Resenha - Garota Replay

Resenha - Garota Replay
Sinopse: "Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também."
Embora invejada por seus colegas, a vida de Thizi não é perfeita. Os pais da garota estão mais preocupados em viajar pelo mundo do que em lhe dar alguma atenção e, por isso, a enchem de presentes para suprirem a sua ausência. Pelo menos ela tem seu namorado Tadeu para lhe fazer companhia. Bem, na verdade tinha.

O amor de sua vida foi pego no flagra beijando outra garota, e agora Thizi se tornou manchete principal em sua rede de contatos. De garota sortuda por ter pais que lhe dão de tudo, passou a ser a coitadinha traída que precisa de consolo e que todos pensam que irá desmoronar a qualquer momento.

Habituada a resolver os próprios problemas por estar constantemente sozinha,Thizi está preparada para acabar seu relacionamento com Tadeu. Só há um problema, seu namorado sofreu um grave acidente e está no hospital, o que a impossibilita de resolver tal pendência.

Se já não bastassem esses poréns, seu melhor amigo, Tito, resolve se distanciar por um tempo. Thizi está sem rumo, e quando achava que a sua vida não poderia ficar ainda mais complicada, deparou-se com uma garota idêntica a ela em uma boate.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!


***

O título e a capa de Garota Replay me conquistaram desde o primeiro contato. Não sei o porquê, mas sempre tive vontade de conhecer essa história. Embora não escreva chick-lit, a Tammy possui uma veia cômica que detectei não só quando li Sonhei que amava você, mas também nas vezes em que conversamos, e isso contribuiu para o meu interesse em  ler esse livro.

Por ser voltado para o público jovem, a obra possui uma linguagem mais coloquial, contudo, não é nada exagerada. Acho que a autora soube dosar bem as gírias inseridas no texto, assim como criou personagens verossímeis. Thizi e os demais retratam acertadamente os jovens recém-saídos do colégio, que estão se adaptando aos desafios da vida adulta e ainda não se desapegaram completamente de sua adolescência.

E a Tammy igualmente conseguiu abordar a temática de como essa geração se deixa influenciar pela opinião alheia, afinal, o que mais vemos hoje em dia são pessoas se metendo na vida uma das outras e espalhando nas redes sociais suas opiniões distorcidas sobre fatos que nem lhe dizem respeito, ao invés de simplesmente cuidarem de seus umbigos, deixando os dos outros em paz.

Thizi sofre bastante com isso, e com os pais longe, a garota precisou aprender a se virar sozinha para resolver todas as suas pendengas, contando apenas com a ajuda de sua empregada Nil - uma segunda mãe para a protagonista -, e de seu melhor amigo, Tito. Acredito que parte da insegurança da Thizi e do receio quanto ao que os outros estão pensando ao seu respeito se deva à ausência dos pais.


Nesse sentido, Thizi nunca teve quem a orientasse e acabou cometendo diversos erros em sua trajetória. Por conta disso, ela se espelhava em todos ao seu redor para ter uma noção de se estava seguindo o caminho correto ou não, e quando surgiram as fofocas sobre si, a garota constatou - com base na reação dos demais - que havia feito algo de ruim e ter ciência disso a consumia, porque ela sabia que não tinha o pai e a mãe ao seu lado para lhe reerguer quando tropeçasse.

Pode ser por isso também que ela fique maquinando constantemente acerca do que está acontecendo em sua vida. Eu achei meio repetitivo em todos os capítulos iniciais a Thizi fazer notas mentais sobre os seus problemas, mas essa poderia ser uma saída da personagem para evitar tomar atitudes equivocadas, já que ela precisa trilhar a sua estrada sozinha.

E por falar em estrada, Tammy arrasou no desenvolvimento do enredo. A começar pela notícia bombástica que a autora nos revela na metade do exemplar. Eu imaginei que a explicação da garota replay não tardaria a chegar, afinal, passar a obra inteira especulando sobre quem era ela tornaria o texto maçante e, graças a Deus, a Tammy não fez isso - e gostaria de acrescentar que amei a explicação apresentada, nunca imaginei ler algo assim em um romance. Agora a questão é que essa não é a grande virada da trama, mas sim o que vem logo em seguida, no mesmo capítulo.

O que, ok, pode parecer bem previsível, já que eu mesmo deduzi esse acontecimento desde o início, com base na narrativa em primeira pessoa da Thizi. Mas uma coisa é você saber o que vai acontecer, outra é ver a reação da personagem e como ela irá se comportar daí em diante.

