Resenha - A Faca Sutil

Sinopse: "Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry — um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora."
Will Parry tem doze anos e está mais uma vez tentando fugir dos homens que já invadiram sua casa outras vezes. Ele não sabe o que os homens querem, só sente que deve proteger sua mãe o quanto puder. Assim, o jovem resolve deixá-la com sua antiga professora de piano para voltar em casa e pegar as cartas que seu pai enviara, o maior tesouro da mãe.

Contudo, as coisas não saem como planejado. Will precisa lutar por sua vida e, no meio da confusão, acaba matando um dos homens que o perseguia. Agora, além de ser caçado por essas pessoas, a polícia também está atrás dele. Na fuga, ele encontra uma espécie de portal, que o leva para outra dimensão, onde ele poderá se esconder e ficar seguro. Ou não.

E é nesse novo mundo, chamado de Cittàgaze que o destino dele vai se cruzar com o de Lyra Belacqua. A menina, após os acontecimentos de A Bússola de Ouro, cruzou para esse novo mundo em sua caça pela origem do . Com Will ao seu lado, Lyra resolve por seguir com sua investigação e vai parar no mundo do garoto, que é muito parecido com o dela, mas ao mesmo tempo muito diferente.

Nesse mundo, que seria o nosso, vamos conhecer a cientista Mary Malone, que está frente a um estudo sobre a matéria escura. Seu destino também se cruza com o de Lyra, que com a ajuda do aletiômetro, prova para Mary que o que ela procura e o são a mesma coisa.

Mas as coisas saem de prumo quando Lyra é enganada e seu aletiômetro é roubado. Para recuperá-lo, ela vai precisar da ajuda de Will, retornar para Cittàgaze e encontrar um artefato conhecido como A Faca Sutil, uma peça que pode abrir portais para outros mundos e afastar os temíveis espectros, que devoram as almas dos adultos.

Enquanto isso, no mundo de Lyra, uma guerra se aproxima. Lorde Asriel jurou derrubar a Autoridade e há uma perceptível divisão entre aqueles que o apoiam e aqueles que desejam a paz. A preocupação para com Lyra é grande e todas as criaturas míticas que a apoiaram anteriormente desejam protegê-la outra vez. Mas será que conseguirão manter a garota a salvo no meio do caos que se aproxima?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A Faca Sutil é, de longe, meu livro favorito da trilogia Fronteiras do Universo. Não sei dizer o porquê, mas esse livro me sugou para dentro das páginas de uma forma como poucos conseguiram em toda minha vida literária. E mesmo anos depois, após a releitura, o sentimento segue o mesmo.

A escrita de Philip Pullman segue fluida e envolvente. Devorei o livro em uma sentada, durante um sábado de marasmo. E sabe quando você termina o livro querendo mais? O autor conseguiu me fazer refletir sobre diversas questões e fiquei um bom tempo encarando o teto, tentando me recuperar pra iniciar uma nova leitura. 

A narrativa segue tendo a visão de Lyra e agora também a de Will. Gostei muito da equipe formada pelos dois. Will é meu crush de infância (quando eu tinha 12 anos, queria ser igual a ele) e torci muito por ele, mesmo lembrando de algumas coisas que iriam acontecer. Já Lyra está mais corajosa e madura, o que foi um grande plus para a obra.

Adorei reencontrar toda a mitologia dos espectros. Eles são seres que lembram muito os dementadores de Harry Potter, mas que não sugam a felicidade e sim matam aqueles que são adultos. Logo que eles apareceram eu me arrepiei todo e confesso que dormi com a luz acesa naquela noite... Shame!

O final foi maravilhosamente estupendo. Pullman não só fechou algumas pontas como criou outras para se resolverem no terceiro volume da trilogia. A Luneta Âmbar é um livro do qual realmente não recordo de nada e estou bem empolgado para fazer a releitura. Em breve conto para vocês o que achei.

A edição física nem preciso falar sobre como está maravilhosa, preciso? A capa está belíssima, com aplicação de brilho e verniz. A diagramação é bem trabalhada, as páginas são amareladas e a fonte é bem agradável para a leitura.

Em suma, A Faca Sutil é um livro surpreendente, encantador e repleto de ação e aventura, que garanto que vai deixar vocês tão maravilhados quanto eu fiquei. Sem  sombra de dúvidas recomendo a leitura a todos! Vale muito a pena.

A Faca Sutil - Phillip Phulmann
Livro 02
Série Fronteiras do Universo
Editora Suma de Letras
288 páginas
Nota: 5

0 comentários

Postar um comentário