Resenha - A Bússola de Ouro

Sinopse: "Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela."
Lyra Belacqua é uma órfã de 11 anos que vive na Universidade de Oxford. Ela e seu daemon, Pantalaimon, aprontam diversas confusões por lá, o que deixa o tio da menina, o Lorde Asriel, de cabelo em pé. Mas no fundo, Lyra é uma menina corajosa e com sede de conhecimento.

A vida da garota começa a se agitar ainda mais quando ela descobre que crianças estão desaparecendo por toda a região. Ninguém sabe quando ou quem os Gobblers - nome dado aos sequestradores - vão atacar da próxima vez, tampouco qual o seu objetivo para com as vítimas. 

Quando o melhor amigo de Lyra, Roger, desaparece, ela quer sair de Oxford e ir atrás dele, mas sua vida dá mais uma guinada quando a Sra. Coulter lhe convida para ser sua assistente. A jovem se encanta com os trejeitos da Sra. Coulter e fica ainda mais animada ao saber que a mulher pretende ir para o Norte estudar o , uma substância que, como muitos acreditam, está no centro de tudo.

Antes de partir, Lyra recebe de presente um aletiômetro, uma espécie de bússola que, sendo interpretada da forma correta pela pessoa certa, vai dizer a verdade. Com a ajuda desse artefato, a garota vai descobrir que existe algo muito maior lá fora e que a Sra. Coulter pode não ser tão boa quanto parece.

Com a ajuda do povo gípcio, de um urso de armadura renegado, mercenários armados e até feiticeiras, Lyra vai precisar de toda sua coragem para encontrar as crianças desaparecidas e resgatá-las, antes que seja tarde demais. 

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eu li A Bússola de Ouro pela primeira vez em 2008, quando um colega meu de escola me emprestou seu exemplar. Eu sabia da existência da obra devido ao filme e resolvi me aventurar nas páginas sem pretensões. Agora, a Suma de Letras relançou a trilogia nessas edições tão maravilhosas que não pude evitar o desejo de reler. Assim, solicitei meu exemplar e me joguei outra vez nessa fantasia. E não é que continuo amando!

A escrita de Philip Pullman é leve, envolvente e muito fluida. Comecei a reler pensando que não ia aproveitar tanto, por já ter desbravado esse universo, mas fazia tanto tempo que pareceu que estava lendo pela primeira vez. Muitas informações e detalhes eu não recordava e foi uma experiência bem interessante.

A narrativa acompanha a perspectiva de Lyra e adorei reencontrá-la. A personagem é muito bem construída e sua perspicácia e coragem são louváveis. Além disso, sua lealdade com Roger é pura e mostra um tipo de amizade que deveria ser o padrão. Adorei!

O universo criado por Pullman é fantástico. O autor explora diversos cenários mágicos, além de usar de diversos seres fantasiosos para desenvolvê-los. Gostei muito da junção dos ursos de armadura com as feiticeiras e toda questão dos daemons

Falando em ursos de armadura, como não se apaixonar por Iorek Byrnison? Ele é turrão, selvagem e bruto, mas tem um coração de ouro, tornando-se um fiel amigo para Lyra. Fiquei com vontade de dar uns apertões nele - quem sabe até tê-lo como daemon.

A edição física nem preciso falar sobre como está maravilhosa, preciso? A capa está belíssima, com aplicação de brilho e verniz. A diagramação é bem trabalhada, as páginas são amareladas e a fonte é bem agradável para a leitura.

A Bússola de Ouro é um livro sensacional, bem escrito e eu sem sombra de dúvidas recomendo a leitura para todos vocês. Garanto que é uma jornada imperdível e que vale muito a pena. Se joguem!

A Bússola de Ouro - Phillip Pullman
Livro 01

Série Fronteiras do Universo
Editora Suma de Letras
344 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário