Resenha - Olimpíadas da Biblioteca do Sr. Lemoncello

Sinopse: "Kyle e seus amigos estão de volta, e o mundialmente famoso criador de jogos, Luigi Lemoncello, também! Desta vez, o Sr. Lemoncello convidou equipes dos quatro cantos dos Estados Unidos para competir na primeira edição das Olimpíadas da sua biblioteca. Mas algo de errado está acontecendo: alguns livros desapareceram misteriosamente das prateleiras. Enquanto participam das mais variadas provas, as crianças terão que trabalhar juntas para chegar à raiz do problema. Agora que não é mais apenas um jogo, conseguirá o Sr. Lemoncello encontrar os verdadeiros campeões da biblioteca?"
Após ter vencido o jogo Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello, o time Kyle está colhendo os louros de seu feito. Os cinco amigos estrelam os comerciais de todos os novos jogos do inventor e estão cada vez mais famosos.

Porém, as crianças do restante do país não estão nada satisfeitas com isso. A internet não perdoa e todos dizem que seriam capazes de derrotar Kyle e seus amigos em um piscar de olhos, desmerecendo a vitória da equipe no jogo que os deu o estrelato.

Gostando da repercussão e sempre adorando uma boa disputa, o Sr. Lemoncello decide fazer as Olimpíadas da Biblioteca do Sr. Lemoncello, convidando equipes de cada canto do país para disputar o título de campeões com a equipe da casa. Só que essa nova atividade vai envolver muito mais sobre livros do que sobre jogos, o que deixa Kyle assustado. 

Aos poucos, as equipes vão se reunindo em Alexandriaville e a competição finalmente se inicia. A maior rival do time Kyle é a brilhante prodígio Marjory Muldauer, uma rata de biblioteca que conhece o sistema Dewey de trás pra frente.

Agora, será que Kyle, Sierra, Miguel e Akimi irão conseguir manter seu título e sair dessa disputa sem serem humilhados? Unidos, eles passarão por diversas provações, ainda mais quando um mistério aparece em suas mãos em plena competição.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando solicitei Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello ano passado, me joguei na narrativa totalmente sem pretensão e me surpreendi com o quanto gostei da história. Li a obra em uma única sentada e terminei o livro querendo mais. Então, quando soube do lançamento dessa continuação, imediatamente fiquei empolgado e corri pra solicitar meu exemplar.

A escrita de Chris Grabenstein é daqueles que te pega de jeito, ao ponto de você não viver mais enquanto não termina o livro. Não pretendia lê-lo por agora, pois tinha outras leituras na frente, mas peguei para dar uma folheada e quando vi já estava quase concluindo a leitura. Com o pouco tempo que tenho para ler atualmente, um livro me prender ao ponto de eu lê-lo tão rápido é um feito e tanto.

A narrativa é feita em terceira pessoa, acompanhando diversas perspectivas. Nossos heróis, que venceram o jogo no primeiro livro, estão mais focados em manter seu trono de vencedores. Eles colhem os louros de sua inteligência e tiveram grandes melhoras em questão de convivência e status. 

Acho que minha personagem favorita ainda é Sierra. Gosto do seu jeito calmo e do modo como ela sempre tem uma citação literária para encaixar nas conversas. Me identifico muito com sua personalidade. Já Charles continua desprezível e mimado, sem aceitar ter perdido para Kyle na competição. Um embuste só.

O final foi sensacional. Adorei as ideias que Grabenstein usou nos desafios das Olimpíadas, onde tudo não parecia ter sentido, para no fim se conectar e deixar o leitor de queixo caído. Sendo uma narrativa voltada para o público juvenil, é bem interessante ver como o autor exige um pouco mais de raciocínio para o entendimento da trama.

Por fim, Olimpíadas da Biblioteca do Sr. Lemoncello é um livro leve, divertido e que merecia mais reconhecimento. Sem sombra de dúvidas indico a leitura a todos. Garanto que vocês vão se surpreender!

Olimpíadas da Biblioteca do Sr. Lemoncello - Chris Grabenstein
Livro 02
Série Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello
Editora Bertrand Brasil
288 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário