metendo em confusão, mas minha maior paixão é a culinária – quando não estou ocupado em salvar o mundo, é claro. Junto com Herman, meu melhor amigo, vendo o melhor cachorro-quente da galáxia. Passamos os dias cruzando o cosmos e... 1) Preparando o Mega Cachorro-Quente. (Cara! Esse cachorro é do tamanho de um jipe!) 2) Fugindo de vermes mutantes, piratas zumbis do espaço e robôs rabugentos. 3) Jogando videogame. (Tapa na orelha turbo: 9.000 pontos!) 4) PROTEGENDO A GALÁXIA do Mal Supremo. (Na verdade, sou um cara incrível!)."
Cosmo é um garoto terráqueo que vive no espaço, a bordo da nave Salsicha Neon, da qual é o capitão, e tem uma carrocinha de cachorro-quente com seu amigo Herman, um ex-pirata espacial.

O sonho do garoto é vencer o concurso intergaláctico de carrocinhas de comida e, para isso, ele e Herman preparam o maior cachorro-quente já visto. O problema é que a juíza da competição é, nada mais nada menos, do que a Rainha do Mal, e quando ela não gosta de alguma comida ela, bem... desintegra o participante.

Se isso já não fosse ruim o suficiente, logo ao chegar no local da disputa, o Mega Cachorro-Quente de Cosmo é roubado. Ao ir atrás do ladrão utilizando o Gosma, uma bolha de borracha elástica que fica em seu pulso, que se alimenta da sua adrenalina e que pode se transformar em coisas muito legais; ele descobre se tratar de Dalila, a Princesa do Mal. Agora sim Cosmo está enrascado. Todos acham que foi ele quem atacou deliberadamente a Princesa e vão atrás do menino e de Herman. Assim, a dupla é obrigada a escapar rapidamente.

Porém, para a surpresa de ambos, logo depois de alçarem voo, são interrompidos por uma voz feminina, advinda de Dalila, que deixou claro que estava roubando a nave. Aí sim tudo foi pelos ares, literalmente. A Rainha do Mal teve certeza de que haviam sequestrado a sua filha e enviou a Marinha Real atrás da Salsicha Neon.

Tudo o que Cosmo e sua trupi poderiam fazer era fugir e manter-se vivos até esclarecerem a confusão, mas mal sabiam eles na aventura na qual iam se meter, que seria responsável por mudar as suas vidas.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Salsichas Galácticas é o primeiro volume de uma duologia infanto juvenil que aborda as aventuras vividas por Cosmo e seus amigos. Preciso começar essa resenha falando sobre essa edição incrível, preparada pela Editora Sextante. Além do livro ser de capa dura e ter o título em relevo e letras metalizadas, algo que agrada muito aos leitores, seu interior é simplesmente fantástico. 

A história é primordialmente contada em formato de HQ, que se alterna, minimamente, com texto corrido. Por conta disso, naturalmente, a obra é ilustrada. Os desenhos, em preto e branco, são lindos e divertidos, e possuem um traço diferenciado que muito me lembrou os desenhos animados da década de 90.

Os capítulos são divididos por páginas pretas e são tematizados. Também contamos com diversos perfis de personagens, mapas, receitas de quitutes espaciais, uma planta confidencial da Salsicha Neon e fatos galácticos nunca antes revelados.

Se isso não fosse motivo suficiente para vocês adquirirem o exemplar, devo dizer que muito me impressionei com a trama desenvolvida pelo autor. Narrado em primeira pessoa por Cosmo, embarcamos com ele e seus amigos em confusões de tirar o fôlego. Cosmo me cativou desde  o princípio, pois ele é um garoto muito bom e corajoso, que não titubeia na hora de fazer o certo, contrastando perfeitamente com Dalila, outra que roubou meu coração. 

