Resenha - Agora e Para Sempre, Lara Jean

Sinopse: "Na aguardada conclusão da série Para todos os garotos que já amei, Lara Jean vai ter que tomar as decisões mais difíceis de sua vida. Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?"
ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Leiam por sua conta e risco! 

Já faz algum tempo que as cartas que Lara Jean escreveu para todos os garotos que já amou foram enviadas para os respectivos destinatários e muita coisa mudou na vida da garota. A mais perceptível de todas, pode se dizer que foi seu amadurecimento. Lara Jean agora é uma mulher determinada, mesmo que a insegurança a domine às vezes, mas ela está feliz e é isso que importa.

Seu relacionamento com Peter segue de vento em popa. Os dois estão a cada dia mais apaixonados e nada parece poder afastá-los. Além disso, o fim do último ano do ensino médio está chegando e agora Lara Jean se vê no lugar de Margot, tendo que decidir pra qual faculdade ir e o que fará dali pra frente. 

Lara Jean sempre sonhou em estudar na Universidade da Virginia. Ela cresceu visitando o campus, que fica apenas 15 minutos de casa - o que pode permitir visitas rápidas ao pai e à Kitty - e ainda tem o bônus de Peter ter sido aceito lá previamente, com uma bolsa de estudos. Todos têm certeza de que Lara Jean vai entrar para UVA, mas se não rolasse um drama, não teria graça.

Quando a UVA anuncia aqueles que foram admitidos, o nome de Lara Jean não está entre os escolhidos. O que fazer agora? A garota já havia feito todos os planos para seu futuro em cima dessa aceitação. Como lidar com essa mudança brusca? E, se ela precisar ir para longe, o que será de seu relacionamento?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando concluí a leitura de P.S. Ainda Amo Você, senti que faltaram algumas pontinhas se fecharem e queria um terceiro livro, mas Jenny Han já havia dito que essa série seria apenas uma duologia. Porém, não fui o único ansiando por um terceiro volume e, atendendo aos pedidos dos fãs, Jenny resolveu dar continuidade à história de Peter e Lara Jean e anunciou o lançamento deste exemplar para este ano. 

Assim que Agora e Para Sempre chegou aqui em casa, passei ele na frente de todos da lista - que está cada vez maior. Sou completamente apaixonado por essa trama e não poderia deixar de ler o mais rápido possível a sua conclusão.

A escrita de Jenny Han segue leve, fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas me vi imerso na narrativa, como se o ano inteiro que passou entre a leitura do tomo predecessor e este não tivesse existido. Sabem aquele tipo de enredo que a gente se identifica tanto a ponto de parecer falar da nossa vida? Então, é o que sinto sempre que penso na série Lara Jean.

Escrito em primeira pessoa, ainda pela visão da nossa protagonista, percebemos o quanto Lara cresceu, mas ainda continua romântica, fofa e apaixonada. Me identifico tanto com suas atitudes e até compartilhei algumas de suas experiências. Ela é uma personagem gente como a gente (bem taurina, devo acrescentar) e seus dilemas podem parecer infantis para alguns, mas para mim são algo a se levar em consideração, até porque os já vivi na pele.

Peter segue apaixonante, mas dessa vez ele não foi o foco do texto. Senti que Jenny quis dar um destaque apenas à protagonista e aos seus anseios. O que aconteceu com Margot algum tempo antes agora está se repetindo com Lara Jean. As duas irmãs Song são bastante diferentes, mas Lara J. se espelha muito na mais velha. Será que vai tomar o mesmo caminho de Margot ou decidir por si própria o que fazer?

O final foi emocionante. Por alguns minutos pensei que Jenny ia partir meu coração, mas o romantismo tomou conta da autora e ela resolveu todos os conflitos de uma forma única. Não foi bem o que eu esperava, mas ainda assim valeu a pena. Confesso que, por mim, ainda teríamos um quarto livro - talvez até um quinto - e eu leria feliz da vida.

A edição física está muito bem trabalhada. Sou completamente apaixonado por essas capas e, acho, essa é a minha favorita das três. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está ótima, não me lembro de ter encontrado erros. E a tradução de Regiane Winarski segue impecável, como sempre.

Agora e Para Sempre, Lara Jean é uma excelente conclusão para essa série que tanto amo e estou triste de ter que me despedir desses personagens tão maravilhosos. Sem sombra de dúvidas recomendo a leitura a todos. Vale muito a pena!

