Resenha - Jogo de Espelhos

Sinopse: "Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo. Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem."
Antes de falar qualquer coisa sobre a história, preciso falar do meu primeiro contato com a obra. Quando a Intrínseca anunciou o lançamento, devo dizer que fiquei com os dois pés atrás. Achei um tanto desnecessário o foco em Cara Delevingne, já que seu nome na capa é maior que o título da obra. Contudo, resolvi dar uma chance e solicitei um exemplar para resenha. E não é que me surpreendi?

A sinopse já entrega toda a história. A obra inicia com o sumiço de Naomi. Todos acham que ela fugiu para fazer charme e chamar atenção, mas os outros integrantes da Mirror, Mirror não acreditam nessa hipótese. Depois da formação da banda, a vida dos quatro mudou consideravelmente e Naomi não repetiria seus erros do passado por algo tão incomum.

"Antes da banda, todos nós estávamos perdidos de algum jeito e, de repente, por algum motivo, nossa vida deslanchou. Juntos, éramos fortes, populares e rock'n'roll pra cacete. Para nós, a Naomi também se sentia assim. Achávamos que ela não precisava mais fugir. Até noite passada."

Então, não é surpresa para Leo, Red e Rose quando Naomi aparece semanas depois entre a vida e a morte. Os amigos sabem que algo aconteceu, mas a questão que fica é se Naomi fez aquilo consigo mesmo ou se alguém tentou machucá-la. Teria ela motivos secretos para tirar sua própria vida?

Só com esse breve resumo vocês já devem estar achando a obra um clichê daqueles, não é? E não vou dizer que estão errados.  Porém, Cara e Rowan souberam desenvolver a história e construir os personagens tão bem que o clichê da trama nem me incomodou. Quem me conhece sabe que adoro um bom clichê e Jogo de Espelhos entra nessa categoria.

O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Red. Gostei desse formato, devido às inúmeras desconstruções que as autoras inserem nos olhos do personagem, mas senti uma falta da exploração dos outros membros da banda. Acho que uma narrativa em terceira pessoa traria mais profundidade à história e aproximaria o leitor dos personagens.

Todavia, isso não é um problema propriamente dizendo. Cara e Rowan souberem contextualizar diversos assuntos, tais como estupro, homossexualidade e bullying, que estão bastante em pauta atualmente, apesar de ainda serem tratados como tabu. Amei a forma como cada assunto foi tratado e explorado, de uma forma sutil e bem inserida no contexto do livro.

Os personagens foram muito bem construídos. Gostei de cada um individualmente, mas acho que meu favorito foi o próprio Red. A forma como ele trata os amigos e a sua lealdade para com eles me cativaram bastante. Também gostei muito do jeito calmo de Leo, me identifiquei bastante.

Em suma, Jogo de Espelhos foi uma grata surpresa. Esperava uma obra morna e recebi um livro repleto de emoção, onde a amizade mostra que pode derrubar qualquer barreira. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação para vocês. Vale o investimento!

Jogo de Espelhos - Cara Delevingne e Rowan Coleman
Editora Intrínseca

304 páginas
Nota: 4


0 comentários

Postar um comentário