A Princesa do Mal tem um grande dilema a ser enfrentado, já que ela cansou de ser do mal e de ser manipulada pela mãe e, com isso, meio que pede abrigo a Cosmo e Herman e praticamente implora para desbravarem o espaço, já que sua vida sempre se resumiu a chatices. Herman é um bronco fofo e gigantão, mas acaba ficando mais em segundo plano no enredo e ganha destaque apenas em cenas chave.

O clima fica quente mesmo depois que Cosmo e seus amigos fogem da Rainha do Mal e se metem sem querer no Triângulo Perdido, cheio de naves à deriva. Lá, encontram o que parece se tratar de um mapa para um tesouro, entretanto, se revela um pedaço de mapasfera que os levaria até o mal supremo. Assustado com a possibilidade de libertação de um ser maligno e da provável aniquilação da galáxia, Cosmo decide ir atrás de cada peça para destruir essa ameaça e salvar a todos.

Nisso, Max consegue trabalhar diversos assuntos como: o valor da amizade, o mérito de se fazer o certo mesmo que estejamos muito enrascados, a importância de vencermos os nossos medos e fazermos o que o nosso coração mandar e,  principalmente, de seguirmos a nossa real essência, independente de como fomos criados e das influências externas que insistem em nos moldar a algo que não somos ou do qual não gostamos.

Para aqueles leitores mais preguiçosos, não se assustem com o tamanho do livro. Lembrem-se, ele é basicamente uma história em quadrinhos e, portanto, sua leitura é fluida e extremamente rápida, além de prazerosa.

Tenho certeza de que os mais jovens irão amar Salsichas Galácticas que, além de ser divertido e eletrizante, possui diversas piadas inocentes, perfeitas para o público mais novo, algo que está em falta no mercado literário de hoje em dia.

Leiam!

Salsichas Galácticas - Max Brallier
Editora Sextante
304 páginas
Comprar: Amazon / Saraiva

7 comentários

  1. Mi,achei muito legal a duologia infanto juvenal que contam aventuras de Cosmos e seus amigos.Amei saber que é capa dura.Gosto muito de histórias contadas em quadrinhos e quando são de tirar o fôlego melhor ainda.Gostei de saber que o autor trabalhou assuntos como valor da amizade,vencer medos ,seguir nossa essência.Amei saber que são 304 páginas.Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal esse livro! Parece ser mesmo lindo, divertido e cativante, além de acessível para todas as idades retirarem boas lições :D Fiquei bem curioso, obrigado pela dica Mi! Sua resenha ficou muito boa. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. MI!
    confesso que achei que esse livro tinha um enredo totalmente diferente.
    Não sabia que era um HQ e fiquei bem interessada, porque inclui os HQ esse ano nas minhas leituras e estou adorando.
    “Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirelle!

    Eu adoro livros juvenis, e apesar de ter parceria com a editora, não conhecia esse livro. Claro que vou adicioná-lo na minha lista de desejados, gostei muito da sua resenha e da breve introdução a história que vc fez!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Que fofura, Mi!
    Amooooo livros infantis, e esse parece ótimo, bem escrita, engraçado, e amei o fato de explorar o valor da amizade, como se deve sempre optar pelo certo, etc.
    Assim, as crianças e adolescentes já crescem entendendo bem o porque de encarar nossos medos e tal.
    Vou anotar aqui na minha big wishlist, e assim que der, lerei também!!
    bjocas!!

    ResponderExcluir
  6. eu não conhecia esse livro, mas até pelo título me lembrou as coisas do guia dos mochileiros....
    faz tempo que eu não leio nada infanto-juvenil, mas eu sou meio fã de HQ então acho que vou dá uma chance e é interessante que o livro consiga trabalhar valores (iaiaiai mais um p minha lista)

    ResponderExcluir
  7. OLá Mi!
    Gosto muito de leituras juvenis e histórias em quadrinhos,então creio que gostarei dessa leitura..tô precisando ler algo assim para dar uma "animada" .

    ResponderExcluir