E não para por aí. Quando a gente pensa: “Ok, agora não há mais nada de novo a ser apresentado, falta apenas solucionar os problemas que já conhecemos, até porque o volume já está acabando”, a Tammy cria uma reviravolta maior ainda, que me deixou: “Hã? Oi? Como?”. Alguns talvez não se surpreendam tanto, mas eu definitivamente não estava preparado para o que li e gostei muito. Até na hora eu estava para sair de casa e resolvi ler mais um capítulo, e foi justamente quando me deparei com essa grande revelação, e fiquei com ódio de mim mesmo, porque eu tinha que sair de qualquer jeito e não poderia ler mais nada. Santa ansiedade!

Um ponto que eu gostaria de salientar é que existe uma relação entre a Thizi e a Kira, protagonista de Sonhei que amava você, da mesma autora, publicado dois anos depois pela Editora Valentina. Para não dar muito spoiler, só comentarei que tal conexão se dá no âmbito profissional da protagonista, e não sei dizer se foi planejado pela Tammy, eu espero que sim, pois adoro quando os autores soltam easter eggs sobre projetos futuros.

Garota Replay superou as minhas expectativas, e olhem que elas não estavam nada baixas. Acredito que seja um livro que os jovens gostarão bastante. Além disso, ele segue sendo atual - embora tenha sido lançado há quatro anos e muita coisa tenha mudado na vida dessa geração durante esse período -, e pode agradar até mesmo aqueles que não são muito fãs de romances, porque, mesmo o tema sendo bastante presente, a obra vai muito além de uma história de amor.
 
Garota Replay - Tammy Luciano
Editora Novo Conceito
144 páginas
Comprar: Amazon / Saraiva
Nota 5 

8 comentários

  1. Nossa! Confesso que não gostei nenhum um pouco desse livro.
    Foi uma leitura bem maçante pra mim e não curti o final da história :(
    Mas é bom ver esse outro lado, fico feliz que tenha gostado.
    Ainda mais sendo uma obra nacional, merece toda a divulgação.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Laplace, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora e fiquei bem curiosa sobre a história, principalmente para saber que notícia bombástica foi essa que autora revelou no meio do livro.
    #soucuriosa
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Confesso que de sinopse ele me chama atenção. A história promete algo legal. E gostei da solução para a ideia dela. Foi um tanto surpreendente, achei bom.
    Mas no geral o livro não acabou me conquistando. Eu me arrastei pra ler, não me conectei com a personagem e por vezes queria largar o livro. Acabei lendo de pirraça mesmo =/
    Não funcionou pra mim. Mas talvez seja porque não sou o público alvo, acho...
    Ele tem umas lições legais, mostra umas coisas bacanas de se discutir e que não perdem o tom de atualidade mesmo. Tem aqueles dramas que muita gente pode passar e etc. Mas não me convenceu muito, a história em si não me ganhou mesmo =/
    Que bom que você gostou e pôde apreciar a leitura. Pode ser uma boa dica pra quem gosta de um romance mais leve e atual mesmo, que não foque só em amor e romance dos personagens e mais na vida pelo geral.

    ResponderExcluir
  4. Uau, amei da resenha e fiquei com muita vontade de ler. Achei legal a ideia do livro, uma garota que os pais não ligam muito, o uso das redes sociais e seu poder, o amor, acho que vou gostar da leitura deste livro. Garota Replay já vai para a minha lista de livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Apesar de não gostar muito de livro do gênero...
    Me encantei com a historia, estou com um pé atrás por que do drama e tudo mais mas ainda estou curiosa para ler.
    Espero que tudo se resolva e tenho que confessar fiquei louca pela resenha do livro Sonhei que amava você, então os dois estão na minha lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar de ser uma trama simples ela é bem engraçada e possui uma protagonista cativante, tornando essa leitura leve e descontraída. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Laplace!
    Nossa! Li esse livro há uns anos atrás e lembro que me acabava de rir com as situações hilária que a protagonista se metia.
    Sem contar que é bem como falou, a Tammy tem uma veia cômica em seus livros e isso torna o livro muito interessante, sem ser maçante e ainda cheio de reviravoltas inesperadas.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não imaginava que esse livro abordava tudo isso, não... eu só tinha visto a capa e achei que fosse um livro bem bobinho, daqueles que dá pra passar sem ler, mas pela sua resenha dá pra perceber que foi uma trama bem escrita e construída, e que ótimo que o "mistério" não é revelado só no fim da obra porque provavelmente seria maçante, mesmo.
    Boa dica!

    ResponderExcluir