Resenha - Somos todos extraordinários

Sinopse: "A mensagem inspiradora do romance Extraordinário agora dirigida ao público infantil, em um livro ilustrado simplesmente encantador. Extraordinário é um romance apaixonante e inspirador, que já tocou a vida de quase meio milhão de leitores só no Brasil. Publicada pela primeira vez em 2013, a história que acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez, ganha agora uma edição dedicada às crianças, cuidadosamente pensada e elaborada com a intenção de levar a elas a forte mensagem de inclusão e gentileza que a autora R J Palácio imprimiu à sua obra. Resgatando elementos da história original e inserindo os personagens em um mundo ilustrado que representa a imaginação do menino, Somos todos extraordinários vai deliciar todos os que já se emocionaram e os que ainda vão se emocionar com essa incrível história de superação, amizade e, acima de tudo, amor."
Não é de agora que vocês me veem falando de Auggie, um menino Extraordinário. E quando soube que R. J. Palacio, criadora desta história incrível, havia escrito mais um livro sobre ele, e desta vez ilustrado a próprio punho, eu não me aguentei, precisava solicitá-lo para completar a minha coleção.

Aqui, Palacio apresenta Auggie de maneira visual e simplista, para um público que provavelmente ainda não o conhece, majoritariamente constituído de crianças pequenas. A autora nos conta que Auggie é um menino diferente, e representa suas diferenças o desenhando com apenas um olho e sem nariz e boca, para enfatizar suas deformidades.


Tudo o que Auggie mais queria era ser comum, igual aos outros, mas ele não pode, porque ele é Extraordinário, mas nem todos enxergam isso. Infelizmente muitos têm dificuldade de lidar com o desconhecido e o inusual e suas posturas acabam sendo preconceituosas e maldosas. O que eles talvez não saibam é que palavras machucam tanto quanto agressão física, marcando na alma aqueles que são vítimas.


Para tentar escapar de sua tristeza, Auggie usa de sua imaginação e da companhia pura e sincera de sua cadelinha Daisy, que o ama do jeitinho que ele é.

Por meio de Auggie, Palacio tenta mostrar a todos que o mundo é muito grande, que existem pessoas de todos os tipos e cores e que há lugar para toda gente. Que ninguém deve ser excluído ou ridicularizado apenas por ser diferente.

Auggie sabe que não pode mudar seu rosto, mas tanto ele quanto nós desejamos que o modo de pensar de alguns seja modificado, para que o universo perceba que Somos todos extraordinários!


Em todas as suas obras, a mensagem principal transmitida pela a autora gira em torno da gentileza e da empatia. Palacio afirma, e com total razão, que se tratássemos o outro com gentileza, receberíamos gentileza em dobro e viveríamos em um mundo melhor. Então, nunca é demais batermos nessa mesma tecla, e de novo e de novo. Quem sabe um dia a gente aprende de verdade?

"Um olhar gentil enxerga o que há de mais extraordinário."

Quanto ao exemplar, palmas para a Editora Intrínseca que sempre arrasa. Publicado em um formato mais largo e maior, o volume conta com 32 páginas, todas lindamente desenhadas. O colorido e a delicadeza dos traços chamam atenção, e o pouco texto e as letras grandes facilitam e muito a leitura, principalmente para aqueles que estão começando a se alfabetizar.

Somos todos extraordinários é de leitura obrigatória para os pequenos, por possuir um assunto tão importante a ser discutido com os pais, cuidadores e educadores. Comprem para os seus filhos.





Somos todos extraordinários - R. J. Palacio
Editora Intrínseca
32 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

12 comentários

  1. Oi, Mi!!
    Que postagem mais linda, ainda não li esse livro fantástico mas fiquei encantada com a a história desse menino que tem que enfrentar as crueldades do mundo tão cedo. Também fiquei apaixonada pelo trailer do filme que achei um amorzinho!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mirelle!
    Ahhhh meu coração. Não sabia desse livro e agora estou louca para tê-lo. Adorei as ilustrações, fiquei lembrando de quando li "Extraordinário". Só consigo pensar que é uma boa forma de uma criança começar a ler. Depois, ela parte para "Extraordinário". E sem dúvida, as mensagens dos livros da R. J. Palacio são de extrema importância. Amei, amei, amei!
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  3. Ai Mi!
    Auggie é um fofo, né?
    Não li ainda nenhum dos livros sobre ele e seus amigos, mas tenho a maior vontade porque só vejo bons comentários e um garoto que é Extraordinário, nem dá para deixar de lado.
    A mensagem do autor é sempre pela igualdade e aceitarmos o diferente, gosto demais da gentileza e da empatia que a premissa traz.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi, esse livro parece ser um complemento extremamento fofo do livro e sim, deve ser leitura obrigatória para os pequenos, pois apresenta ensinamentos muito importantes e que devem ser absorvidos, por pequenos e grandes. :) Resenha linda e as fotos do livro também ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, tudo bem?
    Nossa eu ouço tanto falar deste livro, mas não li ainda. Quero muito conhecer a estória do Auggie que deve ser maravilhosa e tocante. Essa edição é perfeita mesmo para as crianças, por causa das ilustrações. Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro ou assistir o filme, mas sei que em ambos eu vou chorar bastante. Essas ilustrações estão um amorzinho e a história parece ser linda e emocionante. Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá, além de ser uma excelente escritora autora ainda é boa com desenho, talento de sobra. As ilustrações retratam a essência da obra, fazendo-nos lembrar dos momentos marcantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hey,

    Ainda não li o livro como eu tinha comentado no post passado, mas ainda tô louca pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Aiii Mi, que lindo!!
    Amo Extraordinário, já e reli, e quero reler de novo!
    Gostei dos contos também, e preciso desse novo livro!
    Que aliás, está com ilustrações maravilhosas!
    bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi ;)
    Esse livro deve ser lindo, e que ilustrações mais fofas!
    O Auggie é um menino muito especial, e esse livro só vai fazer eu amar mais ele *-*
    Estou super ansiosa pra ver o filme nas telonas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oii! Eu não sabia que existiam mais livros do Extraordinário! Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler essa história, mas dizem que é incrível. Acho ótimo que ela tenha se popularizado e mais pessoas possam ler (e agora, com o filme, assistir também) sobre problemas sociais como aceitação, respeito, inclusão, amor ao próximo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Sei que a història é super interessante, mas não tem jeito, quase chorei com o trailer do filme, imagine se eu ler o livro...

    ResponderExcluir