Sinopse: "Do dia para a noite, crianças começam a morrer de um misterioso mal súbito. Em pouco tempo, a doença se espalha e os que sobrevivem a ela desenvolvem habilidades psíquicas assustadoras. Uma delas é Ruby. Na manhã do seu décimo aniversário, um acontecimento aterrador faz com que seus pais a tranquem na garagem e chamem a polícia. A menina é então levada para Thurmond, um acampamento que segue as diretrizes brutais do governo vigente. Seis anos depois, ela se torna uma das jovens mais perigosas de Thurmond, embora tenha que esconder isso a todo custo para a própria segurança. Quando a verdade vem à tona, Ruby desperta o interesse de muitas pessoas e precisa escapar às pressas. Fora dali, ela se alia a fugitivos de outros acampamentos e conhece Liam, que lidera uma fuga em direção ao único refúgio para adolescentes como eles. Por mais que queira fazer amigos e ter uma vida normal, Ruby sabe que isso não vai ser possível, porque nenhum lugar é seguro, e ela não pode confiar em ninguém — nem em si mesma."
Uma doença, conhecida como Neurodegeneração Aguda Idiopática Adolescente, ou simplesmente NAIA, começou a atingir crianças por todos os Estados Unidos. Do dia para a noite, grande parte da população infantil estava morta e aqueles que sobreviveram ganharam habilidades mentais, que deixaram os adultos assustados.
Ruby tinha 10 anos quando tudo isso começou. Na manhã do seu aniversário ela foi levada para Thurmond, uma mistura de acampamento com campo de concentração, onde, em tese, os jovens ficariam seguros de suas habilidades. Só que é claro que não é isso que acontece por lá. Conforme as suas habilidades, eles eram classificados por cores, sendo os verdes os mais tranquilos e vermelhos os mais perigosos.
Quando chegou em Thurmond, Ruby sabia que não podia revelar a verdade. Ela era uma laranja, com incríveis poderes mentais, o que a tornava extremamente perigosa. Então, por um milagre, ela consegue burlar o sistema e ser classificada como uma reles verde, garantindo sua segurança durante seis anos, já que pouco tempo depois disso todos os vermelhos, laranjas e amarelos foram levados de lá sem ninguém saber seu destino.
Não fosse o bastante, o Ruído Branco, um mecanismo de controle criado pelos guardas, afetava Ruby de uma forma diferente aos seus colegas de acampamento, o que poderia colocar seu segredo - e sua vida - em risco. E é aí que a Dra. Begby aparece com um plano para tirar Ruby de Thurmond o quanto antes, para poupá-la dos males que estavam por vir.
Ruby sabe que não pode se envolver com ninguém e manter seu segredo a salvo, mas conforme mais tempo vai passando com o trio, mais familiarizada ela fica e o desejo de deixá-los vai diminuindo. Porém, se eles souberem da verdade, será que irão aceitá-la ou teme-la?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Mentes Sombrias foi publicado originalmente anos atrás pela falecida Editora iD e desde então eu sentia vontade de ler a obra, mas ficava postergando, com medo de a editora não lançar as continuações. Eis que então, com o lançamento do filme se aproximando, a maravilhosa Editora Intrínseca anunciou que relançaria a publicação e, no mês passado, o livro chegou em minhas mãos. Só tenho a dizer que a espera valeu a pena!
A escrita de Alexandra Bracken é simplesmente viciante. Logo nas primeiras páginas eu estava imerso em sua narrativa, ansioso em saber o que estava por vir. Com uma fluidez de dar inveja, Bracken apresentou sua proposta de trama e foi a desenvolvendo, assim como aos personagens, de um jeito que deixasse o leitor interessado e ao mesmo tempo se questionando sobre o que acontecia.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva da protagonista. Ruby é uma garota de 16 anos que viveu boa parte da vida presa em um acampamento, sofrendo por apenas ser quem é. Então, quando ela finalmente sai, muita coisa do mundo lhe é novidade. Com isso em mente, eu consegui relevar muitas de suas burradas, mas teve alguns mimimis que me incomodaram. Todo aquele lance de "eu sou perigosa e quando eles descobrirem vão me odiar" já está um tanto batido e eu queria que Ruby mostrasse que é muito mais do que a cor que a define.
Os personagens secundários são extremamente cativantes. Minha preferida foi a Suzume, que mesmo sem dizer uma palavra me cativou imensamente. Também gostei muito de Bolota, que começou bem na dele, um tanto ressentido para com Ruby, mas foi se mostrando um amigo extremamente leal e para todas as horas. E o que falar de Liam? Apaixonante até o último fio de cabelo! Amei demais a interação dele com os amigos e com Ruby.
O final do livro foi extremamente angustiante. Conforme Bracken foi desenvolvendo o clímax, eu percebi onde a história iria chegar e entrei na fase de negação. Não queria que o que aconteceu realmente acontecesse e torci para que a autora me surpreendesse e mudasse o desfecho, mas não foi o que aconteceu. Agora estou aqui me roendo de ansiedade pela continuação. Cadê, Intrínseca?
Mentes Sombrias é um livro instigante, fluido e com uma trama sensacional, que merece ser lido. Estou curioso sobre a adaptação e espero poder assisti-la em breve. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação para vocês e espero que gostem tanto quanto eu.
Mentes Sombrias - Alexandra Bracken
Livro 01
Trilogia Darkest Minds
Livro 01
Trilogia Darkest Minds
0 comentários
Postar um comentário