Agora e Para Sempre, Lara Jean - Jenny Han
Livro 03
Série Lara Jean
Editora Intrínseca

304 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota: 05

16 comentários

  1. Oi Leo, que bom que a conclusão dessa trilogia que te encantou tanto terminou bem, é ótimo quando nos identificamos com o personagem e queremos mais e mais histórias deles. Ainda não li essa trilogia, mas também acho as capas lindas e se Lara é taurina já me identifiquei ;)

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Não li ainda nenhum dos livros, mas parece que as personagens são totalmente cativantes, principalmente Lara Jean.
    Achei fantástico o enredo e fiquei com a maior vontade de acompanhar toda trama, deve ser empolgante mesmo porque você passou na frente dos outrros...
    Desejo uma ótima semana e um feliz dia dos namorados!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo!
    Ouço falarem muito bem desta trilogia, mas ainda não tive a chance de lê-la. Pretendo adquirir os livros físicos primeiros para começá-la.
    É ótimo ver que a escrita da autora continua fluida e que a história foi concluída com chave de ouro. Melhor ainda quando nos reconhecemos numa leitura, torna-a ainda mais especial.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Hoje mesmo eu vi a indicação desses livros. Vai para a lista. Parecem muito interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo ;)
    Estou doida pra ler essa série, e sou apaixonada por essas capas, principalmente a desse último livro *-*.
    Adoro a escrita da Jenny desde que li a série dela Verão, e sinto que vou gostar muito da Lara, pelo que você descreveu, e do Peter, que parece um amorzinho S2
    Estou mais ansiosa ainda pra começar o primeiro agora!
    Abç

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo.
    Eu tenho muita curiosidade para ler os livros da autora, fiquei animada em saber que a escrita é bem fluída e esse é um dos meus medos em relação aos livros, da leitura não fluir eu não sou muito fã de dramas adolescente e blá blá blá, mas estou ansiosa para começar a leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo, tudo bem?
    Eu sou doida para ler esta trilogia. Super me identifico com os dilemas da Lara, acho que deve ser mal de quem tem esse nome hahaha
    Vi uma opinião super negativa quanto a continuação da duologia, mas prefiro tirar as minhas conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, apesar de uma ainda não ler lido os livros da trilogia percebi que a protagonista lida com os relacionamentos de forma sutil porém clara e objetiva. Espero iniciar a leitura em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, li o primeiro no ano passado e amei, estava ansiosa para adquirio segundo, mas acabei deixando para depois pois vi que não era muito bom por ser o segundo e ultimo, mas quando soube desse terceiro eu sabia que iria continuar lendo, está na minha lista de desejados e espero poder ler em breve. Adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  10. Olá! É sempre uma dor quando temos que nos despedir de uma série que gostamos, né? rs Infelizmente não é um livro que atraia muito meu interesse, mas achei a sua resenha bem legal! Que bom que o final te agradou e respondeu o que precisava ser respondido.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Hey,

    Não li a resenha por medo de spoiler dos outros livros que ainda não li mas pretendo.

    ResponderExcluir
  12. Leo, sorry, eu tentei, pensei, respirei fundo e não li, buaaaaa...
    Quero ler todos os livros, não li nenhum ainda!!! Eu queria ter lido!
    Nota 05? Ele é bom? Devo ler? Ahhh, obrigada!
    Volto aqui depois que ler o livro, juro de dedinho!
    bjus
    Gisele, Fora dos Trilhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leo!!
    Adorei a resenha e mesmo não tendo lido nada dos livro anteriores percebi que a protagonista amadureceu muito no decorrer da história. Fiquei bem cativada pela premissa do livro e espero ler essa trilogia!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Apesar da resenha esta tão bem explicada, esse livro não me chamou a atenção. Não esta atrativo para mim. A capa ficou de primeira, mas infelizmente o conteudo não fez meu gosto.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Ainda não li "Para todos os garotos que já amei" e por isso fiquei boaiando durante a resenha hahaha não pretendo ler pois não curto livros de romance, mas se tivesse um filme eu com certeza assistiria. Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi Leo,
    adorei sua resenha.
    Eu achava que essa trilogia era mais adolescente, mais pra meninas bem mais novas que eu.
    Mas lendo agora, pude perceber que pelo menos desse terceiro volume, e esses rolos que a Lara se envolvem entrando na vida adulta, eu iria gostar de acompanhar sim!
    Acho que darei uma chance pra trilogia e tentarei ler!!
    bjss

    ResponderExcluir