Resenha - Tempestade de Cristal

Sinopse: "Amara, a implacável imperatriz de Kraeshia, assumiu o trono de Mítica, e um sentimento de incerteza paira sobre Paelsia, Limeros e Auranos. Então Magnus e Cleo procuram um jeito de retomar o poder. Assim, acabam seguindo Gaius até a casa de Selia, sua mãe exilada. A avó de Magnus é uma bruxa poderosa que pode ajudar a liberar a magia dos cristais da Tétrade e recuperar Mítica. Mas, para concretizar seus planos, a família Damora deverá se juntar ao rebelde Jonas e o grupo formado por Nic, Felix e o misterioso Ashur ressuscitado. Enquanto isso, grávida de um Vigilante e temida por todos, Lucia foge do deus do fogo e viaja em busca de Gaius e Magnus. Mas o tempo está acabando. A tempestade iminente indica que a profecia sombria de que o Vigilante Timotheus falou está se aproximando. O destino da feiticeira está traçado, e inclui ninguém menos que o rebelde Jonas."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Leiam por sua conta e risco!

Gaius Damora está vivo! Magnus e Cleo não sabem como, porém o déspota de Mítica sobreviveu à queda do precipício. Não bastasse o ocorrido, o Rei Sanguinário se transformou em um novo homem, completamente diferente do anterior, que pretende corrigir alguns de seus erros do passado, revela segredos há tanto escondidos, mas permanece se opondo ao romance de seu filho com a herdeira do trono auraniano, após ambos finalmente terem assumido seu amor.

Voltando de Kraeshia após a falha missão de assassinar Gaius, Jonas precisa lidar com o clima tenso entre seu novo grupo de rebeldes, que envolve Olívia, Felix, Taran, Nic e o ressuscitado príncipe Ashur Cortas, que promete ajudar a derrubar sua irmã do poder e tornar o mundo um lugar melhor. Além dos conflitos internos entre seus aliados, o rebelde ainda precisa enfrentar a profecia que o rodeia e que se torna realidade diante de seus  próprios olhos.

Assumindo seu reinado em Mítica, e sem o apoio do marido, que partiu na missão de encontrar os filhos, Amara se vê diante de revoltas internas dentre os seus próprios soldados, que não reconhecem uma mulher como herdeira do trono kraeshiano, e ainda precisa apaziguar o clima de desconfiança e revolta em Limeros, Paelsia e Auranos, uma vez que o muitos não apoiam a ideia de se juntarem ao Império Kraeshiano. Contudo, a aparição de um forte aliado promete dar ainda mais poder à herdeira da família Cortas, tornando-a ainda mais perigosa.

Correndo contra o tempo para consertar seus erros do passado, Lucia se encontra no Santuário, rodeada pelos vigilantes, e com a oportunidade de pedir ajuda a Timotheos. Há uma criança em sua barriga que necessita de sua proteção. Há a suspeita de que seu pai e irmãos tenham sido mortos pela imperatriz de Kraeshia, que invadiu seu lar. E, acima de tudo, há a verdade de que Kyan não está morto, e talvez nem ela seja capaz de impedir que o deus do fogo destrua o mundo.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***
 
Com o desfecho que tivemos em Maré Congelada, a ansiedade para ler Tempestade de Cristal era grande e precisou ser trabalhada por vários longos meses, até que finalmente a obra foi publicada aqui no Brasil. Após um breve prólogo onde conhecemos mais um pouco sobre Gaius Damora - interessante esse destaque que a autora tem dado ao personagem, sendo esse o segundo volume seguido no qual somos apresentados a algo de seu passado -, a história se inicia quase que exatamente de onde paramos. Daí então acelera de 0 a 100 km em uma rapidez espantosa.

Os primeiros capítulos passam voando, o deslocamento tanto do tempo quanto do espaço percorrido pelos personagens é grande, e temos a sensação de que a Morgan não quer enrolar, parecendo ir direto ao ponto em todos os conflitos que nos são apresentados nesse livro. Contudo, após esse arranque súbito, a velocidade da narrativa vai decaindo até quase parar, e somos bombardeados com vários capítulos de discussões em grupo sem praticamente nada acontecer.

Esses pontos nos i's foram importantes, pois tivemos o encontro de vários personagens, arrisco a dizer que todo mundo que tinha contas a acertar foi colocado frente a frente, e a partir daí novas alianças foram formadas, assim como novas desavenças. Ainda assim, era cansativo ver os personagens parados em um mesmo local por inúmeros capítulos enquanto a vida seguia. O destaque fica para Jonas e Lucia, que proporcionaram os melhores momentos, já Magnus e Cleo, embora eu goste bastante de ambos, da química que há entre eles, e tenha ficado muito satisfeito por a Morgan finalmente avançar com o relacionamento deles, ao invés de um ficar de picuinha com o outro novamente, foi meio exaustivo acompanhar os capítulos centrados no núcleo em que ambos estavam presentes.

Ainda sobre os personagens, voltarei a destacar aqui o Jonas Agallon. Ainda não o perdoei por sua imprudente atitude no volume anterior, que culminou na morte de minha personagem favorita da saga, mas, ainda assim, preciso parabenizá-lo por, finalmente, após tanto tempo, fazer algo realmente útil e não só ficar passeando e colocando a vida dos demais em risco. E tenho que destacar aqui o fato de que, até que enfim, tivemos notícia do paradeiro de sua família. Algo que vem me incomodando desde o fim do volume 1 é a total falta de menção ou preocupação por parte do Jonas em relação aos seus familiares, e aqui isso finalmente foi colocado em pauta.

Após as várias páginas de marasmo, a trama vai tomando um novo ritmo quando se aproxima do desfecho. Os capítulos finais são, para falar a verdade, bem empolgantes, e me deixaram muito mais ávidos por saber o que vem a seguir, do que qual será o destino do Magnus. Nos agradecimentos a Morgan pede desculpas pela forma como deixou o personagem até o volume seguinte, confesso que quando li o que aconteceu fiquei meio aflito, uma vez que ele é meu personagem masculino favorito, todavia o destino de Cleo, Amara e dos demais que estão em sua companhia me pareceu bem mais instigante, e espero que a Seguinte traga logo o próximo volume para que saibamos o que acontecerá.

Tempestade de Cristal - Morgan Rhodes
Livro 05
Série A Queda dos Reinos
Editora Seguinte
408 páginas
Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário