Sinopse: "O Kairós Fun & Learning Eco Resort é um dos acampamentos mais divertidos para passar as férias. Adolescentes de várias partes do Brasil se hospedam lá para aproveitar o parque aquático e as gincanas, praticar arvorismo e tirolesa, além de curtir festas inesquecíveis. Fabi está ansiosa para realizar o sonho de conhecer o Kairós. Ela mal consegue acreditar que ganhou o sorteio para passar uma temporada no acampamento e quer curtir cada segundo. Já Adolfo está achando um tremendo castigo ser obrigado a ficar em um lugar cheio de gente estranha. O que ele não imagina é que justamente lá vai se apaixonar pela primeira vez. Como será que ele vai lidar com esse sentimento que ganhou de presente no dia do seu aniversário? Dizem que o Kairós é mágico. E a prova disso é que ele uniu dois universos: Fabi, de A consultora teen, e Adolfo, de Confusões de um garoto."
O último semestre foi uma grande confusão na vida de Adolfo. O garoto entrou em várias brigas, começou a fumar e foi perdendo tudo aquilo que mais prezava. Porém, ele finalmente percebeu seus erros e estava querendo se redimir quando um novo baque o atinge: a morte de seu avô, seu melhor amigo.
O pai de Adolfo, pensando no bem do filho, decide mandá-lo para Kairós, um acampamento, para passar uma semana das suas férias de inverno. Duas semanas após a morte do avô, a última coisa que Adolfo quer é ir para um acampamento, mas seus pais não lhe dão opção e ele é obrigado, sentindo-se castigado ao ter que cumprir a determinação da família.
Fabi, por outro lado, sempre sonhou em conhecer Kairós. Desde que uma amiga passou as férias lá, ela tinha esse desejo de ir ao local, mas a mãe não tinha condições de pagar pela estadia dela. Então, quando ela ganha um sorteio para passar uma semana em Kairós, ela fica radiante e planeja aproveitar cada segundo do seu tempo por lá.
Adolfo e Fabi vão parar em Kairós por motivos opostos, mas o destino quis que eles se unissem. Logo quando bate os olhos em Fabi, Adolfo tem certeza de que ela é a garota certa para ele e quer conquistá-la, saindo de sua concha de isolamento para chamar a atenção da jovem. Contudo, as regras do acampamento são claras: nada de namoro dentro dos limites da propriedade. E agora? Como dar asas a essa paixão se ela é considerada proibida?
Quando li Confusões de um Garoto, me encantei pela escrita de Pat Barboza e passei a admirá-la não mais apenas como pessoa, mas também como escritora. Então, quando soube do lançamento de Férias, Amor e Chocolate Quente, não hesitei em solicitar um exemplar para resenhar assim que disponível e passei ele na frente de todas as minhas leituras. Porém, o livro não é bem o que eu esperava.
A escrita da Pat segue leve, fluida e viciante, daquelas que te prende e você nem percebe as páginas passando. Quando vê, acabou. Contudo, tive certa dificuldade em me conectar à trama e aos personagens. Me encantei com o romance, mas faltou aquele "quê" a mais, sabem?
A narrativa é feita em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Fabi e Adolfo a cada capítulo. Não gostava de Adolfo em Confusões de um Garoto e foi um pouco difícil aceitar sua mudança tão brusca de comportamento. Ele era um babaca real e aqui está simplesmente um anjo. Fabi, por outro lado, é uma ótima protagonista. Amei seu jeitinho doce de levar a vida, sempre leal e grata pelo que tem.
Outra coisa que me incomodou um pouco foram as atitudes de alguns personagens. Lendo, eu acreditava estar lidando com adolescentes de 17, 18 anos, mas eles têm, realmente, 13 a 14 anos. Simplesmente muita coisa não condizia com essa faixa etária e quando eu parava para pensar nisso, era ainda mais difícil de assimilar.
Esses detalhes não tiram a importância do texto. Mais uma vez, Pat aborda questões importantes como a aceitação do próprio corpo, como lidar com a morte e aquela velha história do primeiro amor. Achei que ela soube trabalhar muito bem esses temas e ainda mesclar com coisas mais atuais, como a dependência que criamos da internet. Temos até um YouTuber mirim na trama!
O final foi fofinho, apesar de bem previsível. Gostei da forma como Pat finalizou tudo, mas deixou aquela pontinha básica aberta para uma possível continuação. Será que teremos um livro dois? Particularmente, não acho necessário, mas não me incomodaria de lê-lo. A edição física está bem trabalhada. A capa é bem bonita, colorida e chama bastante atenção. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande.
Férias, Amor e Chocolate Quente é leve e descontraído, perfeito para devorar em uma daquelas tardes de ócio de domingo. Deixo aqui para vocês a minha recomendação com certeza!
Férias, Amor e Chocolate Quente - Patrícia Barboza
Editora Verus
176 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota: 3,5
Oi Leo, lendo o resumo e a resenha eu pensei que os personagens tivessem mais que 13 a 14 anos e apesar da escrita fluida, leve e viciante e de ter gostado da resenha, acho que essa não seria uma leitura que iria prender minha atenção no momento. Mas a capa tá fofa e não conhecia a autora e vou ficar atenta a suas publicações futuras ;)
ResponderExcluirLeo!
ResponderExcluirGosto quando temos oportunidade de ver os dois pontos de vista, porque fica bem abrangente e podemos ter uma visão ampliada.
E gostei de ver o amadurecimento de Adolfo, é muito importante quando uma personagem aprende eamadurece.
Deve ser um livro delícia de ser lido.
Uma semana esplendorosa!
“O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.