Resenha - Nimona

Sinopse: "A graphic novel protagonizada pela anti-heroína mais surpreendente, kick-ass e fora dos padrões que você vai conhecer. Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão; entre uma batalha e outra, é claro."
Lorde Ballister Coração-Negro é o maior vilão que você respeita. Antigamente, ele treinava para ser um herói, até ser sabotado por seu ex-melhor amigo e agora arqui-inimigo Sir Ambrosius Ouropelvis. Carregando um braço mecânico e uma bagagem repleta de ódio, Coração-Negro deseja derrubar a Instituição que tanto lhe prejudicou.

Contudo, os planos de Ballister não são conhecidos por sua eficácia. Isso até Nimona aparecer. A menina caiu de paraquedas na vida do vilão, determinada a tornar-se sua assistente. Com suas habilidades de metamorfa, Nimona quer ajudar Coração Negro a conquistar a cidade, mas seus planos envolvem muito sangue e destruição, coisas que o vilão tenta evitar.

A verdade é que Coração Negro não deseja ser rei ou destruir tudo. Ele quer apenas ser retratado pela injustiça que sofreu. Mas Nimona tem outra visão de como as coisas devem ser e vai envolvendo Ballister nos planos mais mirabolantes para mostrar seu poder àqueles que o menosprezaram. Só que, aos poucos, Ballister percebe que os poderes de sua pupila são imprevisíveis e que o mundo pode não estar preparado para lidar com uma vilã como ela.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Lançado pela Intrínseca em setembro de 2016, Nimona não chamou muito a minha atenção na época. Entretanto, após receber diversas indicações e ver críticas extremamente positivas sobre a obra, resolvi solicitar. E não é que me apaixonei por essa história?

Construindo um cenário medieval e ao mesmo tempo futurístico, com direito a armas à laser e avanços da ciência, Noelle Stevenson desenvolveu um enredo muito bem detalhado. Com traços bem definidos e uma narrativa voltada para a comicidade, mas sem deixar as batalhas e explosões de lado, a autora não poderia ter me agradado mais. Cada quadrinho tem a sua importância e tudo se encaixa perfeitamente.

Os personagens foram muito bem elaborados e não há um único que não seja cativante. Nimona é uma protagonista incrível. Uma convicta anti-heroína, a garota quer ajudar Ballister a ascender e adora causar confusão. Adorei sua personalidade badass e sarcástica e me vi torcendo para que ela conseguisse atingir os seus objetivos. Complexo, não?

Lorde Ballister Coração Negro e Sir Ambrosius Ouropelvis também são sensacionais. Eles são arqui-inimigos, mas a trama deixa claro que, na verdade, eles se amam. Achei incrível Noelle ter inserido isso no texto e mostrado que mesmo estando em lados opostos os dois ainda se preocupavam um com o outro e queriam garantir que nada de mal lhes acontecesse

O final foi de tirar o fôlego. Quando a autora começou a nos apresentar o clímax, realmente me surpreendi. Ela foi para um lado mais sombrio e mostrou que seu talento não deve ser subestimado. Cada virar de página era uma surpresa e me vi agoniado, querendo saber como tudo terminaria e preocupado com os personagens aos quais me apeguei tanto. Incrível!

A edição física está sensacional. A capa é a mesma da original, mas acho que a Intrínseca poderia facilmente ter investido em um hardcover, o que só deixaria o exemplar ainda mais sensacional. As páginas são daquela textura típica das graphic novels e estão bem trabalhadas. A tradução e a revisão estão impecáveis, mais um trabalho sensacional da Editora.

Nimona me surpreendeu bastante e adoraria que a história tivesse continuações. A autora tem outros livros publicados lá fora, que espero que a Intrínseca traga para o Brasil. Não posso deixar de recomendar Nimona a todos. Deem uma chance e sejam encantados assim como eu. Vale mesmo a pena.

Nimona - Noelle Stevenson
Editora Intrínseca
272 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

7 comentários

  1. Essa edição esta um luxo! Adorei a capa, sério.
    A história parece ser incrível também, com essa pitada de humor, fantasia e até romance. Curti bastante.
    Espero ler o livro em breve. Adoooro ilustrações, estou bem curiosa em relação a tudo :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Esse livro também não me chamou atenção de cara, mas vi umas coisas legais dele e até que deu curiosidade. Parece uma história envolvente e com personagens cativantes. E o legal é que não tem cara de ser dessas "só mais um do gênero", ele parece um livro bem escrito e que pode surpreender e acabar com uma carinha de único pra gente. Parece inspirara várias emoções ao ler e gosto disso.
    Achei legal tudo o que vi falando bem dele por aí e pelo jeito é uma leitura que vale a pena se jogar mesmo não tendo certeza se vai gostar da história. Ele parece valer a pena o risco, sabe? Gostaria de ver como é.

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Já tinha lido outras resenhas desse grafic novel e já havia me interessado, afinal é uma mistura de muitos estilos e parece atraente e se o final tem grande reviravolta, surpreendendo o leitor, ainda melhor.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá, a protagonista da história é cheia de girl power, adorei! Eu sou apaixonado por personagens determinados e confiantes, com certeza irei ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo.
    É a primeira vez que vejo falar do livro, mas já estou interessada, achei interessante o fato da mocinha se uma anti-heroína, e apesar de costumar não ler livros do gênero esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar deste livro e nem da autora, mas parece ser um livro cheio de aventuras, se eu tiver a oportunidade de ler eu vou.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como assim medieval e futurista ao mesmo tempo? kkkk acho que tem um nome pra isso, embora eu não lembre.
    Bom, eu também não me interessei pela obra à primeira vista e sinceramente mesmo agora depois de tantas indicações continuo não me interessando. A verdade é que não curto graphic novel.
    Podia jurar que vi alguém falando que esse livro era capa dura... acho que tô doida!

    ResponderExcluir