Resenha - Mestre das Chamas


Sinopse: "Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas. Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto. O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus. Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera. Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança. Do aclamado autor de A estrada da noite , este livro é um retrato indelével de um mundo em colapso, uma análise sobre o efeito imprevisível do medo e as escolhas desesperadas que somos capazes de fazer para sobreviver."
Draco incendia trychophyton é o seu nome, ou simplesmente Escama de Dragão, uma doença causada por um esporo que deixa manchas douradas no corpo como tatuagens, tão belas que poderiam ser considerada motivo de ostentação, se elas não causassem a combustão das pessoas infectadas.

Sem que ninguém saiba como exatamente se iniciou, a Escama de Dragão vem contaminando cada vez mais pessoas. Não há uma cura, não sabem como impedir seu avanço, e todos que a contraem estão com os dias contados, pois após um determinado período a pessoa se incendeia como uma fogueira, sendo consumida pelo próprio fogo.

Harper Grayson está entre as pessoas infectadas, após se voluntariar para ajudar a tratar os doentes no hospital de sua cidade, tendo em vista que é enfermeira, ela acabou contraindo a Escama de Dragão. Não fosse suficiente, Harper descobre que está grávida, e saber que o filho que ela sempre quis corre perigo a amedronta mais do que perder a própria vida.

Em uma encruzilhada, Harper se desespera sem saber o que fazer. Seus dias estão contados. Não existe uma cura para o esporo. Não há como garantir que seu filho sobreviverá ou se ele irá cozinhar em seu ventre quando ela entrar em combustão. E, somado a tudo isso, seu marido, que sempre fora seu porto seguro, mudou de personalidade radicalmente e também ameaça a sua vida.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!

***

Mestre das Chamas me conquistou logo no prólogo, fiquei encantado pela maneira como o Joe deu início à narrativa, de forma envolvente, aguçando nossa sede por descobrir mais, igual a Escama de Dragão incendeia seu hospedeiro sem misericórdia quando entra em combustão.

A ideia do autor foi bastante original, nunca imaginei uma distopia com um ponto de partida tão exótico, ao menos não uma que não recorresse ao universo da fantasia para justificar sua proposta. Ele criou explicações e embasamentos teóricos que justificam sua iniciativa, enriquecendo a trama.

Acompanhamos a evolução da Escama de Dragão desde seus primórdios através dos olhos de Harper Grayson. Ela não possui nada que a diferencie das protagonistas padrões das histórias, onde a mocinha só quer ajudar, não está exatamente preparada para enfrentar a situação e vez ou outra precisa ser resgatada. Ainda assim, Harper é uma personagem cativante, que vai ganhando nosso coração através de suas atitudes e seu crescimento na narrativa.

O que me incomodou em determinados momentos foi a forma como certos personagens agiram em algumas situações, como é o caso do Bombeiro. Há momentos em que ele parece ser alguém fora da curva, como se estivesse alheio ao perigo que se desenrola. Isso foi algo que percebi em outras partes da trama também. É como se o Joe não tivesse escrito um livro, mas sim um roteiro de uma série de TV em formato de livro, porque alguns personagens se comportam e se expressam como nas histórias veiculadas nesse meio. Como se o autor já tivesse deixado tudo pronto para o caso de uma adaptação surgir.

Isso faz com que a história seja um pouco cansativa em determinados momentos, porque há conteúdo demais, e são cenas que você encontra nas séries de TV apenas para completar os minutos que os episódios devem ficar no ar e preencher o total de episódios que aquela temporada precisa ter. Somado a isso têm as referências à cultura nerd e pop, que são muitas. Adoro vê-las nos livros, mas para mim o Joe as usou em excesso, é como se estivesse empurrando-as a força para que um determinado grupo aceitasse seu livro.

Apesar desses problemas, foi uma boa leitura, original, e vale a pena ser conferida.

Mestre das Chamas - Joe Hill
Editora Arqueiro
592 páginas
Nota: 4

1 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Olha, eu nunca que imaginaria uma história com um enredo tão magnifico como esses... meus parabéns pro Joe Hill.
    A respeito do livro, eu com certeza vou colocar ele na minha lista para ler em 2018 porque a história parece ser cativante do inicio ao fim...

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir