Resenha - A Princesa Prometida

Sinopse: "Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro. Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original — que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno."
A Princesa Prometida é um clássico escrito originalmente por Morgenstern, mais ou menos pelo ano de 1945. William Godwin o reescreveu e, de acordo com o próprio, deixou apenas as melhores partes. O livro também deu origem a um filme lançado em 1989.

Logo nas primeiras páginas do livro encontramos algo um pouco inusitado. Como uma nota do autor, William explica sobre como conheceu o livro quando criança e o que o motivou a reescreve-lo já adulto. A Princesa Prometida conta a história de Buttercup (me peguei inúmeras vezes pensando “mas que raios de nome é esse?") uma jovem que era considerada uma das mais lindas de sua época. 

Ela não dava atenção ao rapazes que demonstravam interesse e tinha um empregado chamado Westley, o qual adorava maltratar e ridicularizar. Até que um dia, uma outra mulher indica um certo interesse por Westley e com isso,  Buttercup que até então não havia notado o rapaz, percebe o quão interessante ele é e afloram sentimentos intensos por ele . (preciso dizer que essa é uma das melhores partes do livro! É extremamente hilário!!!). Porém Westley precisa partir em busca de um futuro melhor.

Depois de um longo período longe de seu Westley, Buttercup acaba caindo nas graças do príncipe que precisa desesperadamente de uma princesa. E ambos concordam em se casar, mesmo sem amor. Depois disso, uma série de eventos acontecem e o desenrolar do livro é um misto de mistério, reviravoltas, brigas, dramas e risadas. 

***

Uma coisa importante salientar sobre o livro é que ele é muito louco! Os personagens são muito intensos e peculiares. Os diálogos são hilários, mas muitas vezes sem noção, do tipo “Oi?”. As atitudes tomadas em vários pontos não fazem o menor sentido e isso faz o livro ser ainda mais engraçado, porque ninguém imaginaria as coisas que eles são capazes de fazer e pensar. É surreal! 

Buttercup e Westley são aquele casal intenso, parecendo eternos adolescentes apaixonados. São apresentados outros personagens muito interessantes e cheios de manias incomuns, com descrições de suas vidas, que se fazia conhecer e se apegar a eles também. 

O livro não é uma leitura muito fluida. O fato do William fazer várias interrupções para explicar detalhes como quantas paginas ele tirou da versão original, quais as intenções de Morgenstern  sobre determinados trechos do livro, explicações sobre o que significava particularmente para o autor, faz com que se perca durante os capítulos e isso é um dos pontos mais chatos, pois a leitura é difícil de avançar. 

Não é um livro que me conquistou. Não posso negar o quão engraçado é, mas infelizmente tem a mesma proporção de partes entediantes. É uma leitura um tanto enfadonha. 

A Princesa Prometida - William Goldman
Editora Intrínseca
416 páginas
Nota 3

0 comentários

Postar um comentário