Resenha - A Distância que nos Separa

Sinopse: "Caymen Meyers aprendeu desde cedo a não confiar nos ricos. E, depois de anos observando-os, ela tem certeza de que eles são bons em apenas uma coisa: gastar dinheiro em inutilidades, como as bonecas de porcelana da loja de sua mãe. Assim, quando Xander Spence entra na loja, basta um único olhar para Caymen perceber que ele tem muita grana. Apesar de ele ser um fofo e entendê-la como ninguém, Caymen é esperta e sabe que o interesse de Xander não vai durar. Porque, se tem algo que ela aprendeu com a mãe, é que caras ricos vão inevitavelmente partir o seu coração. Mason, o cantor de rock tatuado — e classe média —, tem muito mais a ver com ela, certo? Então por que ela não consegue tirar Xander da cabeça? Quando a amizade e a lealdade de Xander estão prestes a convencer Caymen de que ser rico não é uma falha de caráter, ela descobre que o dinheiro tem um papel muito maior no relacionamento dos dois do que ela poderia imaginar. Será que Caymen vai arriscar ter o coração partido para encontrar o seu verdadeiro amor?"
Caymen Meyers é uma garota esforçada, mas já aceitou seu destino pacato. Ela mora com a mãe, que é dona de uma loja de bonecas de porcelana, e ajuda a mesma a administrar o negócio, que não anda nada bem. A garota bem que queria ir para a faculdade e estudar ciências,  mas não pode deixar sua mãe para trás em hipótese alguma.

Acontece que a mãe de Caymen, Susan, se apaixonou por um homem rico, se envolveu com ele e acabou engravidando. Quando a família dele soube, ofereceu dinheiro para ela fingir que nada tinha acontecido e não correr atrás dele nunca mais. Os pais de Susan, decepcionados, deserdaram a filha, que precisou sair de casa e criar Caymen sozinha, usando a quantia recebida da família do pai da filha para abrir a loja e sustentá-las.

Por isso, Caymen sempre cresceu ouvindo que nenhum rico prestava e que ela deveria ficar longe deles. E ela sempre aceitou os conselhos da mãe... Isso até o dia em que Xander apareceu em sua vida. O garoto é neto de uma das clientes mais assíduas da loja de bonecas e vai um dia retirar uma encomenda da avó. Seu perfil exala dinheiro e Caymen sabe que deve ficar longe dele, mas não consegue tirar o garoto da cabeça.

Aos poucos, Caymen e Xander vão se aproximando e a cada encontro ele vai quebrando os preconceitos sobre os abastados que ela havia moldado. Seria ele uma exceção à regra ou sua mãe exagerava em suas histórias? Quando Caymen percebe que seus sentimentos por Xander estão se aprofundando, começa a se perguntar se vale a pena ir em frente e se aventurar, mesmo podendo ter o coração partido como a sua mãe teve. Será?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando li Namorado de Aluguel, da mesma autora, fiquei encantado pela história. É um romance clichê e bobinho, daqueles bem Sessão da Tarde, mas eu adoro esse tipo de trama. Então, quando o Grupo Editorial Record liberou A Distância que nos Separa para resenha, solicitei imediatamente e o passei na frente de todos os outros, esperando algo no mesmo estilo de Namorado de Aluguel. Porém, não foi bem o que aconteceu.

A escrita de Kasie West é simplesmente maravilhosa. Tudo o que eu li da autora até agora fluiu magicamente e, com este, não foi diferente. Concluí a leitura em poucas horas, sem perceber. Contudo, o enredo em si não me agradou da forma que eu imaginava. Temos sim um romance YA clichê e bobinho, mas faltou algo para ser muito bom.

A narrativa é feita em primeira pessoa, através da perspectiva de Caymen. Gostei bastante da personagem, mas não rolou aquela empatia. Tinha momentos em que eu queria entrar na obra e lhe dar uns bons tapas, para ver se ela acordava para a realidade, afinal, ninguém deve abrir mão de viver a própria vida. Mas o que eu realmente não consegui engolir foi o Xander. Normalmente, os mocinhos são apaixonantes, mas não consegui sequer achar ele interessante, sabem? Por conta disso, foi difícil torcer para o romance dar certo e isso me frustrou bastante.

O final foi bastante empolgante e uma das melhores coisas do texto. Apesar de tudo acontecer rápido demais, se embolando nas páginas finais, gostei de como Kasie construiu o clímax e deu o desfecho. Foi um  pouco diferente do que eu previ e isso com certeza contou pontos a favor da trama.

A edição física está muito bem trabalhada. A capa é lindíssima e combina bastante com a do outro livro da autora publicado pela Verus. Os dois ficam ótimos lado a lado na estante. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão também está boa. Não me recordo de ter encontrado erros.

A Distância que nos Separa não me arrebatou completamente, mas teve o seu valor e tenho certeza de que muitos de vocês vão gostar. Sendo assim, deixo aqui a minha recomendação. Se arrisquem e depois venham me contar o que acharam. Estou bem curioso para saber.

A Distância que nos Separa - Kasie West
Editora Verus
238 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota: 3,5

2 comentários

  1. LEO!
    Questionamentos sempre estão presentes nos livros, o fato é saber se eles fazem diferença para a trama ou não, no caso aqui, acredito que não sejam relevantes as perguntas que se fez.
    Sou totalmente a favor dos clichês, principalmente em romances, com vai haver amor sem ter clichê? Não existe isso e nem sei porque as pessoas falam tanto do pobre do clichê...
    Adorei o enredo e os protagonistas e fiquei curiosa por ler.
    “Bendito seja eu por tudo o que não sei, gozo tudo isso como quem sabe que há o sol” (Fernando Pessoa)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, também pensei que esse era um romance, clichê, bobinho, mas apaixonante e é uma pena que você não tenha conseguido criar empatia pelos protagonistas. Acho a capa fofa e apesar de ainda não ter lido os livros dessa autora, tenho vontade e quero sim ler esse, mas sem pressa ;) Curti a resenha :D

    ResponderExcluir