Sinopse: "Primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes, Uma Proposta e Nada Mais é uma história intensa e cativante sobre segundas chances e sobre a perseverança do amor. Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela. Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa. Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre."
Gwendoline fez tudo conforme manda o figurino. Nascida em uma família de renome, a jovem dama casou-se com um Visconde, recebendo então o título de Lady Muir. Embora possuísse uma vida tranquila e acreditasse amar seu marido, Gwen sempre sentiu que lhe faltasse algo, no entanto esse sentimento não lhe impedia de dar o seu melhor para que esse casamento desse certo.
Mas a vida quis desestruturar os planos de Gwen, levando de forma prematura seu amado marido em um acidente, tornando-a viúva ainda tão jovem e sem qualquer herdeiro deixado pelo Visconde.
Sete anos se passam e Lady Muir ainda é viúva e possui uma vida tranquila ao lado de sua família. Cobiçada por muitos, principalmente devido a sua boa reputação e riqueza, a jovem acredita que está na hora de casar-se novamente e constituir sua própria família, ela só não imaginava que visitar uma antiga amiga em uma pequena cidade no interior da Inglaterra pudesse apressar as coisas.
Hugo Emes é Lorde Trethan, um ex-militar que recebeu tal título após uma batalha que venceu na Inglaterra. Batalha essa que rendeu a Hugo sequelas físicas e emocionais, motivo pelo qual ele e alguns amigos que também participaram de tal episódio direta ou indiretamente resolveram fundar o Clube dos Sobreviventes, local onde eles poderiam se encontrar e compartilhar suas dores e anseios.
Com a morte do pai no ano anterior, Hugo se isolou por completo, no entanto, agora ele precisa cuidar dos negócios da família e da fortuna deixada por seu pai, garantindo o bem estar da meia-irmã e de sua madrasta. O problema é que Hugo nem sabe por onde começar, por esse motivo ele decide que encontrar uma esposa seria o essencial para ajuda-lo.
Com a cabeça repleta de questões a serem resolvidas, o Lorde sai para sua costumeira volta na deserta praia próxima a casa onde se hospedado todos os anos. Esse é seu momento favorito, afinal o silêncio do lugar também ajuda a pôr os pensamentos em ordem. Mas seu momento de reflexão é interrompido quando ao longe ele percebe uma moça se acidentar e como um verdadeiro cavalheiro, vai ao seu socorro.
Quando Gwen escorrega e torce a mesma perna que anos antes havia sofrido uma fratura, ela sabe que será impossível retornar a casa de sua amiga sozinha. Por sorte, Lorde Trethan está disposto a ajuda-la, e mesmo com receios de receber ajuda daquele misterioso estranho, Gwen sabe que não terá outra escolha e se permite ser levada para a casa onde Hugo está hospedado.
Gwen não sabe que Hugo está atrás de uma esposa, assim como ele também não sabe que a moça está atrás de um marido. E embora sejam opostos e incompatíveis, quem sabe um tempo juntos não possa mostrar que até mesmo os opostos se atraem?
***
Uma Proposta e Nada Mais é meu primeiro contato com a escrita de Mary Balogh, mas posso dizer que foi o suficiente para me deixar completamente apaixonada e ansiosa por mais.
Embora seja um romance de época, o livro possui personagens maduros, cheios de personalidade e com ideias firmes. Gwen é uma personagem bem diferente, segura de si e certa do que quer, a moça embora possua uma deficiência que a torna manca, em momento algum se demonstra inferior, pelo contrário, ela se conhece muito bem e sabe de seu potencial.
Hugo é misterioso e um tanto grosseiro, sua trajetória na guerra o moldou como um homem durão, capaz de pôr medo em qualquer um, no entanto ao longo da trama percebemos que nosso protagonista usa dessa fachada para camuflar seus próprios sentimentos.
Os personagens secundários também são parte essencial na trama e colaboram para deixar a história ainda mais interessante e divertida.
Uma Proposta e Nada Mais começou de forma lenta, e foi ganhando força ao abordar não apenas o romance, mas assuntos importantes como conviver com a culpa e principalmente discriminação social. Leiam!
Uma Proposta e Nada Mais - Mary Balogh
Livro 01
0 comentários
Postar um comentário