Sinopse: "James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas. À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta. Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma."
Quando Amelia foi até a ferragem onde James trabalha para comprar uma mangueira nova, não esperava que as coisas fossem mudar em sua vida. Ela não saiu com o produto de lá e sim com um convite para um encontro. James, após criar coragem, convidou Amelia para um passeio de canoa nos lagos da região.
Por ali, existem dois lagos turísticos belíssimos, sendo o segundo mais vazio para um encontro mais intimista. James e Amelia remam e conversam sobre suas experiências em relacionamentos e vão criando um laço de união entre eles, aos poucos. Durante uma dessas conversas, Amelia percebe a existência de um túnel, que logo decide explorar com James.
Os dois atravessam de canoa o pequeno espaço e desembocam num terceiro lago, completamente diferente dos dois anteriores. Enquanto aqueles eram calmos, com água cristalina e conhecidos por todos, este tem uma característica mais sombria e pantanosa, além de ser completamente isolado. Não fosse o bastante, o casal logo percebe que no fundo dele existe uma casa.
Conforme mais o tempo passa, mais James e Amelia criam uma obsessão pela casa. Eles não conseguem seguir com suas vidas sem pensar na próxima vez que vão até o local e, aos poucos, retornar até o terceiro lago torna-se uma questão de vida ou morte. Mas o que está acontecendo? Quais as explicações? Existe alguém na casa?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Sou um grande fã de Josh Malerman e após a leitura de Caixa de Pássaros, decidi que leria qualquer coisa que ele escrevesse. No começo desse ano, li Piano Vermelho, que foi uma experiência completamente diferente e agora, recentemente, a Intrínseca fez o lançamento de Uma Casa no Fundo de um Lago. Obviamente, assim que possível, solicitei meu exemplar e fiz a leitura. Não sei se foi a expectativa, mas devo dizer que concluí a leitura decepcionado.
A escrita de Josh segue fluida e envolvente. Não sei o que esse homem tem que assim que começo a ler suas histórias, fico imediatamente imerso na narrativa. Aqui não foi diferente, porém a história deixou um tanto a desejar. Senti que o autor não se importou em dar um sentido ao livro, querendo apenas deixar o leitor tenso e, assim, pecando no desenvolvimento da trama.
A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando as perspectivas de James e Amelia. Esse é o primeiro livro do autor com protagonistas adolescentes e achei que ele se saiu muito bem ao caracterizá-los, com personalidades e dilemas típicos dessa fase da vida. Eu gostei muito de ambos, mas James, com seu lado mais razão - ao contrário de Amelia, que é mais emoção - me cativou um pouco mais.
Os dois primeiros terços do livro são um tanto monótonos, com os personagens se conhecendo, criando sua relação e encontrando a casa. A leitura ia avançando, mas parecia que nada acontecia. Eram só detalhes sobre a estrutura do local e os sentimentos do casal principal acerca dele. Quando finalmente o clímax começou e a trama esquentou, Josh foi lá e finalizou a história. Sei que é pra ser um conto, mas ele poderia ter escrito mais umas dez páginas tranquilamente.
Em suma, Uma Casa no Fundo de um Lago está longe de ser o melhor trabalho de Malerman, mas tenho a esperança de que possa agradar alguns leitores menos exigentes (principalmente aqueles que ainda não leram os outros livros do autor). Sendo assim, deixo aqui a recomendação, mas já entrem na leitura com o mínimo de expectativas possível.
Uma Casa no Fundo de um Lago - Josh Malerman
0 comentários
Postar um comentário